MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Exército encerra prazo para 1.350 vagas de sargento

Para concorrer, é necessário nível médio, possuir entre 17 e 24 anos de idade (sendo que para as áreas de música e saúde, o limite é 26 anos) e alturas mínimas de 1,60m (homens) e 1,55m (mulheres)

Redação
Publicado em 03/09/2012, às 10h19

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

A Escola de Sargentos das Armas (EsSA) recebe, somente até esta segunda-feira (3), as inscrições do processo seletivo para o Curso de Formação de Sargentos (2013-14) do Exército Brasileiro.

Ao todo, são 1.350 vagas, distribuídas entre as áreas de combatente/logística – técnica/aviação (1.200), música (50) e saúde – técnico de enfermagem (100).

Com taxa de R$ 70, as inscrições devem ser realizadas pelo site www.esa.ensino.eb.br, ou mediante envio de documentação impressa, caso o candidato não tenha acesso à internet (confira detalhes no documento anexo ao lado).

Para concorrer, é necessário ter formação de nível médio, possuir entre 17 e 24 anos de idade (sendo que para as áreas de música e saúde, o limite é 26 anos) e ter alturas mínimas de 1,60m (homens) e 1,55m (mulheres).

Para a área da saúde, também é exigida formação de técnico de enfermagem, enquanto para a área de música, devem comprovar habilidade, conforme portaria do Estado-Maior do Exército (EME).

Áreas de atuação
Os que pretendem concorrer a combatente/logística – técnica/aviação, devem optar pelas áreas de infantaria; cavalaria; artilharia; engenharia; comunicações; intendência; topografia; manutenção de computadores; aviação-manutenção; e material bélico, nos setores de armamento, mecânico operador e manutenção de viatura.

Na área de música, é exigida habilidade com um dos instrumentos incorporados pelo Exército. São eles: clarineta (15); flauta/flautim em dó (1); oboé em dó/corne inglês (1); saxhorne (4); saxofone (6); tuba (4); trombone (7); trompa (2); e trompete (10). O candidato poderá escolher até três, para fazer os testes.

Etapas da seleção
A primeira fase da seleção começa com o exame intelectual (EI), que está previsto para acontecer no dia 21 de outubro, a partir das 13h. Serão questões de matemática; português; história e geografia do Brasil; teoria musical ou conhecimentos de enfermagem; e questão discursiva (redação) de português.

Os aprovados passarão pelas fases de valoração de títulos (militares e civis), inspeção de saúde (IS), exame de aptidão física (EAF) e exame de habilitação musical (EHM), aos candidatos à área de música.

Já na segunda fase, haverá a revisão médica e comprovação dos requisitos biográficos.

Curso de Formação
O Curso de Formação tem duração aproximada de 18 meses, sendo que os primeiros sete acontecerão em uma das 13 organizações militares, nas cidades do Rio de Janeiro (RJ), Juiz de Fora (MG), Recife (PE), Alegrete (RS), Jundiaí (SP), Pirassununga (SP), Pouso Alegre (MG), Campo Grande (MS), Fortaleza (CE), Blumenau (SC), Jataí (GO) e Altamira (PA).

Os demais meses serão na própria EsSA, na Escola de Sargentos de Logística (EsSLog) e no Centro de Instrução de Aviação do Exército (CIAvEX). Confira os endereços no arquivo ao lado.

Renan Abbade/SP

Siga o JC Concursos no Google News

+ Resumo Empregos Exército

Exército
Vagas: 1350
Taxa de inscrição: R$ 70
Cargos: Não definido
Áreas de Atuação: Forças Armadas
Escolaridade: Ensino Médio
Faixa de salário:
Organizadora: Exército
Estados com Vagas: AC, AL, AP, AM, BA, CE, DF, ES, GO‍, MA, MT, MS, MG, PA, PB, PR, PE, PI, RJ, RN, RS, RO, RR, SC, SP, SE, TO

+ Agenda

03/09/2013 Divulgação do Resultado Adicionar no Google Agenda

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.