MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Conheça 20 aplicativos que podem auxiliar nos estudos

Os softwares, que já viraram febre, podem ajudar na preparação de candidatos para concursos públicos ou vestibulares

Douglas Terenciano
Publicado em 07/01/2015, às 11h03

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Com a tecnologia fazendo cada vez mais parte da vida das pessoas, a dica é aplicar o que ela tem de melhor no nosso cotidiano. Um bom exemplo são os smartphones e tablets, que cada dia mais vêm ganhando espaço devido à praticidade. Os aplicativos, ou APPs, como foram abreviados popularmente, por exemplo, vão muito além de conectar amigos em redes sociais. Hoje, muitas pessoas buscam nesses pequenos utilitários uma maneira de unir a tecnologia com os estudos, seja para a escola, vestibular ou na preparação para concurso público. O JC conversou com especialistas e usuários sobre essa prática e o quanto ela pode contribuir no período escolar, acadêmico ou na vida profissional.

A velocidade da informação é um dos pontos fortes que se destacam nos aplicativos. Por serem fáceis de usar e muito conectados às novas gerações, eles favorecem o aprendizado. “Resolvem problemas ou solucionam dúvidas de forma direta e rápida, evitando muitas vezes pesquisas intermináveis para se encontrar as soluções”, comenta Wagner Sanchez, 41 anos, diretor acadêmico especializado em meios tecnológicos para educação.

Destaque: Vídeoaulas de Português para Concursos Públicos. 

Já a professora de biologia e diretora pedagógica Rita Zaremba, 46, destaca a interatividade como maior benefício aos seus alunos. “Conseguimos trazer o mundo para a sala de aula. Dessa forma, podemos interagir com os estudantes por meio de diversas realidades. Assim, ganhamos tempo nas pesquisas e ainda estimulamos a criatividade quando utilizamos a tecnologia”, diz.

Wagner acredita que é muito cedo para que os smartphones substituam os métodos tradicionais de estudos, como apostilas e livros. Porém, em médio e longo prazo, sim. “Atualmente eles contribuem muito. O aluno do nosso ensino médio não utiliza mais livro didático, já que utilizamos o iPad com as apostilas e os APPs para agregar. Para outras idades e outros públicos, talvez ainda leve algum tempo. Vale lembrar que a geração touchscreen (acostumados com o toque de tela) está presente em diversas formas digitais de transmitir conhecimento”, salienta Sanchez, que trabalha em uma faculdade de tecnologia em São Paulo.

Rita concorda com o diretor e ainda reforça que essa substituição, além de contribuir com o aprendizado, pode também ajudar o meio ambiente, já que, em teoria, o uso de cadernos seria reduzido. “Ainda não atingimos um nível tecnológico que permita isso. Mas quando atingirmos vamos preservar muitas árvores”, ressalta.

Estudantes

Em meio a pontos de vista de professores e especialistas sobre o uso de aplicativos nos estudos, o que pensa e como lida o aluno com toda essa tecnologia? Para não ficar apenas com a opinião de quem ensina, mas também com a de quem aprende com essa prática, conversamos com o jovem Leonardo Zanatta Ribeiro, estudante do terceiro ano do ensino médio. O garoto de 16 anos destaca que tenta conciliar os novos métodos de estudo com os mais tradicionais. “Os livros nunca deixam de ser interessantes, mas os aplicativos trazem informações com maior velocidade e um dinamismo que os livros não têm. Isso me ajuda muito!”, comenta Leonardo, que se prepara para prestar vestibular no próximo ano.

Contudo, o estudante faz ressalvas sobre o uso em excesso. “Quando utilizo visando estudar para provas, por exemplo, às vezes perco o foco”, conta Zanatta, sobre a internet que pode desviar sua atenção. Outro problema é que para alguns programas é necessário ter domínio de outro idioma. “Sinto falta de aplicativos de humanas na língua portuguesa e também na área de exatas”, finaliza.

Veja mais: tecnologia eleva possibilidades do ensino a distância

É fundamental que os usuários não fiquem restritos apenas ao encantamento com os utilitários, segundo Zaremba. “Fazendo do método online uma ferramenta em potencial, pode servir para vestibulares e concursos. Mas depende de cada aluno, das habilidades e competências a serem desenvolvidas. Devemos incentivá-los a utilizar a tecnologia para a obtenção do saber e não só para divertimento”, explica.

Sanchez alerta que não há tecnologia que supere a falta de conscientização e de determinação. Segundo o diretor, não adianta ter acesso à ferramenta se não mantiver o foco. “É importante que o aplicativo faça muito sentido para o aluno, que ele esteja envolvido no processo e que saiba também que existirá cobrança e um reconhecimento daquele tempo que estiver se dedicando ao estudo”, conclui. Seja o seu intuito a aprovação em vestibular, concurso público ou mesmo na escola, a principal recomendação dos especialistas é usar os aplicativos com bom senso e objetividade.

Confira 20 aplicativos que podem auxiliar nos estudos:

Frog Dissection (iOS) Aplicativo para alunos dos ensinos fundamental ou médio sobre biologia e ciências.

The Elements (iOS) Tabela periódica dinâmica e interativa.

iStudiez Pro (iOS) Útil para a organização, calendário escolar e entrega de trabalhos.

Dicionário da Língua Portuguesa (iOS e Android) – Bom dicionário da língua portuguesa com as regras do novo acordo ortográfico.

Aldiko (Android) Aplicativo leitor de e-books. Além de ler documentos, permite você armazenar em estantes virtuais.

Test Your English Vocabulary (iOS e Android) – Ajuda a aprender palavras essenciais da língua inglesa de duas maneiras: você pode relacionar as palavras com seu significado ou os significados com as palavras.

Dropbox (iOS e Android) – Permite armazenar e organizar arquivos.

Cliqset (iOS e Android) – Reúne todas as principais redes sociais em um único lugar.

Dragon Dictation (iOS) – Transcreve o que você fala em texto.

Quickoffice (iOS e Android) – Permite que você crie e edite rapidamente documentos do pacote Microsoft Office.

StudyBlue (iOS e Android) – Estudar com fichas de anotação, fortalecendo métodos de memorização a aprendizado.

TED (iOS e Android) – Disponibiliza palestras de especialistas nas áreas de educação, tecnologia, medicina, negócios, entre outros.

Riddle This (Android) – Disponibiliza cerca de 600 charadas em inglês nas categorias de lógica, matemática, clássico e história.

Assignment Planner (Android) – Mantenha o controle de prazos para lições de casa, projetos, cursos e outros trabalhos.

Zwoor (Android) – Se você precisa fazer algum tipo de pesquisa ou coleta de opiniões, o aplicativo permite que você armazene dados de entrevistados com facilidade.

Pulse (iOS e Android) – Fique atualizado sobre notícias e leituras em diversas áreas de atuação ou pesquisas.

Study Tracker (iOS) – Permite que você mantenha controle sobre suas notas, tempo gasto em tarefas e fazer comparações entre elas.

Mint (iOS e Android) – Além de manter controle sobre seus trabalhos, o aplicativo também pode administrar suas finanças.

iAnnotate (iOS e Android) – Permite que você faça anotações e converta arquivos em formato PDF.

Open Culture (iOS) – Disponibiliza cursos online.

Onde encontrar?

Os aplicativos podem ser baixados nos sites https://play.google.com (Android) e https://itunes.apple.com (iOS).
*matéria atualizada às 11h04 de 7 de janeiro de 2015.
Siga o JC Concursos no Google News

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.