O RankBrasil, site que registra os recordes brasileiros, divulgou nesta quarta-feira o nome do jovem com maior número de nomeações em
concursos públicos do âmbito federal. O recorde foi para o paraibano Kalebe Lael Costa Dionísio, que hoje tem 26 anos de idade e conta com dez aprovações.
Natural de João Pessoa, Kalebe iniciou sua jornada na carreira pública aos 17 anos, sendo que aos 18 já havia conquistado a aprovação em três órgãos. Ao todo, o jovem prestou 29 concursos e, fora as nomeações, conseguiu a classificação em mais 12, nos quais não foi convocado.
Seu último processo seletivo prestado foi em 2012, quando tinha 22 anos. Desde 6 janeiro de 2013, ele atua como oficial de Justiça no Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (
TRT 6), com jurisdição no Pernambuco.
Kalebe contou que a decisão de se tornar concurseiro surgiu quando ele estava no ensino
médio e que teve todo o incentivo dos pais. “Eles diziam que era uma excelente oportunidade de ter uma vida confortável e que só dependeria do meu esforço para conseguir”, lembrou.
A princípio, o jovem participou de uns cursinhos presenciais e depois começou a estudar por meio de conteúdo online, vídeos e apostilas. No início de sua trajetória, o paraibano chegou a dedicar até 12 horas do seu dia para os estudos, mas a carga teve de ser diminuída após entrar na faculdade e começar a trabalhar.
Nem tudo foi tão fácil, mas ele não desistiu e disse que cada vez mais sentia mais “fome” por conquistar a aprovação. “Amigos meus me disseram que
concurso era muito difícil e que tinha muita gente estudando há anos e por isso eu não teria chances de em apenas 3 meses conseguir a aprovação. Não sabiam eles que todas as vezes que duvidavam que eu conseguiria estavam me motivando bastante”, ressaltou.
Ele não conseguiu a classificação nos primeiros concursos, mas aos poucos foi melhorando e conquistando o resultado. Na sua lista de convocação estão os seguintes cargos: agente administrativo do Ministério da Fazenda; agente administrativo do Ministério do Trabalho e Emprego; assistente técnico administrativo do Ministério da Fazenda; auxiliar em administração da UFPB (Universidade Federal da Paraíba); auxiliar institucional do Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional); técnico administrativo do MPU (Ministério Público da União); analista judiciário do TRE do Rio Grande do Norte; oficial de Justiça do TRT do Amazonas; oficial de Justiça do TRF 5 (Tribunal Regional Federal da 5ª Região); e oficial de Justiça do TRT de Pernambuco. Destes certames, os que ele foi nomeado são o do Ministério da Saúde, Ministério da Fazenda, MPU, TRE/RN e TRT/PE – os demais ele assinou termo de desistência.
Para quem busca a aprovação em um órgão público, o atual oficial de Justiça deixou uma mensagem: “Em tudo na vida, se a gente se dedicar de verdade e der o nosso melhor, não tem como dar errado. O que pode ocorrer é que para uns as coisas acontecem mais rápido do que para outros, mas se a pessoa não desistir e continuar se dedicando, mais cedo ou mais tarde ela irá conseguir”.
Depois de toda a sua experiência em concursos, Kalebe resolveu criar o site Fui Aprovado (
www.fuiaprovado.com) para compartilhar suas experiências e com dicas para a aprovação.
*Com informações do RankBrasilSiga o JC Concursos no Google News+ Resumo Empregos A vida em parágrafos
A vida em parágrafos
Vagas: Não definido
Taxa de inscrição:
Não definido
Cargos:
Não definido
Áreas de Atuação:
Não definido
Escolaridade:
Não definido
Faixa de salário:
Organizadora: O próprio órgão
Estados com Vagas: AC,
AL,
AP,
AM,
BA,
CE,
DF,
ES,
GO,
MA,
MT,
MS,
MG,
PA,
PB,
PR,
PE,
PI,
RJ,
RN,
RS,
RO,
RR,
SC,
SP,
SE,
TO
+ Agenda
17/11/2017 Divulgação do Resultado