MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

TJ/SP abre inscrições para 95 vagas de notário

O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo realiza concurso público para selecionar profissionais que irão atuar em cartórios da capital paulista e de cidades do interior

Yahell Luci Lima
Publicado em 26/01/2016, às 09h57

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News
O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJ/SP) recebe, a partir desta terça-feira (26), as inscrições do concurso público para o cargo de notário, que recebe a outorga, ou seja, a concessão de cartórios públicos. O documento disponibiliza 95 vagas para ingresso (provimento) de novos servidores e 50 ofertas para remoção, destinadas apenas aqueles que já exercem a atividade, mas desejam mudar de unidade.

Vagas para provimento


Para concorrer a essas oportunidades do concurso o candidato deve ter bacharel em direito ou experiência comprovada de dez anos exercendo função em serviço notarial ou de registro. 
Quanto a remuneração, os vencimentos do cargo não são fixos, mas sim calculados com base nos lucros obtidos pelo cartório, descontadas as taxas devidas ao governo. 
As oportunidades disponibilizadas pelo TJ/SP estão distribuídas por três grupos diferentes de cartórios. No “grupo 1” estão os cartórios Tabelião de Notas; e Tabelião de Notas e de Protesto de Letras e Títulos. No “grupo 2” foram reunidos os cartórios Oficial de Registro Civil das Pessoas Naturais; Oficial de Registro Civil das Pessoas Naturais e de Interdições e Tutelas da Sede; e Oficial de Registro Civil e Tabelião de Notas. Por fim, no “grupo 3” encontram-se os cartórios Oficial de Registro de Imóveis; Oficial de Registro de Imóveis, Títulos e Documentos e Civil de Pessoas Jurídica; e Oficial de Registro de Imóveis, Títulos e Documentos, Civil de Pessoa Jurídica e Civil das Pessoas Naturais e de Interdições e Tutelas da Sede.
Tais cartórios estão localizados por todo o Estado de São Paulo, sendo seis na capital paulista e outros 89 situados em 81 cidades do interior. 
CURSO ONLINE PARA CONCURSOS

As inscrições do concurso estarão abertas até o dia 29 de fevereiro pelo site da Fundação Vunesp (www.vunesp.com.br), organizadora do certame. A taxa de participação custa R$ 181. Os interessados em se inscrever para mais de um grupo, devem efetuar inscrições diferentes para cada grupo desejado. 
O processo seletivo do concurso do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo será composto por prova objetiva de seleção; prova escrita e prática; prova oral; e exame de títulos. Os testes versarão sobre registros públicos e notarial; direito constitucional; direito administrativo; direito tributário; direito civil; direito processual civil; direito penal; direito processual penal; direito comercial; conhecimentos gerais; e língua portuguesa.
A avaliação objetiva será aplicada no dia 10 de abril do próximo ano e terá questões de múltipla escolha, sendo um único exame para os três grupos.
De acordo com o edital do concurso, apenas os candidatos aprovados na primeira avaliação serão convocados para realizar a prova escrita e prática, que consistirá numa dissertação e na elaboração de peça prática, além de questões discursivas. Nesta segunda etapa, haverá uma avaliação distinta para cada um dos três grupos, a serem aplicadas em dias diversos.
As normas para realização da prova oral serão publicadas pela comissão do concurso após a divulgação dos habilitados na etapa anterior. Já a convocação para apresentação dos títulos será realizada por meio de publicação no Diário da Justiça Eletrônico.

Oportunidades para remoção


Para concorrer as 50 ofertas do concurso do TJ/SP disponíveis para remoção, é necessário ter exercido por mais de dois anos atividade notarial ou de registro no Estado de São Paulo.
O período e taxa de inscrição para esse critério são os mesmos mencionados para as vagas de provimento. O processo seletivo também será igual. O que muda é a data da prova objetiva, que será aplicada no dia 3 de abril.
Siga o JC Concursos no Google News

Sobre Vunesp

Criada em 1979, a Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (Vunesp) possui personalidade jurídica de direito privado, sem fins lucrativos. A banca tem como principais atividades: planejar, organizar, executar e supervisionar o  vestibular da Unesp; realizar vestibulares e concursos diversos para outras instituições e promover as atividades de pesquisa e extensão de serviços à comunidade, na área educacional.

+ Resumo do Concurso TJ

TJ
Vagas: 95
Taxa de inscrição: R$ 181
Cargos: Notário
Áreas de Atuação: Judiciária / Jurídica
Escolaridade: Ensino Superior
Faixa de salário:
Organizadora: Vunesp
Estados com Vagas: SP

+ Agenda do Concurso

26/01/2016 Abertura das inscrições Adicionar no Google Agenda
29/02/2016 Encerramento das inscrições Adicionar no Google Agenda
10/04/2016 Prova Adicionar no Google Agenda
10/04/2017 Divulgação do Resultado Adicionar no Google Agenda

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.