O tão aguardado edital do concurso do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) será publicado no Diário Oficial da União de terça-feira (21) “sem falta”. Esta é a informação repassada ao JC&E pela assessoria de imprensa do órgão. Além disso, o departamento de comunicação também informou que o documento não foi divulgado nesta segunda-feira (20) por “problemas técnicos”.
Do total das 796 oportunidades, 422 serão destinadas à reposição de pessoal. As outras 374 serão para substituição de terceirizados.
Os candidatos de nível fundamental poderão concorrer aos postos de auxiliar de laboratório. Para os níveis médio e técnico, as vagas se concentram nas funções de agente de atividades agropecuárias; agente de inspeção sanitária e industrial de produtos de origem animal; técnico de laboratório; e técnico em contabilidade.
Os postos de nível superior estão nas carreiras de administrador, agente administrativo, bibliotecário, contador, economista, engenheiro, engenheiro agrônomo, geógrafo, fiscal federal agropecuário e psicólogo.
Os vencimentos iniciais oferecidos pelo ministério oscilam entre R$ 2.570,02 e R$ 11.531,69.
Histórico – Vale lembrar que o concurso do Mapa é aguardado há mais de quatro anos, época em que começaram as conversas com o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG) sobre a necessidade de provimento de cargos.
Em março de 2013, houve a autorização para a realização do certame. Após denúncias envolvendo a escolha do Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (Idecan), como organizador da seleção, o ministério perdeu o prazo da publicação do edital. O MPOG, então, ampliou o tempo limite para a realização do concurso e depois de capítulos envolvendo a justiça, o Mapa conseguiu homologar a Consulplan como vencedora do pregão para organizar a seleção pública.
Siga o JC Concursos no Google News