Orçamento 2025 prevê o preenchimento de nada menos do que 63.766 vagas no Governo Federal, com a realização de concursos públicos
O projeto de lei do orçamento 2025 do Governo Federal deve ser votado, no Congresso Nacional, no próximo dia 17 de março. A confirmação foi feita na última terça-feira, 25 de fevereiro, pelo relator da proposta, senador Angelo Coronel (PSD BA). De acordo com parlamentar, no dia 11, os líderes partidários deverão ser reunir para buscar consenso sobre alguns pontos do relatório do projeto de Lei Orçamentário Anual (LOA) 2025. Segundo ele, deve conversar com o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, para que o texto seja votado, no mesmo dia, tanto na Comissão Mista do Orçamento quando no plenário do Senado. A expectativa inicial era votar o projeto em dezembro, o que acabou não se concretizando.
Ao todo, a proposta, que fixa as despesas do Governo Federal para o ano de 2025, prevê o preenchimento de nada menos do que 63.766 vagas no funcionalismo público federal, sendo 57.814 para o preenchimento e 5.952 para criação.
A distribuição de vagas está sendo feita da seguinte forma:
Vale ressaltar que o quantitativo inclui recursos para o efetivo preenchimento das vagas oferecidas em concursos realizados em 2024, incluindo as oportunidades do Concurso Nacional Unificado.
LEIA TAMBÉM
A relação de vagas, embora determine a distribuição por poderes, não antecipa quais cargos poderão ser oferecidos em próximas seleções no decorrer do ano.
Além disso, a aprovação da proposta não garante a efetiva autorização dos respectivos concursos, mas apenas a previsão orçamentária para as eventuais contratações.
Vale lembrar que, no dia 27 de novembro, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, anunciou um plano de corte de gastos no Governo Federal que deve impactar a contratação de servidores.
A intenção é economizar R$ 70 bilhões em dois anos, sendo R$ 1 bilhão na contratação de pessoal em 2025.
A ministra da Gestão e da Inovação dos Serviços Públicos, Esther Dweck, reforçou a o corte deve ser direcionado para contratações adicionais em concursos em andamento, no sentido de permitir a convocação dos aprovados dentro do número de vagas, bem como a realização de novas seleção, incluindo a segunda edição do Concurso Nacional Unificado.
Siga o JC Concursos no Google Newsconcursosconcursos federaisconcursos 2025provas anterioresMais de 5 mil cidades no Brasil!
+ Mais Lidas
JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.