No Estado de São Paulo, a Prefeitura de Taboão da Serra receberá, a partir das 13h desta sexta-feira (20), as inscrições do processo seletivo que vai preencher 11 vagas nas funções de coordenador de núcleo (10) e coordenador pedagógico (1) pelo prazo máximo de até 22 meses.
Os cargos exigem formação superior em educação física, esporte e/ou lazer, com experiência na elaboração e supervisão de projetos pedagógicos e no desenvolvimento de ações comunitárias no caso de coordenador de núcleo, e experiência no desenvolvimento de ações comunitárias, organização e supervisão de projetos para coordenador pedagógico.
Com jornadas de trabalho de 40 horas semanais, o salário é de R$ 2.700.
Como participar do processo seletivo
As
inscrições do
processo seletivo da Prefeitura Municipal de Taboão da Serra serão realizadas até as 22h do dia 27 de maio pelo endereço eletrônico do
Instituto Zambini (
www.zambini.org.br), organizador da
seleção.
O valor da taxa de participação é de R$ 42,90.
Avaliações do processo seletivo
A
seleção da Prefeitura de Taboão da Serra aplicará
provas, com quatro horas de duração, no dia 12 de junho, em locais e horários a serem disponibilizados oportunamente no site das
inscrições.
Os
exames envolverão questões de língua portuguesa (10), raciocínio lógico/matemático (5), informática (5) e conhecimentos específicos (10), além de uma
redação – narração.
Atribuições dos cargos
Coordenador de núcleo – Coordenar todas as atividades sistemáticas (oficinas) e assistemáticas (eventos) do núcleo sob sua responsabilidade, planejando-as coletivamente; organizar as inscrições, o controle de presença, analisando sistematicamente o planejamento dos agentes e os dados, adotando as medidas necessárias para os ajustes, quando necessário; planejar a grade horária dos agentes sociais, prevendo aproximadamente: 14 horas semanais de atividades sistemáticas; quatro horas para planejamento, estudos e reuniões e duas horas para outras atividades como eventos, mobilização comunitária etc.; monitorar a grade horária, bem como o banco de horas dos agentes sociais; promover e participar das reuniões semanais com os agentes e outras lideranças do seu grupo, para estudo, planejamento e avaliação das ações; identificar, junto à comunidade, quais são os determinantes sociais de saúde que mais interferem nas condições de saúde da população beneficiada; encaminhar ao coordenador geral e ao grupo gestor as demandas advindas do seu núcleo; participar de todas as reuniões agendadas pelo coordenador; responder por aquele núcleo em relação ao trabalho dos agentes, às atividades que lá são desenvolvidas, à participação da comunidade nestas atividades, aos eventos realizados e a outros aspectos que fizerem parte deste espaço; estar sempre presente e atuante; planejar e realizar o
Módulo de Aprofundamento (formação em serviço).
Coordenador pedagógico – Coordenar todas as ações de planejamento após a celebração do convênio (execução), monitoramento e avaliação das ações do programa, a serem realizadas participativamente, com apoio do grupo gestor; organizar e coordenar o grupo gestor; coordenar a organização das diversas etapas do processo de formação; realizar reuniões regulares com os coordenadores de núcleos e demais agentes sob sua responsabilidade; organizar, com os demais agentes do processo, as inscrições, o planejamento geral das atividades sistemáticas (oficinas) e assistemáticas (eventos), zelando pelo controle de frequência da equipe; monitorar cumprimento de tarefas e horários dos coordenadores de núcleo; elaborar conjuntamente com demais coordenadores de núcleo, se houver, e com o coordenador, os relatórios de execução do convênio; envolver a entidade de controle social nas ações do programa; socializar dados e informações; planejar as ações de divulgação do programa em consonância com o estabelecido com o planejamento pedagógico; dialogar constantemente com o coordenador do convênio, acompanhando o seu cumprimento; ter a visão do todo, estar permanentemente circulando nos núcleos, observando, fazendo sugestões e agindo de forma a qualificar cada vez mais o trabalho.
Conteúdo programático
Conhecimentos específicos – Conceitos, princípios, finalidades e objetivos da Educação Física; legislação, Estatuto da Criança e do Adolescente –
ECA, Art. 5º da Constituição Federal de 1988; Conceitos: socorros de urgência; planejamento/planificação, procedimentos de ensino (projetos, sequências didáticas, aula dialogada, trabalhos em pequenos grupos e outros); Princípios do Esporte Educacional; Cultura Corporal (esportes, ginástica, jogos/brincadeiras, lutas, dança e atividades circenses); Recreação e Lazer; Atividade Física, Saúde e Qualidade de Vida (capacidade funcional); Atividade Física e Inclusão Social; Parâmetros Curriculares Nacionais (a educação física e os temas transversais).
Língua portuguesa – Interpretação de texto. Acentuação gráfica. Crase. Pontuação. Ortografia. Concordância nominal e verbal. Regência nominal e verbal. Pronomes: emprego, forma de tratamento e colocação. Termos integrantes da oração: objeto direto e indireto, agente da passiva e complemento nominal. Significação das palavras: sinônimos, antônimos. Sentido próprio e figurado das palavras. Emprego de tempos e modos verbais. Emprego das classes de palavras: substantivo, adjetivo, numeral, pronome, verbo, advérbio, preposição, conjunção (classificação e sentido que imprimem às relações entre as orações). Redação Textual e elementos da narrativa. Técnicas da Narração: seus elementos básicos; GRANATIC, Branca: Técnicas Básicas de Redação. Editora Scipione, São Paulo, 1995.
Raciocínio lógico/matemático – Operações com números reais. Grandezas (comprimento, massa, tempo, área e capacidade) e respectivas unidades de medida. Razão e Proporção: porcentagem, grandezas diretamente e inversamente proporcionais (regra de três simples). Noções de: dúzia, arroba, metade, dobro, triplo, um quarto ou quarta parte, um terço ou terça parte. Sistema Monetário Nacional – Real. Perímetro e área de quadrado e retângulo. Juros simples e compostos. Equação de 1º e 2º graus. Progressões aritméticas e geométricas. Resolução de situações-problema. Conceitos básicos de geometria. Análise combinatória.
Informática – Conhecimentos de Informática: Utilização das ferramentas do Microsoft Office: Word, Excel, Outlook e PowerPoint, todas as versões atualizadas até a data de publicação deste edital.
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