Tudo Sobre

Concurso Marinha

Marinha Mercante libera gabaritos e aprovados em exame

A próxima etapa da seleção é a reunião para instruções, que será realizada no dia 28



Redação
Publicado em 25/09/2012, às 15h27

Foram publicados os gabaritos e a lista de aprovados na prova objetiva do processo seletivo promovido pela Diretoria de Portos e Costas (DPC) para preencher 386 vagas de oficiais nas Escolas de Formação de Oficiais da Marinha Mercante (EFOMM).

As respostas corretas do exame, bem como a relação de candidatos habilitados para a próxima fase, podem ser consultadas entre os anexos ao lado.

A próxima etapa da seleção é a reunião para instruções, que será realizada no dia 28 de setembro, às 14h, nos respectivos Órgãos de Execução e Divulgação (OED) de cada Estado.

Concurso
Os cursos são ministrados em regime de internato, nos centros de instrução Almirante Graça Aranha (CIAGA), que conta com 238 vagas, e Almirante Braz de Aguiar (CIABA), com 148, localizados nos municípios do Rio de Janeiro (RJ) e Belém (PA), respectivamente. Designado pela DPC, o CIAGA também foi incumbido de coordenar e executar o processo de seleção.
 
O candidato poderá optar pelos cursos de oficiais de máquinas e de oficiais de náutica, constituídos de dois períodos. O primeiro é acadêmico, com seis semestres letivos e permissão de saídas aos fins de semana, feriados e férias escolares. Já no segundo, o oficial realiza estágio embarcado, com duração mínima de seis (máquinas) e doze (náutico) meses.
 
Os cursos são gratuitos, mas os alunos contam com remuneração mensal durante o período acadêmico; auxílio financeiro durante o estágio; alimentação e alojamento; assistências médica, odontológica, psicológica, social e religiosa; e uniformes. Durante os cursos, os alunos ficam impedidos de se casar ou ter filhos, com o risco de ter a matrícula cancelada, caso surjam estes imprevistos.
 
Após o término do curso, o aluno será declarado 2º oficial de máquinas ou náutica da Marinha e 2º tenente da reserva da Marinha, assim como diplomado bacharel em Ciências Náuticas, reconhecido como graduação de nível superior.
 
O processo seletivo tem prova de conhecimentos; reunião de instruções; avaliação psicológica; seleção psicofísica; teste de suficiência física; e período de adaptação e verificação de documentos; todas eliminatórias.

Leandro Cesaroni

+ Resumo do Concurso Marinha

Marinha - Marinha do Brasil
Vagas: 386
Taxa de inscrição: R$ 50
Cargos: Não definido
Áreas de Atuação: Forças Armadas
Escolaridade: Ensino Médio
Faixa de salário:
Organizadora: Marinha
Estados com Vagas: AC, AL, AM, AP, BA, CE, DF, ES, GO, MA, MG, MS, MT, PA, PB, PE, PI, PR, RJ, RN, RO, RR, RS, SC, SE, SP, TO

+ Agenda do Concurso

25/09/2013 Divulgação do Resultado Adicionar no Google Agenda

Comentários

Mais Lidas