A Prefeitura de Milagres, no Estado da Bahia, promove concurso com 13 oportunidades. Os vencimentos iniciais oferecidos ficam entre R$ 788 e R$ 3.000.
Um total de duas vagas é destinado aos candidatos com ensino fundamental. Tais chances são para a carreira de serviços gerais.
Quem possui nível médio pode concorrer aos empregos de apoio administrativo (2), oficineiro (1) e orientador social (3).
Certificado de formação superior e registro no conselho de classe são requisitos para os cargos de assistente social (2), educador físico (1) e psicólogo (2).
Os interessados no concurso da Prefeitura de Milagres/BA deverão se inscrever no Centro de Referência de Assistência Social – CRAS (avenida Conrado Menezes, s/n, Centro) até 12 de agosto, nos dias úteis, no horário das 9h às 12h e das 13h às 16h. A taxa de participação custa R$ 25.
Haverá provas objetivas para todos os participantes no dia 23 de agosto, em locais e horários a serem divulgados oportunamente no site da Planejar Consultoria (www.planejarconcursos.com.br).
Com 20 questões de múltipla escolha, os testes objetivos versarão sobre língua portuguesa, conhecimentos locais, conhecimentos gerais/atualidades, conteúdos e normativas do SUAS e/ou conhecimentos específicos, de acordo com a carreira pretendida.
Atribuições dos cargos do concurso da Prefeitura de Milagres
Assistente social - Realizar pesquisas para identificação das demandas e reconhecimento das situações de vida da população; formular os planos de assistência social; elaborar, executar e avaliar os planos municipais de assistência social; buscar interlocução com as políticas públicas, com especial destaque para as políticas de seguridade social; favorecer a participação dos(as) usuários(as) e movimentos sociais; realizar estudos sistemáticos com a equipe dos CRAS e CREAS, na perspectiva de análise conjunta da realidade e planejamento coletivo das ações; entre outras funções.
Psicólogo - Analisar o campo de atuação profissional e seus desafios contemporâneos; identificar e analisar necessidades de natureza psicóloga, diagnosticar, elaborar projetos, planejar e agir de forma coerente com referenciais teóricos e características da população-alvo; identificar, definir e formular questões de investigação científica no campo da psicologia, escolher e utilizar instrumentos e procedimentos de coleta de dados em psicologia, tendo em vista a sua pertinência; entre outras funções.
Educador físico - Recepção e oferta de informações às famílias usuárias do CRAS e CREAS; mediação dos processos grupais, próprios dos serviços de convivência e fortalecimentos de vínculos, ofertados no CRAS; participação de reuniões sistemáticas de planejamento de atividades e de avaliação do processo de trabalho com a equipe de referênciado CRAS e CREAS; participação das atividades de capacitação (ou formação continuada) da equipe de referência do CRAS e CREAS; entre outras funções.
Orientador social - Realizar, sob orientação do técnico de referência do CRAS, e com a participação dos jovens, o planejamento do SCFV; facilitar o processo de integração dos grupos sob sua responsabilidade; mediar os processos grupais, fomentando a participação democrática dos jovens e sua organização; desenvolver os conteúdos e atividades; registrar a frequência diária dos jovens; avaliar o desempenho dos jovens no serviço socioeducativo; acompanhar o desenvolvimento de oficinas e atividades; entre outras funções.
Oficineiro - Interagir com o orientador e educador social; garantir a integração das atividades aos conteúdos; garantir os percursos socioeducativos desenvolvidos pelos jovens; aplicar as atividades culturais, esportivas e de lazer;registrar a frequência diária dos jovens; avaliar o desempenho dos jovens nas atividades propostas; acompanhar o desenvolvimento de atividades; participar, juntamente com o técnico de referência do CRAS/CREAS, de reuniões com as famílias dos jovens; participar de reuniões sistemáticas e das capacitações do programa.
Apoio administrativo - Exercer atividades de mediana complexidade abrangendo estudos e pesquisas preliminares, planejamento em grau auxiliar e atividades que envolvam: aplicação técnica de pessoal, material, orçamento, organização e métodos, regulamentos e normas referentes a administração geral e específica, supervisionar tarefas inerentes a seu cargo, serviços de digitação e atendimento ao público em geral.
Serviços gerais - Executar serviços de limpeza e arrumação nas dependências dos equipamentos sócio assistenciais; limpar e arrumar dependências e instalações de edifícios públicos municipais a fim de mantê-los nas condições de asseio requeridas; recolher lixo da unidade, acondicionando os detritos e depositando-os de acordo com as determinações definidas; percorrer as dependências abrindo e fechando janelas, portas, portões, bem como ligar e desligar pontos elétricos; preparar e servir café; lavar utensílios de cozinha; verificar a existência de material de limpeza e outros itens relacionados com o seu trabalho; entre outras funções.
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