A 40,1 km da capital paulista, na Grande São Paulo, a Prefeitura Municipal de Mairiporã irá contratar, por tempo indeterminado, 11 servidores para a função de agente comunitário de saúde. Também será formado cadastro reserva.
As vagas efetivas estão nas unidades de atenção básica de Estratégia Saúde da Família (ESF) Rio Acima (2), Pirucaia (1), Sol Nascente (2), Vila Machado (2), Pinheiral (2), Cantareira (1) e na Equipe de Agentes Comunitários de Saúde (EACS) de Mato Dentro (1). Já as ofertas para cadastro reserva abrangem as ESFs Cantareira, Capuavinha e Fernão Dias, além da EACS Lajota.
Os requisitos para participar do processo seletivo simplificado são o ensino fundamental completo e a residência na área da comunidade desejada.
Interessados com o perfil buscado poderão se inscrever de 25 de agosto a 2 de setembro na rua Alzira Campos, 480 – Jardim Fernão Dias. O atendimento será feito das 8h30 às 16h30. É preciso levar xerox e original do documento de identificação (com foto) e do comprovante de residência.
Fases – Com início às 9h e término às 12h, a prova objetiva será a primeira etapa de seleção dos participantes. A avaliação será realizada no dia 14 de setembro na Escola Municipal Mufarrege Salomão Chamma (rua Celso Epaminondas, s/n°, bairro Lavapés). O teste cobrará conhecimentos de língua portuguesa, noções de matemática e matérias gerais e específicas. Todas as disciplinas terão dez questões; cada uma valendo 2,5 pontos. O mínimo de 50% de acertos garante a continuação no processo seletivo.
O Curso Introdutório de Formação Inicial para a carreira, com duração de três meses, é outra triagem imprescindível. Para ser aprovado será preciso ter 75% de presença e nota igual ou superior a sete.
Os aprovados terão contrato de trabalho firmado de acordo com o regime da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). O salário, para atuação de 40 horas por semana, será de R$ 1.014.
Vale lembrar que 5% das chances se destinam a pessoas com necessidades especiais e 20% são reservadas aos afrodescendentes.
Atribuições – Os agentes comunitários de saúde realizam mapeamento, cadastramento de famílias e atualização permanente do cadastro; identificam indivíduos e famílias expostas a situações de risco; identificam áreas de risco; orientam as famílias para utilização adequada dos serviços de saúde; promovem ações e atividades nas áreas prioritárias de atenção básica; fazem o acompanhamento mensal de todas as famílias sob sua responsabilidade, mediante visita domiciliar; têm de estar sempre bem informando e informar os demais integrantes das equipes sobre a situação das famílias acompanhadas, particularmente aquelas em situações de risco; desenvolvem ações de educação e vigilância à saúde, com ênfase na promoção da saúde e na prevenção de doenças; promovem a educação e a mobilização comunitárias, visando a desenvolver ações coletivas de saneamento e melhoria do meio ambiente; traduzem para a ESF a dinâmica social da comunidade; identificam parceiros e recursos existentes na comunidade que possam ser potencializados pelas equipes; participam de mutirões de limpeza e controle de endemias; e realizam atividades administrativas (atendimento, cadastramento etc.) junto às equipes de ESF.
Siga o JC Concursos no Google News