MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Estejam preparados!

Mesmo com todas as informações, inúmeros cursinhos, jornais, internet, ainda existe uma quantidade enorme de pessoas que não entendeu uma coisa: só passa em concurso quem está preparado!

Daniel Sena
Publicado em 06/09/2016, às 15h29

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News
No mundo dos concursos nada é mais seletivo do que a publicação de um edital. Mesmo com todas as informações, inúmeros cursinhos, jornais, internet e todo arcabouço de meios de comunicação voltados para esse público, ainda existe uma quantidade enorme de pessoas que não entendeu uma coisa: só passa em concurso quem está preparado!
Não me refiro aqueles que esperam o edital sair para iniciar a preparação. Esses não contabilizo como fortes concorrentes. Podem até passar, mas é improvável que isso ocorra.  Quando penso em um concorrente com chances reais de passar refiro-me aqueles que já estão preparados quando o edital é lançado. Essa é a única sorte que existe nos concursos públicos, quando a preparação encontra a oportunidade.
Por isso a ideia que tenho lançado em minhas mensagens e nos meus posts das redes sociais. Sempre falo para meus alunos se preparem independentemente do edital. Eu sei que é difícil pois o concurseiro fica sem aquela pressão motivadora do edital aberto, mas assim funciona melhor. Se você deixar para iniciar sua preparação depois que o edital for lançado, fatalmente sempre baterá na trave, sempre faltará uma questão, sempre terá a sensação de ter nadado e morrido na praia.
É por isso que encontro alunos em meu caminho que já estudaram várias vezes e nunca passaram. Uma vez conversando com uma aluna, lhe perguntei por quanto tempo ela estudava para concurso. Ela me disse que já estudava há dez anos. Na mesma hora eu olhei e perguntei em quantos concursos ela já tinha passado. Foi quando, para minha surpresa, ela disse que não tinha passado em nenhum. Em seguida fiz a clássica pergunta para casos como esse: mas você parou de estudar alguma vez? Ela simplesmente me disse que todas as vezes que tem um resultado ruim ela para de estudar e só volta com o edital aberto. Agora me digam: tem como passar em um concurso agindo assim? E quantas pessoas você já conheceu que pensam dessa mesma forma? É possível que você mesmo, que está lendo esse texto já tenha agido desse jeito. Então essa mensagem é perfeita para você.
Todas às vezes que você para de estudar, o conhecimento adquirido que está bem na ponta da língua é jogado para o fundo da sua memória. O seu cérebro entende que não precisa mais dele. A única forma de fazer o nosso cérebro entender que aquela informação é importante e que deve ser lembrada com rapidez é através da utilização constante da informação. Como fazemos isso? Como dizer para o cérebro que aquela informação é importante? A melhor forma é estudar sempre, assistir aula, ler o conteúdo e principalmente fazer exercícios. É a prática que aperfeiçoa o conhecimento e o torna importante para o nosso cérebro. 
Dois fatores exercem uma influência importantíssima na fixação do conteúdo: a absorção do conteúdo e sua repetição. Quando absorvemos o conteúdo nós abrimos a porta de entrada para que ele fixe morada em nosso cérebro. Depois disso, devemos repetir essa mesma informação várias vezes para que o cérebro entenda que você precisa daquela informação na ponta da língua. Só que esse processo meus queridos, não acontece da noite para o dia. Como disse, ele é um processo e leva tempo para atingir seu objetivo de se tornar inesquecível.
Por isso que iniciar o estudo no momento em que o edital é publicado não é uma boa forma de se preparar. Se você quer se preparar de verdade, comece agora, antes que o próximo edital seja lançado. E se ele já foi lançado, não se desespere. Lembre-se que tudo que acontece na sua vida é porque você permitiu de alguma forma que isso acontecesse. Se você não se preparou antes e o edital dos seus sonhos já saiu, esqueça ele e comece simplesmente a estudar. Quem sabe na próxima vez que o seu edital saia você o encontre preparado. E esse é o meu conselho hoje para vocês: estejam preparados, pois não se sabe nem o dia nem a hora que virá o próximo edital. 
Daniel Sena, coordenador do Focus Concursos, professor de direito constitucional e especialista em concursos públicos. Facebook: /ProfDanielSena. Twitter: @ProfDanielSena. YouTube: ProfDanielSena.
Siga o JC Concursos no Google News

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.