MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Evento debate regulamentação de concursos no país

No 1° Fórum Nacional dos Concursos Públicos um dos assuntos abordados foi a criação de uma Lei Geral dos Concursos. O foco foi na regulamentação das bancas organizadoras

Camila Diodato
Publicado em 01/09/2016, às 14h24

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News
No último dia 31 de agosto, em Brasília, aconteceu o 1° Fórum Nacional dos Concursos Públicos, organizado pela Associação Nacional de Proteção e Apoio ao Concurso Público (Anpac). E um dos assuntos abordados no evento foi a criação de uma Lei Geral dos Concursos, assunto que já vem sendo discutido no Senado Federal.
O professor Edgar Abreu, da Casa dos Concurseiros, falou sobre a importância da regulamentação dos concursos, pois muitas pessoas acabando desistindo de prestar novas seleções por conta de erros de bancas organizadoras.
“Nós temos que ter uma legislação e eu acho que essa legislação tinha que abordar muito mais, ao invés da prova, que é o fim, quem está elaborando a prova”, destacou Abreu.
Para o especialista, há uma grande necessidade de se regularizar as bancas organizadoras no país. Seria necessário criar normas ou procedimentos básicos, além de uma fiscalização, das bancas. O problema é que hoje qualquer um pode ser uma organizadora e, consequentemente, podem ser feitas muitas seleções ruins ou mal feitas.
Com a regulamentação da área, as pessoas que não passaram em um primeiro concurso não ficariam desanimadas para os seguintes. Ou seja, os concurseiros continuariam a estudar mais até alcançar o objetivo de se tornar funcionário público e, desta forma, conquistar a tão sonhada estabilidade empregatícia.
O professor enfatizou hoje há mais de 200 bancas organizadoras em todo o país e continuou: “se eu pedir para vocês citarem cinco ou seis com credibilidade, nós vamos parar por aqui”. E, com isso, há muitas empresas cometendo diversos erros, o que afeta o setor.
Edgar Abreu ainda comentou sobre o assunto de ser divulgado o nome de quem elabora as provas dos certames. Ele destacou que isso poderia até favorecer pessoas que já conhecem o estilo e o material daquele profissional, das demais que nunca haviam falado sobre ele. “E dar nome não vai resolver o problema”, finalizou.
Siga o JC Concursos no Google News

+ Resumo Empregos AASP

AASP
Vagas: Não definido
Taxa de inscrição: Não definido
Cargos: Não definido
Áreas de Atuação: Não definido
Escolaridade: Não definido
Faixa de salário:
Organizadora: O próprio órgão
Estados com Vagas: AC, AL, AP, AM, BA, CE, DF, ES, GO‍, MA, MT, MS, MG, PA, PB, PR, PE, PI, RJ, RN, RS, RO, RR, SC, SP, SE, TO

+ Agenda

01/09/2017 Divulgação do Resultado Adicionar no Google Agenda

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.