MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Encerram-se hoje as inscrições para Oficiais

Os interessados poderão inscrever-se até o dia 6 de junho.

Redação
Publicado em 06/06/2008, às 13h04

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Terminam hoje as inscrições para o Exame de Admissão aos Cursos de Formação de Oficiais Aviadores, Intendentes e de Infantaria da Aeronáutica do ano de 2009 (EA-CFOAV/CFOINT/CFOINF 2009). No total, serão oferecidas 83 vagas, distribuídas da seguinte forma:

- CFOAV: 20 vagas para candidatos do sexo masculino;
- CFOAV: 20 vagas para mulheres;
- CFOINT: 30 vagas para candidatos de ambos os sexos;
- CFOINF: 13 vagas somente para candidatos do sexo masculino.

Os Quadros de Oficiais Aviadores (QOAV), Intendentes (QOINT) e de Infantaria da Aeronáutica (QOINF) destinam-se a atender às necessidades de pessoal para o preenchimento de cargos e para o desempenho de funções de Oficiais Aviadores, Intendentes e Infantes.

Quem pode concorrer

Os candidatos interessados em participar desse processo seletivo deverão atender a alguns requisitos, entre eles: ter o ensino médio completo, de forma que possa apresentar, na data da Concentração Final do concurso na AFA (14/1/2009), o certificado ou diploma de conclusão do referido curso; não possuir menos de 17 anos de idade na data da matrícula (19 de janeiro de 2009) nem completar 21 anos até 31 de dezembro deste ano (candidatos nascidos entre 1º de janeiro de 1988 e 19 de janeiro de 1992).

Os demais requisitos podem ser conferidos nos editais dessa seleção, disponíveis nos anexos da matéria.

Cursos

O CFOAV, o CFOINT e o CFOINF, ministrados pela Academia da Força Aérea (AFA), em Pirassununga, no Interior de São Paulo, são cursos de nível superior, da fase de Formação do Ensino Aeronáutico, reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC), tendo por objetivo, respectivamente, a formação do Oficial Aviador, do Oficial Intendente e do Oficial de Infantaria da Aeronáutica.

a) CFOAV: caracterizado pela instrução de vôo, a qual objetiva formar e selecionar o piloto militar e também impelir o desenvolvimento do espírito combativo do futuro Oficial Aviador;

b) CFOINT: ressalta uma formação administrativa, de forma a permitir ao futuro Oficial Intendente gerir as atividades financeiras e logísticas de material das Organizações Militares;

c) CFOINF: prepara o futuro Oficial de Infantaria da Aeronáutica para o combate em terra, seja atuando nas Unidades de Infantaria ou compondo a autodefesa das Organizações Militares.

Esses cursos são estruturados em uma única fase, com duração de quatro anos, em que são ministradas instruções nos Campos Geral, Técnico-Especializado e Militar. O candidato, no momento da matrícula, passa à situação de Cadete da Aeronáutica, função que será mantida durante todo o treinamento.

Após a conclusão do curso, será nomeado Aspirante a Oficial e atuará em uma das Organizações Militares do Comando da Aeronáutica, praticando e aprimorando seus conhecimentos, podendo alcançar, como último grau hierárquico, o posto de Tenente Brigadeiro do Quadro de Oficiais Aviadores, de Major Brigadeiro do Quadro de Oficiais Intendentes e de Brigadeiro do Quadro de Oficiais de Infantaria da Aeronáutica. Para tanto, deverão realizar cursos de carreira obrigatórios e serem selecionados dentro das vagas disponibilizadas para esses postos.

Inscrições

Os candidatos deverão preencher o Formulário de Solicitação de Inscrição, obtido por meio do edital (em anexo). O valor da taxa de inscrição é de R$ 60.

O Exame de Escolaridade, primeira etapa desse processo seletivo, será realizado por meio de provas escritas sobre as seguintes disciplinas: Matemática e Inglês (a ser aplicada em 16/8/2008), Português e Física (17/8/2008).

Os classificados nessa fase ainda serão submetidos à Inspeção de Saúde, Exame de Aptidão Psicológica e Teste de Avaliação do Condicionamento Físico (TACF).


Veja também:
Aeronáutica: Abertas 145 vagas na área da Saúde

Siga o JC Concursos no Google News

+ Resumo do Concurso Aeronáutica

Aeronáutica - Força Aérea Brasileira
Vagas: Não definido
Taxa de inscrição: Não definido
Cargos: Não definido
Áreas de Atuação: Segurança Pública, Forças Armadas
Escolaridade: Não definido
Faixa de salário:
Organizadora: Aeronáutica

+ Agenda do Concurso

19/05/2008 Abertura das inscrições Adicionar no Google Agenda
06/06/2008 Encerramento das inscrições Adicionar no Google Agenda
16/08/2008 Prova Adicionar no Google Agenda
16/08/2009 Divulgação do Resultado Adicionar no Google Agenda

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.