Publicado: 29/09/2016 - 10:44 | Atualizado: 29/09/2016 - 10:48

Laranja da Terra/ES reabre inscrição de concurso

O concurso da Prefeitura Municipal de Laranja da Terra reabriu o prazo de inscrição para o cargo de procurador

Até 13 de outubro

Por JCConcursos - Patricia Lavezzo

A Prefeitura Municipal de Laranja da Terra, localizada no Estado do Espírito Santo, reabriu o prazo de inscrição do concurso apenas para o cargo de procurador. 
Interessados devem se inscrever no site www.fucam.org.br até o dia 13 de outubro. O valor da taxa é de R$ 100 e o seu pagamento poderá ser efetuado até o dia 14 desse mesmo mês.
As avaliações objetiva e discursiva para o posto de procurador do concurso da Prefeitura de Laranja da Terra contarão com duração total de quatro horas e serão aplicadas no dia 23 de outubro. 
O exame objetivo constará de 50 questões de conhecimentos específicos. Já a prova discursiva será constituída de uma peça prático-profissional que abordará o tema relacionado aos conhecimentos específicos do cargo.
A etapa final do concurso para a profissão de procurador será a avaliação de títulos. 

Ofertas no edital de concurso


Ensino fundamental incompleto é requisito para as funções de auxiliar de serviços gerais (1 vaga), berçarista (1) e trabalhador braçal (2). 
Já para os cargos de agente ambiental (4), motorista categoria D (2), motorista veículos pesados (1) e recepcionista (1) a exigência é de ensino fundamental completo. 
As oportunidades para quem tem o ensino médio estão nas carreiras de almoxarife (1), auxiliar de arquivo (1), auxiliar administrativo (1), auxiliar de farmácia básica (1), fiscal de vigilância sanitária (1) e fiscal tributário (2). 
Para curso técnico, as ofertas no concurso da Prefeitura de Laranja da Terra são para os postos de técnico agrícola (1), técnico enfermagem (7) e técnico radiologia (1). 
Já as profissões de assistente social (3), auditor de controle interno (1), contador (2), educador físico (2), enfermeiro (3), farmacêutico (1), fisioterapeuta (1), médico plantonista II, médico veterinário (1), nutricionista (1), procurador (1), professor MaMPA - educação infantil (3), professor MaMPA - séries iniciais (7), professor MaPP - supervisor escolar (1) e psicólogo (1) exigem o nível superior.  
Os salários iniciais oferecidos pela prefeitura partem de R$ 880 e chegam até R$ 4.589,06. 

Provas para os demais cargos


As provas objetiva e de redação (apenas para professores) serão aplicadas no dia 9 de outubro. 
O concurso público ainda contará com teste prático para as funções de motorista categoria D e motorista de veículos pesados; e avaliação de títulos para professores. 

Vídeos Prefeitura Laranja da Terra

Saiba mais sobre recursos em concursos públicos


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Atualizado: 16/01/2018 - 16:48

Ibram: pedido de concurso ainda é avaliado pelo MPDG

Pedido de concurso do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) encaminhado ao Ministério do Planejamento é para carreiras com exigência de níveis médio e superior de ensino

306 vagas

Por JCConcursos - Camila Diodato

Continua em análise no Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MPDG) o pedido para a abertura do concurso público do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). O órgão solicitou autorização para o preenchimento de 306 vagas em cargos com exigência de níveis médio e superior.
As oportunidades apresentadas no requerimento estão distribuídas da seguinte maneira: 82 para assistente técnico, dez para técnico em assuntos educacionais, 116 para técnico em assuntos culturais e 98 para analista.
O posto de assistente técnico exige nível médio completo, enquanto as demais colocações se destinam aos profissionais com formação superior em diversas áreas de atuação. Os salários iniciais vigentes não foram divulgados.

Último concurso do Ibram


Organizado pela Funcab e lançado em 2010, o edital anterior apresentou 294 ofertas distribuídas nos empregos de assistente técnico I, técnico em assuntos educacionais, técnico em assuntos culturais e analista. A remuneração oferecida chegou a R$ 3.012,82.
Na época, a lotação das vagas ocorreu nos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Pernambuco, Rio Grande do Sul e Santa Catarina, além do Distrito Federal.
A seleção constou de prova objetiva para todos os concorrentes. Em seguida, houve avaliação discursiva e análise de títulos para os postos de nível superior.
O teste objetivo aplicado no processo seletivo foi composto de perguntas sobre língua portuguesa, noções de informática, conhecimentos gerais e conhecimentos específicos. Os exames para técnico e analista também tiveram perguntas de língua estrangeira (inglês ou espanhol).
Para os empregos de nível médio, a validade do certame expirou em abril de 2014. Já para as colocações que necessitam de ensino superior, o prazo terminou em 16 de junho do mesmo ano.

Sobre o órgão


O Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) foi criado pelo ex-presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, em janeiro de 2009, com a assinatura da lei nº 11.906. A nova autarquia sucedeu o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) no que se refere aos direitos, deveres e obrigações dos museus federais.
O órgão é responsável pela Política Nacional de Museus (PNM) e pela melhoria dos serviços do setor – aumento de visitação e arrecadação dos museus, fomento de políticas de aquisição e preservação de acervos e criação de ações integradas entre os museus brasileiros. Atualmente, cuida da administração direta de 30 museus.
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Atualizado: 10/01/2018 - 13:32

Semed de Aracruz/ES abre inscrições para 734 vagas

A participação no processo seletivo da Secretaria Municipal de Educação (Semed) de Aracruz deverá ser garantida somente entre os dias 10 e 11 de janeiro

Níveis fundamental e médio

Por JCConcursos - Patricia Lavezzo

No Estado do Espírito Santo, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) de Aracruz receberá entre os dias 10 e 11 de janeiro as inscrições de seu novo processo seletivo simplificado. A seleção visa o preenchimento de 734 vagas temporárias, além de formação de cadastro reserva (CR) de eventuais oportunidades. 
Candidatos que têm o ensino fundamental podem se inscrever para as funções de auxiliar de serviços gerais (210 vagas + CR), manipulador de alimentos (155 + CR), motorista (3 + CR) auxiliar de serviços gerais - educação indígena (16 + CR) e manipulador de alimentos - educação indígena (9 + CR).
Aqueles que têm o ensino médio estão aptos às carreiras de assistente de turno (40 + CR), assistente técnico de química (1 + CR), auxiliar de professor da educação básica (270 + CR), instrutor de libras (1 + CR), monitor de transporte escolar (6 + CR), motorista de transporte escolar (6 + CR), tradutor e intérprete de libras - língua portuguesa/libras (3 + CR), assistente de turno - educação indígena (3 + CR), auxiliar de biblioteca - educação indígena (2 + CR), auxiliar de professor da educação básica - educação indígena (6 + CR) e agente administrativo - educação indígena (3 + CR).  
Os salários iniciais oferecidos pela Semed de Aracruz oscilam entre R$ 954 e R$ 1.212,97.

Processo seletivo da Semed de Aracruz


As inscrições devem ser realizadas exclusivamente pela internet, através do endereço eletrônico da Prefeitura de Aracruz (www.pma.es.gov.br). A ficha de cadastro deverá ser impressa no ato da inscrição online e apresentada pelo candidato quando convocado, devendo ser anexada em um envelope contendo toda documentação exigida no edital.
O processo seletivo da Semed de Aracruz será constituído de uma única etapa: análise de títulos. O candidato deverá apresentar documentos relacionados à experiência e qualificação profissional. 
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Atualizado: 05/01/2018 - 12:50

MPU: continua expectativa por novo concurso

Oportunidades do concurso do MPU 2018 serão para os cargos de técnico e analista, que apresentam salários de até R$ 10,1 mil. Níveis médio e superior de ensino

Em planejamento

Por JCConcursos - Fernando Cezar Alves

Ainda sem data definida para ter início, continua em pauta a realização do novo concurso público do Ministério Público da União (MPU) 2018 . A expectativa é de que a seleção seja efetivamente realizada ainda no decorrer deste ano, mas número de vagas e banca organizadora  são pontos que ainda deverão ser definidos.

O órgão já divulgou, em 30 de agosto, a portaria 84, que fixa as atribuições e requisitos para ingresso nas carreiras de analistas e técnicos, que serão oferecidas no certame. 

Para concorrer ao cargo de técnico basta possuir ensino médio, com remuneração inicial de R$ 6.708,53. No caso de analista, com necessidade de nível superior, o salário corresponde a R$ 11.006,83.

Melhorias salariais


É importante ressaltar que as carreiras contarão com mais três reajustes salariais até 2019. No caso de técnico, os valores básicos passarão a ser de R$ 6.862,73 em junho, R$ 7.080,21 em novembro e R$ 7.591,37 em janeiro de 2019.

CURSO ONLINE TÉCNICO E ANALISTA DO MPU
Para o analista: R$ 11.259,81 em junho, R$ 11.616,61 em novembro  e R$ 12.455,30 em janeiro de 2019.

Dois cargos definidos para contar com oportunidades no concurso são os de técnico na área administrativa, que pede apenas ensino médio, e analista na área de direito, com superior específico. A nova portaria também inclui a carreira de analista, para quem possui formação em qualquer área, bem como de técnico na área de administração, apenas com necessidade de ensino médio.
APOSTILA TÉCNICO DO MPU
A comissão do concurso do MPU, instituída dede março de 2017, é presidida pelo servidor Blal Yassine Dalloul e conta, ainda, com os seguintes participantes: Eloá Todarelli Junqueira, Denise Costa Recedive, Sandra Roberta de Souza Oliveira, Tatiane Diniz da Silva e Rayza Madlum de Paula.

Atribuições


De acordo com a portaria, as atribuições do técnico são as seguintes: Auxiliar, dentro ou fora do ambiente da sede de trabalho, os membros e as chefias em processos judiciais e administrativos e em procedimentos extrajudiciais; atuar em processos judiciais e administrativos e em procedimentos extrajudiciais; auxiliar os membros e as chefias em eventos oficiais, audiências e diligências; elaborar e analisar informações, certidões, declarações, relatórios e documentos congêneres; elaborar minutas de atos administrativos e normativos; atuar em planos, programas, projetos e convênios; atuar na gestão de contratos quando formalmente designado; realizar estudos, pesquisas e levantamentos de dados; participar de reuniões, comissões, grupos e equipes de trabalho; participar do planejamento estratégico institucional e dos planos da sua unidade de atuação; observar e zelar pela segurança institucional no âmbito de sua área de atuação; atender o público interno e externo por telefone, correio eletrônico ou presencialmente; prestar informações sobre a localização e tramitação de processos e documentos; orientar quanto à aplicação das normas internas ou de sua área de atuação; contribuir para a melhoria contínua dos processos e rotinas de trabalho; orientar e supervisionar estagiários e aprendizes; inserir dados e utilizar os sistemas de informação corporativos; observar e zelar pelo cumprimento dos prazos; realizar tarefas de expediente; realizar atividades relativas à instrução, tramitação e movimentação de processos, procedimentos e documentos; manter e controlar o arquivo setorial; e executar demais atividades necessárias ao desempenho do cargo ou outras que eventualmente venham a ser determinadas pela autoridade competente, sempre respeitando, quando for o caso, os limites impostos pelos órgãos de classe

Prepare-se para o concurso do Ministério Público da União

PROVA ANTERIOR DO MPU
Para os técnicos, na área de administração: Auxiliar na prática de atos em processos judiciais e na instrução e acompanhamento de processos administrativos e procedimentos extrajudiciais; desempenhar atividades de apoio técnico-administrativo; atuar na elaboração, execução e avaliação de planos, programas e projetos; realizar atividades, estudos, pesquisas e levantamentos de dados inerentes às atividades de suporte administrativo do órgão, dentre elas, as relacionadas a orçamento, finanças e controle interno; atuar na fiscalização, instrução e acompanhamento de contratos e convênios; atuar nas atividades de compras e de contratação de bens e serviços; registrar e controlar dados e informações cadastrais; emitir certidões, declarações e atestados; expedir e/ou anexar documentos e correspondências oficiais; elaborar atas, estatísticas setoriais e minutas de expedientes e de atos; organizar eventos, ações e atividades institucionais; preparar malotes; publicar documentos oficiais; realizar atividades de gestão de bens materiais e patrimoniais; realizar diligências; realizar serviços técnicos e especializados; manter atualizado o conteúdo de páginas virtuais na internet e na intranet; e analisar a conformidade documental.
APOSTILAS ONLINE E IMPRESSA - TÉCNICO E ANALISTA DO MPU
Para analista: Assessorar, dentro ou fora do ambiente da sede de trabalho, os membros e as chefias em processos judiciais e administrativos e em procedimentos extrajudiciais; atuar em processos judiciais e administrativos e em procedimentos extrajudiciais; assessorar os membros e as chefias em eventos oficiais, audiências e diligências; realizar avaliações e vistorias; realizar perícias quando formalmente designado pelo órgão competente; acompanhar o desenvolvimento de trabalhos periciais; realizar estudos, pesquisas e levantamentos de dados; elaborar e analisar informações, certidões, declarações, laudos, pareceres, relatórios e documentos congêneres; elaborar minutas de atos administrativos e normativos; propor planos, projetos, programas, diretrizes e políticas de atuação; atuar em planos, programas, projetos e convênios; atuar na gestão de contratos quando formalmente designado; participar de reuniões, comissões, grupos e equipes de trabalho; participar do planejamento estratégico institucional e dos planos da sua unidade de atuação; observar e zelar pela segurança institucional no âmbito de sua área de atuação; atender o público interno e externo por telefone, correio eletrônico ou presencialmente; prestar informações sobre a localização e tramitação de processos e documentos; orientar quanto à aplicação das normas internas ou da sua área de atuação; contribuir para a melhoria contínua dos processos e rotinas de trabalho; orientar e supervisionar estagiários e aprendizes; inserir dados e utilizar os sistemas de informação corporativos; observar e zelar pelo cumprimento dos prazos; realizar tarefas de expediente; realizar atividades relativas à instrução, tramitação e movimentação de processos, procedimentos e documentos; manter e controlar o arquivo setorial; e executar demais atividades necessárias ao desempenho do cargo ou outras que eventualmente venham a ser determinadas pela autoridade competente, sempre respeitando, quando for o caso, os limites impostos pelos órgãos de classe.
Para analista, na área de direito: Assessorar os membros e chefias na coordenação e supervisão das atividades de processos judiciais e administrativos e de procedimentos extrajudiciais; planejar e executar tarefas relativas à análise jurídica de atos, documentos, processos judiciais e administrativos e de procedimentos extrajudiciais, produzindo os atos e documentos pertinentes; elaborar minutas de petições, denúncias, recursos, acordos judiciais ou extrajudiciais, termos de ajustamento de conduta, decisões, despachos, pareceres, notas técnicas, notificações, votos e atos congêneres, bem como manifestações jurídicas para subsidiar decisão administrativa; receber, analisar, acompanhar e dar andamento a processos e a outros documentos; auxiliar na instrução de processos, procedimentos e inquéritos civis e analisar inquéritos policiais; controlar prazos prescricionais; proceder à oitiva de vítimas, testemunhas e quaisquer outras pessoas que possam, direta ou indiretamente, colaborar com a instrução processual, reduzindo a termo suas declarações; realizar análise prévia e triagem de representações, denúncias, processos e procedimentos; realizar pesquisa, seleção, indexação e estudo de legislação, doutrina e jurisprudência; acompanhar a atualização legislativa; observar os prazos processuais e de conclusão de investigações; conferir atos e andamentos processuais; providenciar o cumprimento de decisões e despachos; atuar na manualização de processos e na elaboração de instrumentos normativos; e acompanhar a tramitação de processos judiciais e administrativos e de procedimentos extrajudiciais 


Último concurso do MPU


No concurso de 2013,  a seleção contou com 263 vagas para níveis médio e superior. As oportunidades foram para os cargos de técnico do MPU, técnico na área técnico administrativa especialidade tecnologia da informação e comunicação, técnico na área de saúde – enfermagem e técnico na área de saúde – saúde bucal.

No caso de analista, as opções foram para analista do MPU, analista na área técnico-administrativa – especialidade arquivologia, analista na área técnico administrativa – biblioteconomia, analista na área técnico administrativa – comunicação social, analista na área técnico administrativa – educação, analista na área técnico administrativa – estatística, analista na área técnico especializado – finanças e controle, analista na área técnico especializado – gestão pública, analista técnico especializado - planejamento e orçamento, analista na área de clínica médica, analista área de medicina – psiquiatria, analista na área de perícia – antropologia, analista na área de perícia – arquitetura, analista na área de perícia -contabilidade,analista na área de perícia – economia, analista na área de perícia – engenharia agronômica, analista na área de perícia – engenharia ambiental, analista na área de perícia – engenharia civil, analista na área de perícia – engenharia de segurança do trabalho, analista na área de perícia – engenharia elétrica, analista na área de perícia - engenharia florestal, analista na área de perícia – engenharia mecânica, analista na área de perícia – engenharia sanitária, analista na área de perícia – geografia, analista na área de perícia – medicina, analista na área de perícia medicina do trabalho, analista na área de perícia – oceanografia, analista na área de saúde – enfermagem, analista na área de saúde – odontologia, analista na área de saúde – psicologia, analista na área de saúde – serviço social, analista na área de tecnologia da informação e comunicação – desenvolvimento de sistemas e analista na área de tecnologia da informação e comunicação – suporte e infraestrutura.

Na ocasião, o concurso do MPU contou com oportunidades para o Distrito Federal e Eestados de Pernambuco, São Paulo, Amazonas, Rondônia, Maranhão, Pará, Rio Grande do Sul, Acre, Bahia, Espírito Santo, Minas Gerais,Paraná, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rondônia, Alagoas, Maranhão, Mato Grosso, Paraíba e Tocantins.

A banca foi o Cespe/UnB.
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Atualizado: 05/01/2018 - 10:24

Ufes inscreve para concurso com 13 vagas de professor

Concurso da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) selecionará docentes para postos nos campi de Vitória e São Mateus. Salários iniciais chegam a R$ 9,5 mil

Até 10/1

Por JCConcursos - Samuel Peressin

A Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) recebe até 10 de janeiro as inscrições para o concurso público destinado a preencher 13 vagas de professores doutores.
Serão selecionados docentes para as seguintes áreas: química (1 posto), ciência da informação (1), direito (1), economia (1), serviço social (1), engenharias (2), enfermagem (1), engenharia mecânica (1), medicina (3) e desenho industrial (1).
Distribuídas entre os campi de Vitória e São Mateus, as oportunidades contam com vencimentos iniciais de R$ 3.377,45 a R$ 9.585,67, a depender do regime de trabalho.

Sobre as inscrições e provas do concurso da Ufes


Presenciais, as inscrições têm taxa de R$ 250 e devem ser realizadas no departamento de origem de cada vaga. Os endereços e horários de atendimento podem ser consultados aqui.
O processo seletivo envolverá as seguintes provas: escrita, prevista para 26 de fevereiro; didática, em 28 de fevereiro; de títulos, em 1 de março; e de plano de trabalho, em 22 de março.
O concurso da Ufes terá validade de dois anos, prorrogável por mais dois, a critério da universidade, conforme estabelece o edital.

Atribuições do professor no concurso da Ufes


Atividades pertinentes à pesquisa, ensino e extensão que, indissociáveis, visem a aprendizagem, a produção do conhecimento, a ampliação e transmissão do saber e da cultura; as inerentes ao exercício de direção, assessoramento, chefia, coordenação e assistência na própria instituição, além de outras previstas na legislação vigente.
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Atualizado: 03/01/2018 - 11:51

Cesan/ES contrata banca organizadora do concurso

Novo concurso da Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan) terá oportunidades para diversos cargos. Salários iniciais de até R$ 3,1 mil por mês

Níveis médio e técnico

Por JCConcursos - Camila Diodato

A Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan) avançou com os preparativos do seu concurso público com seis oportunidades imediatas, além de formação de cadastro reserva (CR) de pessoal. Recentemente, o órgão assinou o contrato de prestação de serviços com a banca organizadora, a EPL Concursos, que foi escolhida por meio de licitação na modalidade concorrência.
Candidatos com apenas ensino médio completo poderão disputar a carreira de operador de estação de tratamento nos grupos B (1 vaga) ou C (1). A remuneração inicial será de R$ 1.692,65.
Quem possui nível médio e carteira nacional de habilitação na categoria "B" estará apto para pleitear o posto de assistente operacional do grupo A (1), cujo salário corresponde a R$ 1.692,65 por mês.
As colocações de técnico de segurança do trabalho (1), técnico em mecânica ou eletrotécnica ou elétrica ou eletromecânica (1) e técnico em química (1), todas do grupo A, exigirão ensino médio, curso técnico e habilitação na categoria "B". Para tais posições, o concurso da Cesan apresentará vencimentos entre R$ 2.419,27 e R$ 3.156,58.
Fora os salários, a companhia oferece aos seus funcionários participação nos resultados, assistências médica e odontológica, auxílio-alimentação, auxílio-creche, previdência privada, entre outros benefícios.

Lotação das vagas do concurso da Cesan


Consta no documento de licitação que as chances do grupo A serão lotadas em qualquer localidade em que a Cesan tenha operação no Estado do Espírito Santo.
No grupo B, as ofertas devem ir para as cidades de Santa Teresa, Fundão, São Roque do Canaã, Santa Leopoldina, Santa Maria de Jetibá, Laranja  da Terra, Afonso Cláudio, Domingos Martins, Marechal Floriano, Brejetuba, Conceição do Castelo, Venda Nova do Imigrante, Castelo, Anchieta, Rio Novo do Sul, Presidente Kennedy, Ibatiba, Irupi, Iúna, Muniz Freire, Divino São Lourenço, Dores do Rio Preto, São José do Calçado, Bom Jesus do Norte, Apiacá, Muqui e Atílio Vivácqua.
E para o grupo C, nos municípios de Nova Venécia, Pancas, Alto Rio Novo, Águia Branca, São Gabriel da Palha, Vila Valério, Mantenópolis, Barra de São Francisco, Vila Pavão, Água Doce do Norte, Ecoporanga, Ponto Belo, Mucurici, Montanha, Pedro Canário, Pinheiros, Boa Esperança e Conceição da Barra.

Atribuições dos cargos do concurso da Cesan


Assistente operacional - Executa atividades de nível médio de complexidade, relacionadas às tarefas de instalação e ajustamento de equipamentos pitométricos, bem como nos preparos de materiais para amostragem em laboratório.
Técnico de segurança do trabalho - Desenvolve atividades que visam a identificar condições potencias de riscos à saúde e segurança, propondo ações educativas, preventivas e corretivas para viabilizar condições adequadas de trabalho, buscando mitigar acidentes/doenças do trabalho.
Técnico em mecânica ou técnico em eletrotécnica ou técnico em elétrica ou técnico em eletromecânica - Executa e acompanha atividades relativas à operação de estações elevatórias de água, manutenção eletromecânica preventiva, preditiva e corretiva dos equipamentos dos sistemas de água e esgoto, a fim de garantir a conservação e melhoria dos equipamentos, e a continuidade e boa performance operacional.
Técnico em química - Realiza análise físico-química e microbiológica do controle da qualidade, bem como atua nas demandas de pesquisa e nas solicitações de clientes em relação à qualidade dos serviços e produtos fornecidos pela empresa.
Operador de estação de tratamento - Executa atividades relativas à operação de Estação de Tratamento de Água (ETA) de menor porte, fazendo todas as manobras operacionais necessárias, levantando dados e elaborando relatórios e outros documentos operacionais, propondo e executando melhorias nos sistemas.
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