MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Especialistas dão dicas para cada disciplina

Preste atenção às dicas dos professores ouvidos pelo JC&E sobre os pontos fundamentais a serem estudados

Redação
Publicado em 06/08/2010, às 14h44

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

As inscrições para o concurso de técnico da fazenda estadual da Sefaz/SP seguem abertas até a próxima sexta-feira, dia 13 de agosto, mas o candidato prudente sabe que os estudos devem ser iniciados o quanto antes. Por isso, mesmo que você ainda não tenha feito a sua inscrição, preste atenção às dicas dos professores ouvidos pelo JC&E sobre os pontos fundamentais a serem estudados em cada matéria da prova (que está previamente agendada para o dia 26 de setembro e contará com 80 questões). E boa sorte!

Língua portuguesa

Por professor Pedro Henrique*


O conteúdo de Língua Portuguesa se divide basicamente em morfologia, sintaxe e interpretação de textos. A banca da FCC, organizadora do concurso, elabora diversas questões que envolvem mais de um assunto. Temos, por exemplo, a regência, a crase e o emprego da vírgula em uma mesma questão. Diante disso, o candidato deve se preocupar em estudar bastante a morfologia dando ênfase ao uso dos pronomes, a sintaxe dando atenção aos elementos que compõem os períodos e praticar a interpretação de texto resolvendo provas anteriores para identificar o padrão de exigência da banca. Tenham um ótimo estudo e uma excelente prova.

*Professor do Centro de Estudos Alexandre Vasconcellos (CEAV)

Atualidades

Por Josemar Dorilêo*

Por ser uma prova da SEFAZ, destaco como temas relevantes fatos que estão ligados às questões financeiras como um todo. Cita-se:  encontro do G20 (Toronto / Canadá),  acordos do Brasil com o Irã, desacatos comerciais entre o Brasil e os EUA,  crise financeira atual e 120 anos da criação da BOVESPA. Cabe ao concurseiro saber disso e se aprofundar em tais assuntos através de pesquisas via internet, jornais e revistas. Não esquecendo da correlação necessária dos fatos.

*Professor do Centro de Estudos Alexandre Vasconcellos (CEAV)

Raciocínio lógico matemático

Por Professor Quilelli*

A matéria de matemática cobrada neste concurso é restrita ao ensino fundamental, considerando que probabilidade e estatística de há muito tempo são matérias deste ciclo. Os assuntos se entremeiam nas questões desta banca. Chama atenção não vir especificado porcentagem, porém é um assunto que tem que ser estudado para resolver as questões de juros.

As provas de raciocínio lógico da FCC são bem características com questões de lei de formação se seqüências entre números, palavras, figuras, raciocínio dedutivo, partindo de hipóteses para se chegar a conclusões.

Como sempre, recomendo para fechamento dos estudos a feitura de provas anteriores da banca. A utilização de livros de provas comentadas é bastante proveitosa.

*Autor do livro "Raciocínio Lógico - FCC - provas comentadas"

Informática

Por Tadeu Correia*


Para os candidatos que participarão do processo seletivo SEFAZ, deixo aqui algumas dicas fundamentais para disciplina de Informática. No edital a parte de programas como Word, Excel, que fazem parte do pacote Microsoft Office, é bom prestar atenção nos menus de formatações, como inserir tabelas, parágrafos, espaçamentos e outros, alem dos infalíveis atalhos, que sempre cai em uma questão ou outra. Mas a bola da vez nessa prova da FCC na minha opinião é o Windows 7, esse, deve-se ter muita dedicação, estudar as configurações técnicas como, capacidade exigida no HD para funcionamento, que é de 16GB, o aplicativo Windows Media Center, que permite até a captura e transmissão de sinal de TV, claro que alienado a uma boa placa de vídeo. Com relação a Hardwares do computador, chamo atenção para o estudo das memórias e da placa mãe. Finalizando, o restante da programação que envolve, internet e correio eletrônico, dedicar-se ao estudo dos protocolos: TCP/IIP, HTTP, HTTPS, IP, POP3, SMTP, IMAP e SSL. Boa sorte e muita tranquilidade.

*Professor do Centro de Estudos Alexandre Vasconcellos (CEAV)

Direito Administrativo

Por Alexandre Vasconcellos*

A Fundação Carlos Chagas, banca organizadora do concurso da SEFAZ-SP, costuma dar muita ênfase aos seguintes assuntos na parte de Direito Administrativo: Atos Administrativos, Estatuto do Servidor, Licitações e Contratos.  Portanto é de suma importância que o candidato dê uma maior atenção a esses tópicos, exercitando e fazendo a provas anteriores para a melhor fixação da matéria.

*Professor do Centro de Estudos Alexandre Vasconcellos (CEAV)

Direito Civil

Por Rodrigo Menezes*

Embora a FCC tenha se referido no edital à disciplina Direito Civil, em verdade, os temas exigidos são de Direito Empresarial. O novo Código Civil, de 2002, revogou a maior parte do Código Comercial, passando o regular o Direito Empresarial nos seus arts. 966 a 1.195. Para a prova de Técnico da Fazenda Estadual só serão exigidos os arts. 966 a 985. É importante o candidato ler com bastante atenção esses artigos e tentar memorizar as palavras-chaves, pois a FCC costuma elaborar questões que exigem conhecimento do texto literal da lei. O edital expressamente prevê a Lei Complementar 128/2008, mas a parte importante desta lei para a prova é saber que ela incluiu o § 3º do art. 968 do Código Civil.

*Professor do Concurso Virtual


Direito constitucional

Por Irapuã Beltrão*

Sugiro que o concurseiro direcione os seus estudos para a parte do artigo 15º, pois esse reúne a maior incidência de questões em Constitucional da prova. Os Direitos e Deveres Individuais e Coletivos (art 5º) também são bastante cobrados, bem como a Organização de Estado e Município (atentar para as competências de cada um). Para qualquer cargo, uma dica é refazer as provas anteriores da Fundação Carlos Chagas (FCC). Os temas estipulados pela FCC tendem a se repetir em todos os concursos da Secretaria da Fazenda de São Paulo.  

*Professor da Academia do Concurso

Direito Penal

Por Washington Leite*

Em relação aos crimes praticados por funcionário público contra a Administração Pública, a  FCC gosta muito de cobrar dos candidatos diferenças entre os crimes de peculato (suas espécies), corrupção passiva, concussão, excesso de exação dentre outros. Um dica importante é para os candidatos fazerem uma tabela com os núcleos dos verbos de cada crime, pois é através desse verbos que você diferencia um crime do outro, quando tratando de crimes do art.312 ao 327 do CP.

*Professor do Centro de Estudos Alexandre Vasconcellos (CEAV)

Direito Tributário

Por Irapuã Beltrão*

Indico como tópicos principais no estudo de Direito Tributário o Código Tributário Nacional e a diferença entre Imunidade e Isenção. É importante estudar, também, os Princípios Tributários, Fato Gerador que diz respeito à incidência e não incidência e Responsabilidade Tributária. A banca Fundação Carlos Chagas estipula questões bem literais, logo o candidato não corre o risco de sofrer com as perigosas “pegadinhas”. Basta atenção e tranquilidade na hora de realizar a prova.

*Professor da Academia do Concurso

Siga o JC Concursos no Google News

+ Resumo Empregos JC&E

JC&E
Vagas: Não definido
Taxa de inscrição: Não definido
Cargos: Não definido
Áreas de Atuação: Não definido
Escolaridade: Não definido
Faixa de salário:
Organizadora: O próprio órgão

+ Agenda

06/08/2011 Divulgação do Resultado Adicionar no Google Agenda

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.