MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Já se sente preparado?

Se o edital do concurso dos seus sonhos for publicado hoje, você se sentirá preparado?

Daniel Sena
Publicado em 19/04/2016, às 10h38

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News
Se o edital do concurso dos seus sonhos for publicado hoje, você se sentirá preparado? Essa reflexão veio a minha mente nesta semana quando conversava com uma aluna que me abordou desesperada porque havia saído o concurso que ela tanto queria e ela não se sentia preparada. Essa é uma realidade quase que constante entre os concurseiros e, assim como ela, você também precisa pensar nisso.
A preparação para concurso não acontece da noite para o dia. Não é passe de mágica, nem milagre. Pelo contrário, é fruto de muito trabalho, dedicação, disciplina, constância. Quando essa aluna me abordou nessa semana percebi que por mais que falemos na necessidade de preparação antecipada, a maioria dos concurseiros não se liga nisso. Sempre acham que depois do edital poderão se dedicar mais e melhor. Isso não é verdade. Você pode se dedicar mais e melhor antes do edital. Você pode se dedicar mais e melhor bem antes do edital, antes da necessidade. 
Quando você se prepara com antecedência e o edital te encontra preparado, a reta final funciona como uma fase de revisão das disciplinas.  Na prática você já está preparado, só precisa refinar o conteúdo. Costumo aconselhar os alunos nessa fase a apenas fazerem muitos exercícios e, para isso, o camarada precisa estar com todo o conteúdo fresquinho na cabeça. Quem se antecipa dessa forma chega com mais tranquilidade no lançamento do edital. 
A preparação antecipada aumenta sua autoconfiança. Quem se prepara de forma constante antes do edital consegue ver o conteúdo tantas vezes que quase não se abala mais com as questões. Ele vive mergulhado em um estado de autoconfiança ideal, pois sabe que a pergunta que vier sobre aquele assunto ele dominará.
Aconteceu isso comigo quando fui fazer a segunda fase da OAB, prova que os bachareis em direito precisam realizar para poderem advogar. Fiz a segunda fase em direito do trabalho e sabe por que? Nunca foi minha matéria preferida, mas o professor que eu tive na faculdade me arroxou tanto que eu acabei estudando ela mais do que as outras disciplinas. Quando chegou na hora de fazer a inscrição para a prova e eu precisava escolher em qual área iria fazer a segunda fase, eu pensei: adoro penal, mas eu estou mais preparado em trabalho. Não deu outra, me inscrevi em trabalho e simplesmente arrebentei na prova. 
O meu sucesso nessa prova se deu porque durante todo aquele ano antes do exame de ordem eu estudei direito do trabalho. E eu estudei tanto que sabia simplesmente todas as perguntas da prova. Eu olhava a questão e a achava simples. Só para você ter ideia, apenas 10% dos candidatos desse exame conseguem a aprovação. Não é uma prova fácil para a maioria, mas para mim era. Na verdade, não é que a prova era fácil, eu é que estava preparado. E quando estamos preparados é isso que acontece. Você abre o caderno de provas e reconhece cada pergunta que está ali. Você sabe o chão em que está pisando. 
O mais interessante é que esse pensamento acontece com qualquer pessoa em qualquer prova que fizer. Não existe prova fácil ou difícil, o que existe é a prova para a qual você está preparado.
Então, com base na minha experiência e na de todos que têm obtido êxito nos concursos, acredito que se você se preparar antes da prova, o seu resultado será muito melhor. Pare de se preparar na última hora e comece a se preparar independentemente do edital. Apenas estude. Estude as matérias básicas que você tem certeza que cairá na sua prova e, quando sair o edital, entenderá o poderoso efeito de se antecipar. Não existe sensação melhor do que a de ver todo mundo desesperado e você se sentindo confiante.  É como se você não pertencesse àquele mundo. É essa sensação que te ajudará a conquistar sua aprovação! 
E aí? Como você se sente? Preparado!?
Daniel Sena, coordenador do Focus Concursos, professor de direito constitucional e especialista em concursos públicos. Facebook: /ProfDanielSena. Twitter: @ProfDanielSena. YouTube: ProfDanielSena.
Siga o JC Concursos no Google News

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.