MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Escola Naval inscreve para concurso em junho

Sâo oferecidas 46 vagas para candidatos do sexo masculino e solteiros.

Redação
Publicado em 30/04/2008, às 14h03

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

De 2 a 18 de junho, serão recebidas as inscrições para o Processo Seletivo de Admissão à Escola Naval (PSAEN) 2008. No total, serão oferecidas 46 vagas para candidatos do sexo masculino e que estejam na condição de solteiro.

Para inscrever-se, é preciso, ainda: ter 18 e menos de 23 anos de idade no dia do início do curso, previsto para 17 de fevereiro de 2009 (nascidos entre 18 de fevereiro de 1986 e 17 de fevereiro de 1991); ter concluído, com aproveitamento, o curso de ensino médio (ou equivalente) ou estar em fase de conclusão; encontrar-se em dia com as obrigações civis e militares, entre outras exigências.

Carreira

Os cursos ministrados na Escola Naval (EN), que fica no Rio de Janeiro/RJ, são denominados “Cursos de Graduação da Escola Naval”. Eles são destinados à formação de Oficiais para o Corpo da Armada (CA), o Corpo de Fuzileiros Navais (CFN) e o Corpo de Intendentes de Marinha (CIM), tendo seu ensino estruturado em um Ciclo Escolar e outro Pós-Escolar.

O Ciclo Escolar, realizado pelo aluno na graduação de Aspirante, terá a duração de quatro anos letivos, sob regime de internato. Cada ano letivo compreenderá um Período de Verão e um Período Acadêmico.

a) Período de Verão: durante essa fase, serão realizados, respectivamente, o Estágio de Adaptação para os Aspirantes do 1º ano, o Estágio de Sobrevivência no Mar e na Selva, outros para os Aspirantes do 2 º ano e Viagens de Instrução para os Aspirantes do 3º ano.

b) Período Acadêmico: durante essa etapa, serão realizadas as atividades de ensino, treinamento físico e formação militar-naval.

No início do 3º ano letivo, após o Período de Verão, o Aspirante fará a opção de curso e habilitação, de acordo com sua ordem de classificação obtida no 2º ano letivo. A Escola Naval oferecerá os seguintes Cursos de Graduação e habilitações:

a) Corpo da Armada:

I - Mecânica;

II - Eletrônica;

III - Sistemas de Armas.


b) Corpo de Fuzileiros Navais:

I - Mecânica;

II - Eletrônica;

III - Sistemas de Armas.


c) Corpo de Intendentes da Marinha:

I - Administração.


Os Oficiais do Corpo da Armada exercerão cargos relativos à aplicação do Poder Naval e seu preparo. Os Oficiais do Corpo de Fuzileiros Navais exercerão funções relativas à aplicação do Poder Naval e seu preparo, em especial nas operações anfíbias. Por fim, os Oficiais do Corpo de Intendentes da Marinha exercerão cargos relativos à aplicação e ao preparo do Poder Naval que visem ao atendimento das atividades logísticas e das relacionadas com a economia, as finanças, o patrimônio, a administração e o controle interno.

Para continuar o curso, o Aspirante deverá satisfazer condições intelectuais, físicas, morais e vocacionais que indiquem bom aproveitamento escolar e prognose de capacidade para futuro exercício da profissão de Oficial de Marinha, segundo as seguintes avaliações:

a) testes, trabalhos e provas;

b) aferição de suficiência física;

c) desempenho em práticas complementares;

d) julgamento de aptidão para o oficialato;

e) inspeção de saúde.

Os Aspirantes que concluírem com aproveitamento o Ciclo Escolar serão matriculados no Ciclo Pós-Escolar (CPE) e, simultaneamente, declarados Guarda-Marinha (GM).

O CPE constitui um período de aprendizagem prática e instrução, conduzido conforme o Corpo a que pertence, sob supervisão da EN, com duração de um ano letivo. Esse ciclo compreenderá três fases:

a) Primeira fase: será realizada em Centro de Instrução Adestramento, para a transmissão de conhecimentos de ensino militar-naval;

b)Segunda fase: é destinada a complementar a formação diversificada da EN em Mecânica, Eletrônica, Sistemas de Armas, Guerra Anfíbia e Administração, conforme a habilitação adquirida;

c) Terceira fase: será desenvolvida no Navio-Escola, em Viagem de Instrução, para complementar os conhecimentos de ensino militar-naval necessários à graduação de Guarda-Marinha.

Os GM que concluírem o curso com aproveitamento receberão o Diploma de Graduação em Ciências Navais e a respectiva Ficha Histórico-Escolar, sem do nomeados Segundos-Tenentes, posto em que se inicia a carreira de Oficial da Marinha.

O curso é totalmente gratuito e proporciona ao aluno alimentação, uniforme, vencimentos e assistência médico-odontológica, psicológica, social e religiosa.

Inscrições

Os interessados poderão inscrever-se via Internet, por meio do site www.ensino.mar.mil.br / link “Concursos”. Quem preferir poderá inscrever-se nas Organizações Militares da Marinha Responsáveis pela Divulgação e Inscrição (ORDI), nos dias úteis, das 8h30 às 16h30. Os endereços das ORDI podem ser conferidos no site mencionado acima. A taxa de inscrição é de R$ 55.

O processo seletivo será composto por provas objetivas de Matemática e Física (dia 11/10), Português, Inglês e Expressão Escrita (12/10), e por testes psicológicos (de 1º a 5/12) e físicos (8 a 16/12).

(R.J.)

Siga o JC Concursos no Google News

+ Resumo do Concurso Marinha

Marinha - Marinha do Brasil
Vagas: 46
Taxa de inscrição: Não definido
Cargos: Não definido
Áreas de Atuação: Operacional, Forças Armadas, Segurança Pública
Escolaridade: Ensino Médio
Faixa de salário:
Organizadora: Marinha

+ Agenda do Concurso

02/06/2008 Abertura das inscrições Adicionar no Google Agenda
18/06/2008 Encerramento das inscrições Adicionar no Google Agenda
18/06/2009 Divulgação do Resultado Adicionar no Google Agenda

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.