Tudo Sobre

Concurso Polícia Civil

Mais de 99% dos candidatos foram reprovados

67.407 concorrentes que realizaram a avaliação, apenas 390 foram aprovados em todas as matérias.



Redação
Publicado em 08/01/2009, às 11h49

O resultado da prova objetiva para o cargo de Investigador da Polícia Civil de São Paulo, divulgado nesta quarta-feira, 7 de janeiro, gerou polêmica entre muitos candidatos por conta do baixo número de aprovados.

Segundo informações do órgão, dos 67.407 concorrentes que realizaram a avaliação, apenas 390 foram aprovados em todas as matérias e estão aptos a prosseguir no concurso.

“A prova foi dificílima. O grau de conhecimento cobrado na avaliação foi de nível superior, para um cargo que requer o ensino médio do candidato”, revelou ao JC&E um leitor que não quis se identificar.

Vale lembrar que foi aprovado, no ano passado, o nível superior para a função, mas este valerá apenas para os próximos concursos.

Estatísticas

A própria Polícia Civil divulgou um gráfico com as estatísticas da prova, as quais revelam o alto índice de reprovação. Relembrando que o candidato, para ser aprovado para a próxima fase da seleção, deveria obter aprovação mínima em todas as disciplinas.


Veja o gráfico

A maior parte dos candidatos (25.882, o que corresponde a 38,39% do total) reprovou em duas ou mais matérias.

Mas o dado que mais aponta para o alto grau de dificuldade do exame foi o segundo item com maior percentual do gráfico: 29,93%, ou seja, 20.172 concorrentes, reprovaram não em três ou quatro, mas em todas as matérias.

Para se ter uma dimensão ainda maior do fato, os 390 aprovados em todas as disciplinas representaram apenas 0,58% do total. Em outras palavras: 99,42% dos candidatos ao cargo de Investigador da Polícia Civil de São Paulo foram reprovados na prova objetiva.

O gráfico disponibilizado pelo órgão pode ser conferido, bem como o resultado da prova, nos anexos abaixo.

Concurso

A Polícia Civil de São Paulo abriu 1.449 oportunidades de Investigador, com exigência de nível médio, para salário inicial de R$ 1.729,82.

Os candidatos poderão requerer vista da prova e pedir reconsideração à presidência da comissão nos dias 7, 8 e 9 de janeiro, junto à Secretaria de Concursos Públicos, situada na Praça Professor Reynaldo Porchat, 219, Cidade Universitária, São Paulo/SP, ala 8, sala 90, das 10h às 16h.

De acordo com a Polícia Civil, a seleção contou com um total de 128 mil candidatos inscritos ao cargo de Investigador.

A seleção está sob investigação do Ministério Público por suspeitas de fraude.


Saiba mais sobre o concurso de investigador

+ Resumo do Concurso Polícia Civil

Polícia Civil
Vagas: Não definido
Taxa de inscrição: Não definido
Cargos: Não definido
Áreas de Atuação: Não definido
Escolaridade: Não definido
Faixa de salário:
Organizadora: O próprio órgão
Estados com Vagas: SP

+ Agenda do Concurso

08/01/2010 Divulgação do Resultado Adicionar no Google Agenda

Comentários

Mais Lidas