Tudo Sobre

Concurso Resultado da Enquete

Leitores se dividem sobre Reforma Ortográfica

Confira o resultado da última enquete



Redação
Publicado em 10/11/2008, às 12h54

O novo acordo ortográfico aprovado pelo Presidente Lula em setembro, que altera a grafia de diversas palavras do nosso idioma, está dividindo opiniões. Na última enquete realizada pelo JC&E, 35,82% dos leitores (4.122 votos) afirmaram ser contra o novo acordo. Logo em seguida, 33,21% dos participantes (totalizando 3.822 votos) asseguraram que estava realmente na hora de uma mudança.

A medida tem caráter internacional: unificar a escrita da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), formada por Brasil, Portugal, Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Timor Leste e São Tomé e Príncipe.

O fato é que os que temem a nova ortografia oficial não devem se desesperar, uma vez que foi estabelecido um período de transição, até 31 de dezembro de 2.012, no qual as duas formas – a atual e a nova – serão consideradas válidas e aceitas em concursos e vestibulares.

As mudanças, porém, já serão aceitas a partir de 1º de janeiro de 2009, portanto, é bom se preparar desde já.

Uma boa dica é acompanhar a coluna semanal do Professor Ernani Pimentel, em nossa versão impressa, que traz inúmeras informações sobre o novo acordo de forma didática e agradável.

Outra exclusividade oferecida pelo JC&E é a promoção em parceria com a Editora Contexto, responsável pela publicação do livro “O Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa”, escrito por Maurício Silva, que premiará cinco leitores com exemplares da obra.

A promoção é aberta a internautas e leitores do jornal impresso que, para concorrer, deverão escrever uma frase de, no máximo, 200 caracteres (contados com espaço), a respeito do tema:

“O que a mudança ortográfica vai influenciar nos meus estudos?”.

 As cinco respostas mais criativas receberão, pelo Correio, um exemplar do livro – veja como participar.

Resultado da Enquete


Qual sua opinião sobre a Reforma Ortográfica?


Vai confundir na hora da prova

(1210 Votos) 10,51%

O prazo de adaptação é suficiente

(303 Votos) 2,63%

Realmente precisava mudar

(3822 Votos) 33,21%

Sou contrário

(4122 Votos) 35,82%

As mudanças facilitaram

(2052 Votos) 17,83%

Total:

11509 Votos



Enquete no ar desde quinta-feira, 23 de outubro de 2008

Nova enquete

Agora, o JC&E quer saber a sua opinião sobre as últimas declarações do Ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, a respeito da crise financeira. Segundo ele, os recursos para a abertura de novos concursos estão assegurados para 2009, ou seja, os candidatos podem continuar os estudos sem medo.

O que você acha da declaração? Qual será sua atitude daqui para frente em relação ao assunto? Confia no Governo ou acha que muitas seleções correm o risco de não serem realizadas? Não deixe de registrar seu voto!

+ Resumo do Concurso Resultado da Enquete

Resultado da Enquete
Vagas: Não definido
Taxa de inscrição: Não definido
Cargos: Não definido
Áreas de Atuação: Não definido
Escolaridade: Não definido
Faixa de salário:
Organizadora: O próprio órgão

+ Agenda do Concurso

10/11/2009 Divulgação do Resultado Adicionar no Google Agenda

Comentários

Mais Lidas