Tudo Sobre

Empregos Provas

Especialista dá dicas para a redação em concursos

Saiba quais são as principais características de uma boa redação para concursos



Redação
Publicado em 06/09/2010, às 11h00

A redação tem sido cada vez mais um diferencial nas provas de concursos públicos. O candidato que obtém um bom desempenho pode ser aprovado para as demais etapas do processo seletivo, mesmo que não seja tão bem-sucedido nas outras fases. Professora da Academia do Concurso, Lilian Furtado acaba de lançar o livro "Técnicas de redação para concursos", da editora GEN, destinado a um dos maiores “vilões” dos processos seletivos da administração pública: a disciplina de língua portuguesa.

A especialista destaca como o candidato a uma vaga no serviço público deve se preparar para obter bons resultados na disciplina. “Redação é essencial, já que os concursos cobram muito esse quesito. E, para fazer uma boa redação, o candidato tem que treinar, ler bons livros, se informar e se dedicar. Argumentar é a capacidade que o candidato tem de convencer o leitor de determinado assunto. É fundamental evitar a primeira pessoa, sendo que a do singular nunca deve ser usada. A primeira pessoa do plural depende da banca”, explica.

A professora fala sobre as principais características de um bom texto. “A redação precisa ser dissertativa, argumentativa, informativa, ter uma estrutura de tema, introdução, desenvolvimento desse tema, que é a parte mais extensa, e conclusão, sempre procurando convencer o leitor. O candidato tem que ter em mente que o texto deve ser feito de maneira clara e explícita, como se escrito para um leigo”, avisa.

Em seu novo livro, a escritora detalha como estruturar uma redação. “Tem que ser divida em parágrafos e esses parágrafos, em períodos. Se tivermos, por exemplo, uma redação de 30 linhas, deve-se fazer introdução, três parágrafos para o desenvolvimento e um para a conclusão, pois esses pontos são conferidos pela banca examinadora independente do concurso”.


Por fim, Lilian Furtado ressalta a importância de o candidato exercitar a capacidade de desenvolver uma redação: “A gente só aprende de fato treinando e lendo muito. Para exemplificar o que quero dizer, sempre uso uma frase como referência: a fala é um fenômeno natural e a escrita, um fenômeno cultural. Só desenvolvemos uma boa escrita quando nos informamos”.

+ Resumo Empregos Provas

Provas
Vagas: Não definido
Taxa de inscrição: Não definido
Cargos: Não definido
Áreas de Atuação: Não definido
Escolaridade: Não definido
Faixa de salário:
Organizadora: O próprio órgão

+ Agenda

06/09/2011 Divulgação do Resultado Adicionar no Google Agenda

Comentários

Mais Lidas