MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

CadÚnico concede 1,2 milhão de isenções em cinco anos

Só em 2012 foram 577 mil isenções em concursos do Poder Executivo Federal. Direito é assegurado aos candidatos com renda familiar per capita até meio salário mínimo ou renda familiar total até três salários mínimos

George Corrêa
Publicado em 21/08/2013, às 10h46

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Desde que foi criado em 2008, o Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) concedeu 1,2 milhão de isenções no pagamento de taxas de inscrições em concursos públicos, segundo o Governo. O direito é garantido aos candidatos com renda familiar per capita de até meio salário mínimo ou renda familiar total de até três salários mínimos.

Só em 2012, foram 577 mil isenções em concursos do Poder Executivo Federal. Os números totais, por ano, podem ser consultados no quadro abaixo. Segundo a diretora do Departamento de Cadastro único do Ministério de Desenvolvimento Social (MDS), Cláudia Baddini, o Plano Brasil Sem Miséria – lançado em 2011 – tem se utilizado destes dados também para a concessão de serviços e benefícios do Governo, como o Minha Casa Minha Vida, Tarifa Social de Energia Elétrica e outros; além do próprio Bolsa Família, para o qual ele foi criado.

“Essa crescente utilização pelos programas parceiros tem contribuído para ampliar a divulgação do Cadastro Único e incentivado a sua permanente atualização por parte dos seus usuários”, ressaltou a diretora à assessoria de comunicação do órgão. Ainda segundo Baddini, a expectativa é a de que o número de isenções para candidatos de baixa renda continue a crescer nos próximos anos.

Para se inscrever

Para obter a isenção, os candidatos devem solicitar o benefício diretamente na instituição organizadora do concurso, conforme os prazos e regras previstas nos editais. Para poder pedir a primeira solicitação, o candidato deve estar inscrito no CadÚnico há, pelo menos, 45 dias.

Com a solicitação em mãos, a banca organizadora se encarrega de consultar o MDS para verificar as informações do candidato. O resultado poderá ser consultado, conforme as instruções contidas no edital.

Com informações da Ascom/MDS

Ano

Candidatos isentos

2008

9.624

2009

26.525

2010

105.658

2011

215.571

2012

577.178

2013 (até julho)

285.943

Total

1.220.499

Siga o JC Concursos no Google News

+ Resumo Empregos AASP

AASP
Vagas: Não definido
Taxa de inscrição: Não definido
Cargos: Não definido
Áreas de Atuação: Não definido
Escolaridade: Não definido
Faixa de salário:
Organizadora: O próprio órgão
Estados com Vagas: AC, AL, AP, AM, BA, CE, DF, ES, GO‍, MA, MT, MS, MG, PA, PB, PR, PE, PI, RJ, RN, RS, RO, RR, SC, SP, SE, TO

+ Agenda

21/08/2014 Divulgação do Resultado Adicionar no Google Agenda

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.