O
Ministério Público do Estado do
Rio Grande do Sul abriu
edital de
concurso público para provimento de 15
vagas para o
cargo de
promotor de justiça.
Para ingressar na carreira o profissional precisa ter o
nível superior em
direito e possuir, no mínimo, três anos de atividade jurídica. O salário inicial é de R$ 22.213,44.
Como concorrer
Interessados podem garantir a
inscrição no
concurso público do
Ministério Público/RS até o dia 28 de julho. A ficha de cadastro está disponível no endereço eletrônico:
www.mprs.mp.br/concursos.
O valor da taxa de participação é de R$ 252,21. O pagamento do boleto bancário poderá ser efetuado até o dia 29 de julho.
A
prova preambular será aplicada na cidade de
Porto Alegre no dia 23 de outubro. Ela será composta por 100 questões objetivas, sendo 70 de conhecimentos jurídicos e 30 de língua portuguesa.
O
concurso público do
Ministério Público/RS também contará com avaliação discursiva; entrega de documentos; exames de saúde física e mental; provas orais; e avaliação de títulos.
Conteúdo programático básico
Língua portuguesa - Convenções ortográficas: sistemas ortográficos vigentes (o estabelecido através da lei nº 5765/71, e o novo acordo assinado pelos integrantes da comunidade dos países de língua portuguesa (CPLP), em vigência desde 1º de janeiro de 2009). Morfologia: estrutura e formação de palavras. Sintaxe e morfossintaxe: identificação e emprego das classes gramaticais (especialmente das conjunções, dos pronomes e dos numerais); flexão verbal (modo, número, pessoa, tempo, aspecto; voz ativa, passiva e reflexiva); flexão nominal; concordância verbal e nominal; colocação pronominal; regência verbal e nominal; crase; frase, oração e período (a oração e seus termos; estrutura da oração e do período; colocação dos termos na oração e das orações no período); processos sintáticos: coordenação e subordinação; paralelismo sintático; equivalência e transformação de estruturas; discurso direto e indireto. Pontuação: comum e especial: colchete, dois pontos, ponto, ponto-e-vírgula, vírgula, travessão e parênteses. Semântica: significado de palavras e expressões; relações de sinonímia e antonímia; denotação e conotação; significação e contexto; terminologia jurídica: vocabulário técnico (específico do direito), significado, aspectos ortográficos e morfossintáticos. Intelecção de textos: análise e interpretação de textos; tipos de texto; estrutura textual; relação entre ideias: coesão e coerência; recursos coesivos; ponto de vista do autor; ideia central e ideias convergentes; informações pressupostas, literais e inferências; intertextualidade e extratextualidade.
Dicas para passar no concurso do MP/RS
Com o objetivo de auxiliar a preparação dos candidatos, professores do CERS Cursos Online enviaram algumas orientações para fazer com que os estudos rendam mais. Confira.
Se prepare com o edital: o que está no edital pode cair na prova. Então, leia-o com atenção redobrada e selecione os temas que podem cair.
Otimize o seu tempo: estude aquilo que certamente entrará na prova. Ser assertivo aumentará suas chances de passar no certame.
Revisão em legislações comentadas: os temas estudados ir pela doutrina ensinada nas legislações comentadas. Além disso, as opiniões de especialistas do direito ajudam a aprender o conteúdo de forma lúdica – fazendo com que ele seja lembrado com mais facilidade na hora da prova.
Estude a Lei Seca: ela ainda é uma das leis que mais caem na prova, segundo Sanches.
Faça as provas anteriores: revise as
provas anteriores, pois elas são atualizadas e te ajudarão a se atualizar com o conteúdo do concurso.
Siga o JC Concursos no Google News