Tudo Sobre

Concurso Marinha

Marinha Mercante do RJ divulga edital com 143 vagas

Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (CIAGA) divulga edital de processo seletivo com vagas para os cursos de formação e adaptação da Marinha Mercante no Rio de Janeiro.



Yahell Luci Lima
Publicado em 17/04/2015, às 09h38

O Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (CIAGA) lançou edital de processo seletivo com 143 vagas para os cursos de formação e adaptação da Marinha Mercante no Estado do Rio de Janeiro.
Os cursos de formação de aquaviários moço de convés – CFAQ-I C (32 vagas) e moço de máquinas – CFAQ-I M (22) exigem apenas o ensino fundamental completo e serão constituídos por período escolar (realizado em sala de aula) e período de instrução no mar – PIM (ministrado a bordo de embarcações mercantes).
Já o curso de adaptação para aquaviários (60) – cozinheiro, taifeiro, enfermeiro e auxiliar de saúde – exige o nível fundamental e curso de capacitação específico na área de atuação. O curso de adaptação será realizado apenas em período escolar.

Prepare-se para o concurso da Marinha

Vídeoaulas para MarinhaSimulado para Marinha
Ambos os cursos aceitam candidatos dos sexos masculino e feminino, desde que eles tenham no mínimo 18 anos em 30 de abril de 2015. As aulas começarão a ser ministradas no segundo semestre de 2015 gratuitamente em regime de externato. Os alunos receberão material escolar, por empréstimo, e merenda, mas não haverá alojamento.
Ao terminar o Curso de Formação de Aquaviários CFAQ-I C ou CFAQ-I M com sucesso, o que se dá somente após a aprovação do período de estágio, o aluno será declarado Moço de Convés ou Moço de Máquinas. Para o Curso de Adaptação para Aquaviários CAAQ-CT/S, o aluno aprovado no período escolar ingressará na Seção de Câmara, como Cozinheiro (CZA) ou Taifeiro (TAA); ou na Seção de Saúde, como Auxiliar de Saúde (ASA) ou Enfermeiro (ENF). Os formandos também receberão certificados nos modelos DPC-1000 e DPC-1034.

Inscrições e provas

Os interessados em participar do processo seletivo para os cursos da Marinha Mercante devem se inscrever até o dia 30 de abril pela página eletrônica do CIAGA (www.ciaga.mar.mil.br) e pagar uma taxa de R$ 50.
O processo seletivo será realizado por meio de exame de conhecimentos, verificação de documentos, apresentação de atestados médicos e realização dos testes de suficiência física (natação e permanência dentro d’água). 
De acordo com o edital, o exame de conhecimentos será composto por uma prova objetiva com 20 questões de múltipla escolha sobre português e matemática no dia 14 de junho.

+ Resumo do Concurso Marinha

Marinha - Marinha do Brasil
Vagas: 143
Taxa de inscrição: R$ 50
Cargos: Moço de máquinas, Aquaviário, Moço de convés
Áreas de Atuação: Forças Armadas
Escolaridade: Ensino Fundamental, Ensino Técnico
Faixa de salário:
Organizadora: O próprio órgão
Estados com Vagas: RJ

+ Agenda do Concurso

15/04/2015 Abertura das inscrições Adicionar no Google Agenda
30/04/2015 Encerramento das inscrições Adicionar no Google Agenda
14/06/2015 Prova Adicionar no Google Agenda
13/06/2016 Divulgação do Resultado Adicionar no Google Agenda

Comentários

Mais Lidas