A Secretaria Municipal de Educação de São Paulo (SME) divulgou os gabaritos das provas objetivas do concurso público que vai preencher 2.472 oportunidades de professor de ensino fundamental II e médio. Das ofertas, 123 estão reservadas às pessoas com deficiência e 495 para negros.
As avaliações objetiva e discursiva foram aplicadas na capital paulista, no dia 24 de abril, nos horários das 8h (disciplinas de arte, biologia, educação física, espanhol, física, geografia, inglês, química e sociologia) e das 15h (disciplinas de ciências, história, português e matemática). As respostas corretas podem ser conferidas entre os anexos da matéria.
Os exames objetivos trouxeram 60 questões de múltipla escolha,sendo 30 de conhecimentos pedagógicos e 30 de conhecimentos específicos.Já o teste discursivo foi constituído por duas questões discursivassobre o módulo de conhecimentos pedagógicos, com número máximo de 30linhas.
Sobre o concurso
A carreira requer licenciatura plena na área desejada e conta com jornada de trabalho de 30 horas semanais. A remuneração inicial é de R$ 2.475, incluindo salário de R$ 2.079,43 e abonos. Além disso, como benefícios, são oferecidos: auxílio-refeição de R$ 15,25 por dia (o que equivale a R$ 335 por mês, considerando 22 dias), vale-alimentação de R$ 270,13 e vale-transporte, elevando os ganhos reais para R$ 3.080,13.
Prepare-se para o concurso da Prefeitura de São Paulo
VIDEOAULA PARA PREFEITURASPROVA ANTERIOR DA PREFEITURA DE SÃO PAULOHá
vagas para as disciplinas de arte (467), biologia (3), ciências (395), educação física (123), espanhol (3), física (2), geografia (499), história (71), inglês (453), matemática (365), português (87), química (1) e sociologia (3).
Mais detalhes podem ser conferidos no endereço eletrônico da
Fundação Getúlio Vargas –
FGV (
www.fgv.br/fgvprojetos/concursos/sme-sp), organizadora do
processo seletivo.
Atribuições do professor
Participar da elaboração, implementação e avaliação do projeto político-pedagógico da unidade educacional, visando a melhoria da qualidade da educação, em consonância com as diretrizes educacionais da Secretaria Municipal de Educação; elaborar o plano de ensino da turma e do componente curricular, observadas as metas e objetivos propostos no projeto político-pedagógico e as diretrizes curriculares da Secretaria Municipal de Educação; zelar pela aprendizagem e frequência dos alunos; considerar as informações obtidas na apuração do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica - IDEB e de outros instrumentos avaliativos de aproveitamento escolar, bem como as metas de aprendizagem indicadas para a unidade educacional na elaboração do plano de ensino; planejar e ministrar aulas, registrando os objetivos, atividades e resultados do processo educativo, tendo em vista a efetiva aprendizagem de todos os alunos; planejar e desenvolver, articuladamente com os demais profissionais, atividades pedagógicas compatíveis com os vários espaços de ensino e de aprendizagem existentes na unidade educacional; articular as experiências dos alunos com o conhecimento sistematizado, valendo-se de princípios metodológicos, procedimentos didáticos e instrumentos que possibilitem o pleno aproveitamento das atividades desenvolvidas; discutir com os alunos e com os pais ou responsáveis as propostas de trabalho da unidade educacional, formas de acompanhamento da vida escolar e procedimentos adotados no processo de avaliação das crianças, jovens e adultos; identificar, em conjunto com o coordenador pedagógico, alunos que apresentem necessidades de atendimento diferenciado, comprometendo-se com as atividades de recuperação contínua e paralela; adotar, em conjunto com o coordenador pedagógico, as medidas e encaminhamentos pertinentes ao atendimento dos alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação; planejar e executar atividades de recuperação contínua, paralela e compensação de ausências, de forma a assegurar oportunidades de aprendizagem aos alunos; adequar os procedimentos didáticos e pedagógicos que viabilizem a implementação da educação inclusiva e da educação de jovens e adultos; manter atualizado o registro das ações pedagógicas, tendo em vista a avaliação contínua do processo educativo; participar das atividades de formação continuada oferecidas para o seu aperfeiçoamento, bem como de cursos que possam contribuir para o seu crescimento e atualização profissional; atuar na implementação dos programas e projetos da Secretaria Municipal de Educação, comprometendo-se com suas diretrizes, bem como com o alcance das metas de aprendizagem; participar das diferentes instâncias de tomada de decisão quanto à destinação de recursos materiais e financeiros da unidade educacional; participar da definição, implantação e implementação das normas de convívio da unidade educacional.
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