Foi publicado no Diário Oficial da União, na edição desta terça-feira (30), o edital do concurso com 80 vagas de nível superior a serem preenchidas no quadro de pessoal do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG). Todas as oportunidades serão lotadas em Brasília, no Distrito Federal.
As ofertas são para a carreira de analista de planejamento e orçamento nas seguintes áreas: planejamento e orçamento (62), tecnologia da informação/gestão e desenvolvimento de sistemas (10), tecnologia da informação/gestão de infraestrutura de TI (4) e gerência de projetos e governança de TI (4). Podem concorrer a estes postos os profissionais com diploma de curso superior em qualquer área de atuação devidamente registrado no Ministério da Educação (MEC).
O vencimento inicial a ser oferecido pelo Ministério do Planejamento aos futuros servidores é de R$ 15.003,70.
Inscrições do concurso de analista do planejamento e orçamento
Os interessados no
concurso do MPOG devem realizar as
inscrições a partir das 10h do dia 13 de julho até 27 de julho no site da
Esaf (
www.esaf.fazenda.gov.br), a banca organizadora. No momento do cadastro, os candidatos precisam selecionar a localidade que desejam prestar as provas, o idioma de sua preferência (inglês ou espanhol) e a área de sua opção.
Após o preenchimento do formulário de participação, é necessário imprimir o boleto bancário da taxa que custa R$ 165. O pagamento poderá ser realizado até 10 de agosto.
Etapas do concurso analista do MPOG
Todos os concorrentes passarão por duas avaliações objetivas (uma de conhecimentos gerais e outra de conhecimentos específicos) no dia 4 de outubro em Brasília/DF e nas cidades de São Paulo/
SP, Rio de Janeiro/RJ, Belo Horizonte/MG, Belém/
PA, Curitiba/PR, Fortaleza/
CE, Porto Alegre/RS, Recife/PE e Salvador/
BA. Os locais e horários serão divulgados oportunamente pela organizadora.
A prova de conhecimentos gerais terá 90 questões sobre língua portuguesa (20), inglês ou espanhol (10), raciocínio lógico quantitativo e estatístico (10), direito público (20), administração pública (20) e contabilidade pública, auditoria e controle (10). Já o exame de conhecimentos específicos contará com 80 perguntas que versarão sobre planejamento e orçamento público, economia, políticas públicas e realidade brasileira, e finanças públicas e direito tributário – para os postos na área de TI ainda haverá questões de tecnologia da informação.
Os aprovados na etapas dos testes objetivos serão convocados para realizar a prova discursiva, que consiste na elaboração de um parecer, na elaboração de uma dissertação e em responder duas questões discursivas. Também há análise de títulos, etapa de caráter classificatório.
Por fim, os classificados no
concurso MPOG farão o curso de formação na Fundação Escola Nacional de Administração Pública (
Enap). Com duração mínima de 240 horas, este curso será ministrado em Brasília/DF.
Atribuições do analista do MPOG
Atividades de nível superior, de complexidade e responsabilidade elevadas, compreendendo direção superior da administração orçamentária e planejamento público, assessoramento especializado, inclusive na área internacional, orientação e supervisão de auxiliares, abrangendo estudo, pesquisa, análise e interpretação da legislação econômico-fiscal, orçamentária, de planejamento, de pessoal e encargos sociais, com vistas à adequação da política de planejamento e orçamento ao desenvolvimento econômico; supervisão, coordenação e execução dos trabalhos referentes à elaboração, acompanhamento e revisão dos instrumentos legais de planejamento e orçamento (PPA, LDO e LOA); desenvolvimento dos trabalhos de articulação entre o planejamento e os orçamentos governamentais, modernização e informatização dos sistemas de planejamento e orçamento da União.
Siga o JC Concursos no Google News