Publicado: 09/08/2018 - 09:41 | Atualizado: 09/08/2018 - 09:41

Maricá RJ: concurso recebe inscrições para 603 vagas

Oportunidades são para diversos cargos, em várias áreas de atuação, com remunerações básicas iniciais de até R$ 9,1 mil

Por JCConcursos - Fernando Cezar Alves

A Prefeitura de Maricá, no Rio de Janeiro, abriu as inscrições do concurso público que dispõe de 603 vagas. Do total de postos, 300 são para cargos com exigência de ensino médio e 303 para vagas de nível superior, com remunerações iniciais que variam de R$ 1.874,88 a R$ 9.185,40, para jornadas de 15 a 40 horas semanais.

Ensino Médio
Quem possui ensino médio pode concorrer aos cargos de docente II (225 vagas, com inicial de R$ 1.704,44, com jornada de 25 horas semanais), técnico de enfermagem (3, R$ 2.273,71, 20 horas), agente administrativo (40, R$ 1.977,14, 40horas), fiscal de posturas e transportes (9, R$ 2.273,71, 40 horas), fiscal de obras e meio ambiente (14, R$ 2.273,71, 40 horas) e técnico de apoio ao controle interno (5, R$ 2.273,71, 40 horas).

Nível Superior
Para nível superior: docente I – artes (13, R$ 1.874,88, 15 horas), doente I – ciências físicas e biológicas (18, R$ 1.874,88, 15horas), docente I - educação física  (30, R$ 1.874,88, 15 horas), doente I – geografia (15, R$ 1.874,88, 15 horas), docente I – matemática (23, R$ 1.874,88, 15 horas), docente I – história (14, R$ 1.874,88, 15 horas), docente I – língua estrangeira – inglês (8, R$ 1.874,88, 15 horas), docente I – língua portuguesa (29, R$ 1.874,88, 15 horas), inspetor escolar (14, R$ 1.874,88, 25 horas), orientador pedagógico (25, R$ 1874,88, 20 horas), orientador educacional (21, R$ 1.874,88, 20 horas), assistente social (12, R$ 2.614,76, 20 horas), profissional de educação física (4, R$ 2.614,76, 40 horas), enfermeiro (2, R$ 2.614,76, 30 horas), fisioterapeuta (5, R$ 2.614,76, 20 horas), fonoaudiólogo (5, R$ 2.614,76, 20 horas), nutricionista (1, R$ 2.614,76, 20 horas), pedagogo (3, R$ 2.614,76, 40 horas), psicólogo (12, R$ 2.614,76, 20 horas), terapeuta ocupacional (4, R$ 2.614,76, 40horas), contador (7, R$ 2.614,76, 40 horas), fiscal de vigilância sanitária (3, R$ 2.614,76, 24 horas), auditor com ênfase em controle interno (1, R$ 2.614,76, 40 horas), fiscal de tributos (28, R$ 2.614,76, 40 horas), analista de controle interno (1, R$ 2.614,76, 40 horas)  e procurador do município (2, R$ 9.185,40 , 30 horas).

• APOSTILAS CONCURSO PREFEITURA DE MARICA RJ 2018 - DOCENTES / OUTROS CARGOS DE NÍVEL MÉDIO


Para os cargos de fiscal de vigilância sanitária, fiscal de tributos, fiscal de posturas e transportes e fiscal de obras e meio ambiente é oferecida gratificação de produtividade, que pode alcançar 400% da remuneração inicial.


As inscrições poderão ser feitas até o dia 3 de setembro, pela internet, na página eletrônica  www.coseac.uff.br/concursos/marica/2018, onde o edital também está disponível para consulta.


As taxas são de R$ 50 para os cargos de ensino médio e R$ 70 para nível superior, exceto para procurador do município, que será de R$ 140.


A aplicação das provas está marcada para ocorrer nos dias 14 de outubro para os cargos de ensino médio e nos dias 30 de setembro ou 21 de outubro para os de nível superior, variando de acordo com a carreira escolhida.


As contratações serão feitas durante o prazo de validade do concurso, que será de dois anos, podendo ser prorrogado uma vez, pelo mesmo período.
       

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Atualizado: 09/08/2018 - 09:41

Maricá RJ: concurso recebe inscrições para 603 vagas

Oportunidades são para diversos cargos, em várias áreas de atuação, com remunerações básicas iniciais de até R$ 9,1 mil

Níveis médio e superior

Por JCConcursos - Fernando Cezar Alves

A Prefeitura de Maricá, no Rio de Janeiro, abriu as inscrições do concurso público que dispõe de 603 vagas. Do total de postos, 300 são para cargos com exigência de ensino médio e 303 para vagas de nível superior, com remunerações iniciais que variam de R$ 1.874,88 a R$ 9.185,40, para jornadas de 15 a 40 horas semanais.

 

Ensino Médio
Quem possui ensino médio pode concorrer aos cargos de docente II (225 vagas, com inicial de R$ 1.704,44, com jornada de 25 horas semanais), técnico de enfermagem (3, R$ 2.273,71, 20 horas), agente administrativo (40, R$ 1.977,14, 40horas), fiscal de posturas e transportes (9, R$ 2.273,71, 40 horas), fiscal de obras e meio ambiente (14, R$ 2.273,71, 40 horas) e técnico de apoio ao controle interno (5, R$ 2.273,71, 40 horas).

 

Nível Superior
Para nível superior: docente I – artes (13, R$ 1.874,88, 15 horas), doente I – ciências físicas e biológicas (18, R$ 1.874,88, 15horas), docente I - educação física  (30, R$ 1.874,88, 15 horas), doente I – geografia (15, R$ 1.874,88, 15 horas), docente I – matemática (23, R$ 1.874,88, 15 horas), docente I – história (14, R$ 1.874,88, 15 horas), docente I – língua estrangeira – inglês (8, R$ 1.874,88, 15 horas), docente I – língua portuguesa (29, R$ 1.874,88, 15 horas), inspetor escolar (14, R$ 1.874,88, 25 horas), orientador pedagógico (25, R$ 1874,88, 20 horas), orientador educacional (21, R$ 1.874,88, 20 horas), assistente social (12, R$ 2.614,76, 20 horas), profissional de educação física (4, R$ 2.614,76, 40 horas), enfermeiro (2, R$ 2.614,76, 30 horas), fisioterapeuta (5, R$ 2.614,76, 20 horas), fonoaudiólogo (5, R$ 2.614,76, 20 horas), nutricionista (1, R$ 2.614,76, 20 horas), pedagogo (3, R$ 2.614,76, 40 horas), psicólogo (12, R$ 2.614,76, 20 horas), terapeuta ocupacional (4, R$ 2.614,76, 40horas), contador (7, R$ 2.614,76, 40 horas), fiscal de vigilância sanitária (3, R$ 2.614,76, 24 horas), auditor com ênfase em controle interno (1, R$ 2.614,76, 40 horas), fiscal de tributos (28, R$ 2.614,76, 40 horas), analista de controle interno (1, R$ 2.614,76, 40 horas)  e procurador do município (2, R$ 9.185,40 , 30 horas).

• APOSTILAS CONCURSO PREFEITURA DE MARICA RJ 2018 - DOCENTES / OUTROS CARGOS DE NÍVEL MÉDIO


Para os cargos de fiscal de vigilância sanitária, fiscal de tributos, fiscal de posturas e transportes e fiscal de obras e meio ambiente é oferecida gratificação de produtividade, que pode alcançar 400% da remuneração inicial.


As inscrições poderão ser feitas até o dia 3 de setembro, pela internet, na página eletrônica  www.coseac.uff.br/concursos/marica/2018, onde o edital também está disponível para consulta.


As taxas são de R$ 50 para os cargos de ensino médio e R$ 70 para nível superior, exceto para procurador do município, que será de R$ 140.


A aplicação das provas está marcada para ocorrer nos dias 14 de outubro para os cargos de ensino médio e nos dias 30 de setembro ou 21 de outubro para os de nível superior, variando de acordo com a carreira escolhida.


As contratações serão feitas durante o prazo de validade do concurso, que será de dois anos, podendo ser prorrogado uma vez, pelo mesmo período.
       

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Atualizado: 09/08/2018 - 09:12

Concurso MRE: prova para diplomata será aplicada dia 26

Carreira paga R$ 18 mil e é destinada profissionais com curso superior em qualquer área de conhecimento

26 vagas

Por JCConcursos - Samuel Peressin

O concurso do Ministério das Relações Exteriores (MRE) para a carreira de diplomata no Instituto Rio Branco tem a prova da primeira fase prevista para 26 de agosto. Estão em disputa 26 vagas, sendo cinco reservadas a negros e duas a pessoas com deficiência.

 

Podem participar da seleção profissionais com diploma de curso superior (em qualquer área) emitido por instituição de ensino credenciada pelo Ministério da Educação (MEC).

 

Com salário inicial de R$ 18.059,83, o cargo de diplomata tem como principais atribuições atividades de representação, negociação, informação e proteção de interesses brasileiros no campo internacional.

 

• CURSO PARA O CONCURSO MRE 2018 - DIPLOMATA

 

As inscrições foram recebidas até 16 de julho, por meio do site www.cespe.unb.br. A taxa de participação custou R$ 230.

 

 

Etapas do concurso do MRE para diplomata 2018

 

 

O concurso para diplomata será iniciado com a aplicação de prova objetiva contendo 73 questões de múltipla escolha, marcada para 26 de agosto. 

 

O conteúdo programático inclui língua portuguesa, língua inglesa, história mundial, história do Brasil, política internacional, geografia, noções de economia e noções de direito e direito internacional público. 

 

A segunda etapa compreenderá exames escritos de língua portuguesa e língua inglesa, previstos para ocorrer em 22 e 23 de setembro, respectivamente. 

 

Na sequência, entre 28 e 30 de setembro, os inscritos no concurso de diplomata serão submetidos a provas escritas sobre história do Brasil, política internacional, geografia, noções de economia, noções de direito e direito internacional público e línguas espanhola e francesa. 

 

A avaliação da primeira etapa ocorrerá nas capitais dos 26 Estados brasileiros e em Brasília. Nas demais fases, haverá aplicação nas cidades onde houver candidatos convocados.

 

O resultado está previsto para ser divulgado em 21 de dezembro. Os aprovados no concurso para diplomata do MRE ingressarão na classe inicial de terceiro secretário e deverão se matricular no curso de formação do Instituto Rio Branco, na capital federal, de acordo com o edital
 

 

Conteúdo programático parcial para o concurso de diplomata 2018

 

 

Língua portuguesa (primeira e segunda fases) - 1 Língua portuguesa: modalidade culta usada contemporaneamente no Brasil. 1.1 Sistema gráfico: ortografia, acentuação e pontuação; legibilidade. 1.2 Morfossintaxe. 1.3 Semântica. 1.4 Vocabulário. 2 Leitura e produção de textos. 2.1 Compreensão, interpretação e análise crítica de textos escritos em língua portuguesa. 2.2 Conhecimentos de linguística, literatura e estilística: funções da linguagem; níveis de linguagem; variação linguística; gêneros e estilos textuais; textos literários e não literários; denotação e conotação; figuras de linguagem; estrutura textual. 2.3 Redação de textos dissertativos dotados de fundamentação conceitual e factual, consistência argumentativa, progressão temática e referencial, coerência, objetividade, precisão, clareza, concisão, coesão textual e correção gramatical. 2.3.1 Defeitos de conteúdo: descontextualização, generalização, simplismo, obviedade, paráfrase, cópia, tautologia, contradição. 2.3.2 Vícios de linguagem e estilo: ruptura de registro linguístico, coloquialismo, barbarismo, anacronismo, rebuscamento, redundância e linguagem estereotipada.


Língua inglesa (primeira e segunda fases) - Primeira Fase: 1 Compreensão de textos escritos em língua inglesa. 2 Itens gramaticais relevantes para compreensão dos conteúdos semânticos. Segunda Fase: 1 Redação em língua inglesa: expressão em nível avançado; domínio da gramática; qualidade e propriedade no emprego da linguagem; organização e desenvolvimento de ideias. 2 Tradução do Inglês para o Português: fidelidade ao texto-fonte; respeito à qualidade e ao registro do texto-fonte; correção morfossintática e lexical. 3 Versão do Português para o Inglês: fidelidade ao texto-fonte; respeito à qualidade e ao registro do texto-fonte; correção morfossintática e lexical. 4 Resumo: capacidade de síntese e de reelaboração em Inglês correto.

 

Política internacional (primeira e terceira fases) - 1 Relações internacionais: conceitos básicos, atores, processos, instituições e principais paradigmas teóricos. 2 A política externa brasileira: evolução desde 1945, principais vertentes e linhas de ação. 3 O Brasil e a América do Sul. 3.1 Integração na América do Sul. 3.2 O MERCOSUL: origens do processo de integração no Cone Sul. 3.3 Objetivos, características e estágio atual de integração. 3.4 A Iniciativa de Integração da Infraestrutura Regional Sul-Americana (IIRSA). 3.5 A União Sul-Americana de Nações: objetivos e estrutura. 3.6 O Conselho de Defesa da América do Sul. 4 A política externa argentina; a Argentina e o Brasil. 5 A política externa norte-americana e relações com o Brasil. 6 Relações do Brasil com os demais países do hemisfério. 7 A Política externa francesa e relações com o Brasil. 8 Política externa inglesa e relações com o Brasil. 9 Política externa alemã e relações com o Brasil. 10 A União Europeia e o Brasil. 11 Política externa russa e relações com o Brasil. 12 A África e o Brasil. 13 A política externa da China, da Índia e do Japão; relações com o Brasil. 14 Oriente Médio: a questão palestina; Síria, Iraque, Irã e outras situações nacionais relevantes. 15 A Comunidade dos Países de Língua Portuguesa. 16 A agenda internacional e o Brasil: 16.1 O multilateralismo de dimensão universal: a ONU; as Conferências Internacionais; os órgãos multilaterais. 16.2 Desenvolvimento. 16.3 Pobreza e ações de combate à fome. 16.4 Meio ambiente. 16.5 Direitos Humanos. 16.6 Comércio internacional e Organização Mundial do Comércio (OMC). 16.7 Sistema financeiro internacional. 16.8 Desarmamento e não-proliferação. 16.9 Conflito étnico, sectário e nacionalismo: os casos do Bálcãs e do Oriente Médio (por exemplo: Síria, Líbano, Iraque). 16.10 Crimes de guerra e crimes contra a humanidade: genocídio, holocausto e a Corte Penal Internacional. 16.11 Políticas de identidade: gênero, raça e religião como vetores da política mundial. 16.12 Terrorismo. 16.13 Narcotráfico. 16.14 A reforma das Nações Unidas. 17 O Brasil e o sistema interamericano. 18 O Brasil e a formação dos blocos econômicos. 19 A dimensão da segurança na política exterior do Brasil. 20 O Brasil e as coalizões internacionais: o G-20, o IBAS e o BRICS. 21 O Brasil e a cooperação sul-sul.

 

Geografia (primeira e terceira fases) -1 História da Geografia. 1.1 Expansão colonial e pensamento geográfico. 1.2 A Geografia moderna e a questão nacional na Europa. 1.3 As principais correntes metodológicas da Geografia. 2 A Geografia da População. 2.1 Distribuição espacial da população no Brasil e no mundo. 2.2 Os grandes movimentos migratórios internacionais e intranacionais. 2.3 Dinâmica populacional e indicadores da qualidade de vida das populações. 3 Geografia Econômica. 3.1 Globalização e divisão internacional do trabalho. 3.2 Formação e estrutura dos blocos econômicos internacionais. 3.3 Energia, logística e reordenamento territorial pós-fordista. 3.4 Disparidades regionais e planejamento no Brasil. 4 Geografia Agrária. 4.1 Distribuição geográfica da agricultura e pecuária mundiais. 4.2 Estruturação e funcionamento do agronegócio no Brasil e no mundo. 4.3 Estrutura fundiária, uso da terra e relações de produção no campo brasileiro. 5 Geografia Urbana. 5.1 Processo de urbanização e formação de redes de cidades. 5.2 Conurbação, metropolização e cidades-mundiais. 5.3 Dinâmica intraurbana das metrópoles brasileiras. 5.4 O papel das cidades médias na modernização do Brasil. 6 Geografia Política. 6.1 Teorias geopolíticas e poder mundial. 6.2 Temas clássicos da Geografia Política: as fronteiras e as formas de apropriação política do espaço. 6.3 Relações Estado e território. 6.4 Formação territorial do Brasil. 7 Geografia e gestão ambiental. 7.1 O meio ambiente nas relações internacionais: avanços conceituais e institucionais. 7.2 Macro divisão natural do espaço brasileiro: biomas, domínios e ecossistemas. 7.3 Política e gestão ambiental no Brasil.
 

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Atualizado: 07/08/2018 - 15:46

Concurso IBGE: cresce expectativa para 1.800 vagas

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística encaminhou solicitação para oportunidades nos níveis médio e superior de ensino. Salários de até R$ 8,2 mil

Técnico e analista

Por JCConcursos - Camila Diodato

Ainda está em avaliação no Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Getão (MPDG) o pedido do novo concurso do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). O órgão solicitou autorização para o preenchimento de 1.800 vagas efetivas em seu quadro de pessoal

 O presidente do instituto, Roberto Olinto, já reconheceu diversas vezes a necessidade urgente para a realização deste certame. Ele chegou a ressaltar que "é prioridade absoluta dessa direção concurso e plano de carreira. Sem concurso e sem carreira a história do IBGE pode se encerrar de forma melancólica. A nossa preocupação é comunicar ao Ministério do Planejamento essa situação de forma incisiva. O impacto disso vai trazer sérios danos ao IBGE”.

Em dezembro do ano passado, o instituto solicitou o aval para 1.200 chances de técnico em informações geográficas e estatísticas e outras 600 para a carreira de analista de planejamento, gestão e infraestrutura em informações geográficas e estatísticas.

Atualmente, a solicitação está em trâmite na Divisão de Concursos Públicos do Ministério do Planejamento. Desde que foi encaminhada, ela sofreu várias movimentações dentro da Pasta.

Sobre as carreiras do concurso IBGE 2018

A função de técnico destina-se aos candidatos com certificado de ensino médio emitido por instituição reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC). O salário vigente corresponde a R$ 3.890,87 contando com o vale-alimentação.

Já o posto de analista exige formação superior completa, sendo que diversos cursos são aceitos. Consta na tabela de remuneração dos servidores federais que o vencimento atual é de R$ 8.213,07.

Último concurso IBGE para efetivos

No final de 2015, o órgão lançou dois editais que, juntos, apresentaram um total de 600 oportunidades. A banca organizadora do certame, na ocasião, foi a Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Um edital ofereceu 460 chances para a carreira de técnico distribuídas entre diversos Estados. A validade dele encerra no dia 30 de maio de 2018, já contando com a prorrogação.

O outro teve 90 chances para analista e 50 para tecnologista, também com lotação em vários Estados. O prazo dele vai terminar em 14 de junho de 2016, com o acréscimo da prorrogação.

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Atualizado: 07/08/2018 - 10:56

Concurso Ibama: aguardada AUTORIZAÇÃO para 1.888 vagas

O Ibama tem o intuito de abrir concurso com oportunidades para técnico e analista, com exigência de níveis médio e superior. Os salários iniciais oferecidos pelo órgão chegam a R$ 7,7 mil

Três cargos

Por JCConcursos - Camila Diodato

O Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MPDG) ainda analisa o pedido para a realização de novo concurso do Ibama (Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis). A solicitação foi enviada recentemente e há uma grande expectativa para que a autorização seja liberada ainda este ano
 
O requerimento encaminhado solicita um total de 1.888 vagas, e não mais 1.529 como anteriormente. De tais oportunidades, 759  são para técnico administrativo, 832 para analista ambiental e 297 para analista administrativo.
 
As carreiras de analista ambiental e analista administrativo do concurso do Ibama exigem nível superior, enquanto a colocação de técnico administrativo aceita profissionais com ensino médio.
 
As remunerações iniciais correspondem a R$ 3.712,72 para técnico e a R$ 7.760,45 para analista. Nesses valores já está incluso o auxílio-alimentação de R$ 458. 
 

Últimos concursos do Ibama para analista


 
A seleção anterior para analista ambiental do Ibama foi aberto em 2012, anunciando uma oferta de 108 vagas, sendo 45 para a área de licenciamento ambiental no Distrito Federal, 15 para licenciamento ambiental no Rio de Janeiro, 27 para monitoramento, regulação, controle, fiscalização e auditoria ambiental no Distrito Federal e 21 para gestão, proteção e controle da qualidade ambiental no Distrito Federal. Ao todo, 16.290 pessoas se inscreveram para o processo seletivo.
 
Já para analista administrativo, o último certame foi realizado em 2013, para preenchimento de 61 postos, distribuídos da seguinte forma: Acre (2 vagas), Amapá (2), Amazonas (3), Bahia (1), Distrito Federal (27), Espírito Santo (1), Maranhão (1), Mato Grosso (3), Mato Grosso do Sul (2), Minas Gerais (2), Pará (2), Paraná (2), Piauí (1), Rio Grande do Sul (1), Rondônia (2), Roraima (2), Santa Catarina (2), São Paulo (1), Sergipe (2) e Tocantins (2). O processo seletivo registrou 43.533 candidatos.
 
Os dois processos seletivos foram organizados pelo Cespe/UnB.
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Atualizado: 06/08/2018 - 11:38

Concurso INSS: pedido tem novos avanços no Planejamento

Solicitação encaminhada recentemente ao Ministério do Planejamento é para os cargos de técnico, analista e perito

Níveis médio e superior

Por JCConcursos - Camila Diodato

Avançou novamente o pedido do concurso do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), encaminhado este ano ao Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MPDG). Ao todo, foram solicitadas 10.468 vagas para o seu quadro de pessoal.

As chances requeridas são para os cargos de técnico do seguro social (6.034 vagas), analista do seguro social (2.222) e perito médico previdenciário (2.212). Tais ofertas são para novo certame e a convocação de remanescentes.

Vale lembrar que, no dia 5 de agosto, encerrou o prazo de validade do último certame do órgão. O sindicato da categoria cobrou várias vezes a necessidade da convocação de pessoal, como isso não aconteceu, a expectativa é de que ao menos uma nova seleção seja autorizada o mais rápido possível.

A Fenasps (Federação Nacional dos Sindicatos dos Trabalhadores em Saúde, Trabalho, Previdência e Assistência Social) informou que o instituto precisa urgentemente repor 16 mil vagas, já que há uma situação calamitosa de defasagem de pessoal. A entidade ainda revelou que, se nada for feito, o atendimento prestado pelo INSS entrará em colapso.

APOSTILAS CONCURSO INSS 2018 - TÉCNICO E ANALISTA DO SEGURO SOCIAL

Das vagas solicitadas inicialmente no pedido, pelo menos 7.580 são para a abertura de novo concurso público a partir de 2018. Destas chances, 3.941 são para técnico (área meio), 1.493 para analista (diversas formações) e 2.146 para perito.

CURSO ONLINE CONCURSO INSS 2018 - TÉCNICO DO SEGURO SOCIAL

Consta na nota técnica enviada pelo INSS ao Planejamento que as demais ofertas são para as seguintes situações: 2.644 vagas para os excedentes da seleção vigente (2.114 para técnico e 530 para analista) e 6.324 que podem ser tanto para o atual processo seletivo quanto para o novo certame (6.160 para técnico e 164 para analista).

Sobre os cargos 

A carreira de técnico do seguro social é uma das mais visadas pelos concurseiros, ainda mais que exige apenas ensino médio completo e apresenta salário inicial de R$ 5.344,87, já considerando o auxílio-alimentação de R$ 458.

O emprego de analista exige formação superior em diversas áreas de atuação (incluindo serviço social, administração, engenharia, direito, pedagogia, psicologia, comunicação, ciências sociais, arquitetura e letras, entre outras), sendo que a remuneração corresponde a R$ 7.954,09 por mês, contado com o benefício alimentação.

Já a posição de perito destina-se aos profissionais com graduação em medicina e registro no respectivo conselho regional. O inicial é de R$ 8.988,41, também com o auxílio.

Defasagem de pessoal 

Atualmente, o órgão conta com uma defasagem de quase 20 mil servidores em todo o país, sendo que o maior déficit é para a função de técnico. Com esse quadro, o INSS não consegue atender com eficiência à população.

A situação ainda está mais crítica porque o governo federal diminuiu os recursos para o instituto. Consta no site da Fenasps que um técnico do seguro social, não identificado, comentou que o cenário está caótico: "Falta dinheiro para tudo. Estamos operando no limite da irresponsabilidade. Não por acaso, as pessoas têm reclamado demais do atendimento. O estresse é total".

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Último concurso do INSS

No final de 2015, foi lançado o edital para o preenchimento de 950 vagas. Um total de 800 oportunidades foi para o emprego de técnico e as outras 150 para analista - serviço social.

A banca organizadora foi o Cespe/UnB e os participantes passaram por uma prova com questões no estilo certo ou errado.

O último certame (Instituto Nacional do Seguro Social), cujo resultado foi publicado no dia 4 de agosto, foi um dos mais concorridos da história. Ao todo, a seleção registrou nada menos que 1.087.789 inscrições, sendo 1.043.807 somente para técnico do seguro social - em número de inscritos, o concurso INSS 2016 perde apenas para duas outras seleções: a da Caixa Econômica Federal (CEF) realizada 2014, com 1.156.744 candidatos; e a da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) promovida em 2011, com 1.120.393 participantes.

Considerando que o concurso do INSS ofereceu 800 oportunidades para técnico, é possível concluir que a concorrência para o cargo foi de aproximadamente 1.304 candidatos por vaga.

Confira o depoimento da 1ª colocada no último concurso do INSS

Atribuições do técnico e analista do seguro social

Quanto às atribuições dos cargos, de acordo com o edital do último concurso INSS, o técnico do seguro social é responsável por proceder ao reconhecimento inicial, manutenção, recurso e revisão de direitos aos benefícios administrados pelo INSS; exercer atividades internas e externas ligadas ao suporte e apoio técnico especializado; executar as atividades de orientação e informação, de acordo com as diretrizes estabelecidas nos atos específicos e outras relacionadas aos fins institucionais do INSS, que venham ser determinadas pela autoridade superior.

Já o analista do seguro social é responsável por prestar atendimento e acompanhamento aos usuários dos serviços prestados pelo INSS e aos seus servidores, aposentados e pensionistas; elaborar, executar, avaliar planos, programas e projetos na área de serviço social e reabilitação profissional; realizar avaliação social quanto ao acesso aos direitos previdenciários e assistenciais; promover estudos socioeconômicos visando a emissão de parecer social para subsidiar o reconhecimento e a manutenção de direitos previdenciários, bem como a decisão médico-pericial; e executar de conformidade com a sua área de formação as demais atividades de competência do INSS.

 
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Atualizado: 02/08/2018 - 11:35

Concurso Ibram: MPDG avalia solicitação para 313 vagas

Pedido de concurso do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) encaminhado ao Ministério do Planejamento é para carreiras com exigência de níveis médio e superior de ensino

Órgão federal

Por JCConcursos - Camila Diodato

O Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MPDG) ainda avalia o novo pedido para a abertura do concurso público do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). Em maio, o órgão solicitou aurorização para o preenchimento de 313 vagas em cargos com exigência de níveis médio e superior.

Das oportunidades requeridas, 73 destinam-se à carreira de assistente técnico, 19 para técnico em assuntos educacionais, 121 para técnico em assuntos culturais e 100 para analista.

O posto de assistente técnico exige nível médio completo, enquanto as demais colocações se destinam aos profissionais com formação superior em diversas áreas de atuação. Os salários iniciais vigentes não foram divulgados.

É grande a expectativa para que o novo concurso do Ibram seja autorizado em breve, para que o mesmo aconteça até o início de 2019.

Último concurso do Ibram

Organizado pela Funcab e lançado em 2010, o edital anterior apresentou 294 ofertas distribuídas nos empregos de assistente técnico I, técnico em assuntos educacionais, técnico em assuntos culturais e analista. A remuneração oferecida chegou a R$ 3.012,82.

Na época, a lotação das vagas ocorreu nos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Pernambuco, Rio Grande do Sul e Santa Catarina, além do Distrito Federal.

A seleção constou de prova objetiva para todos os concorrentes. Em seguida, houve avaliação discursiva e análise de títulos para os postos de nível superior.

O teste objetivo aplicado no processo seletivo foi composto de perguntas sobre língua portuguesa, noções de informática, conhecimentos gerais e conhecimentos específicos. Os exames para técnico e analista também tiveram perguntas de língua estrangeira (inglês ou espanhol).

Para os empregos de nível médio, a validade do certame expirou em abril de 2014. Já para as colocações que necessitam de ensino superior, o prazo terminou em 16 de junho do mesmo ano.

Sobre o órgão

O Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) foi criado pelo ex-presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, em janeiro de 2009, com a assinatura da lei nº 11.906. A nova autarquia sucedeu o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) no que se refere aos direitos, deveres e obrigações dos museus federais.

O órgão é responsável pela Política Nacional de Museus (PNM) e pela melhoria dos serviços do setor – aumento de visitação e arrecadação dos museus, fomento de políticas de aquisição e preservação de acervos e criação de ações integradas entre os museus brasileiros. Atualmente, cuida da administração direta de 30 museus.

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Atualizado: 02/08/2018 - 11:01

MPU: TCU revê decisão e CONCURSO pode ser agilizado

Oportunidades do concurso do MPU 2018 serão para os cargos de técnico e analista, que apresentam salários de até R$ 10,1 mil. Níveis médio e superior de ensino

Banca em breve

Por JCConcursos - Fernando Cezar Alves

O Tribunal de Contas da União (TCU) reviu sua decisão tomada  em sessão extraordinária de 18 de julho, na qual negava a possibilidade de o concurso público do Ministério Público da União (MPU) ocorrer por meio da utilização do valor recolhido pelas taxas no sentido de custear o certame. Na ocasião, a decisão proferida seria de que o certame deveria contar com previsão orçamentárias para ocorrer. No entanto, novo parecer divulgado pelo Tribunal agora atesta que o MPU pode solicitar crédito especial, tendo como justificativa a utilização do valor da taxa. A decisão foi publicada no diário oficial de 27 de julho.

O item 9.2.5 do documento publicado em diário oficial diz o seguinte: " é possível editar créditos suplementares ou especiais para fazer frente às despesas com a realização de concursos para o provimento de cargos públicos decorrentes de vagas não onerosas, lastreados na arrecadãção das taxas de inscrição, que somente poderão ser executados na medida da efetiva arrecadação da receita que lhe confere lastro"

Com isto, o MPU agora deve recorrer à Secretaria de Orçamento Federal, ligada ao Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MPDG), no sentido de solicitar crédito especial nete sentido, com base no parecer do TCU.  

Além disso, o órgão possui outras opções que ainda permitem agilizar a contratação de pessoal. A primeira é incluir os custos no orçamento de 2019, que ainda não foi votado. O MPU também pode requerer crédito suplementar ao governo. Outra opção é requerer  orçamento junto aos quatro ramos do órgão, que são o Ministério Público Federal (MPF), Ministério Público do Trabalho (MPT), Ministério Público Militar (MPM) e Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT). 

A intenção inicial é de publicar o edital em outubro, segundo declaração do próprio secretário-geral do órgão, Alexandre Camanho, com oportunidades para ingresso de analistas, técnicos administrativos e técnicos de segurança, além de formar cadastro reserva de pessoal.

O órgão divulgou, em agosto de 2017, a portaria 84, que fixa as atribuições e requisitos para ingresso nas carreiras de analistas e técnicos, que serão oferecidas no certame.     

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Para concorrer ao cargo de técnico basta possuir ensino médio, com remuneração inicial de R$ 6.862,73. No caso de analista, com necessidade de nível superior, o salário corresponde a R$ 11.259,81.  

Melhorias salariais


É importante ressaltar que as carreiras contarão com mais dois reajustes salariais nos próximos meses. No caso de técnico, os valores básicos passarão a ser de  R$ 7.080,21 em novembro e R$ 7.591,37 em janeiro de 2019.

 

 

Para o analista, R$ 11.616,61 em novembro  e R$ 12.455,30 em janeiro de 2019.    

A comissão do concurso do MPU, instituída dede março de 2017, é presidida pelo servidor Blal Yassine Dalloul e conta, ainda, com os seguintes participantes: Eloá Todarelli Junqueira, Denise Costa Recedive, Sandra Roberta de Souza Oliveira, Tatiane Diniz da Silva e Rayza Madlum de Paula.

 

Atribuições

  De acordo com a portaria, as atribuições do técnico são as seguintes: Auxiliar, dentro ou fora do ambiente da sede de trabalho, os membros e as chefias em processos judiciais e administrativos e em procedimentos extrajudiciais; atuar em processos judiciais e administrativos e em procedimentos extrajudiciais; auxiliar os membros e as chefias em eventos oficiais, audiências e diligências; elaborar e analisar informações, certidões, declarações, relatórios e documentos congêneres; elaborar minutas de atos administrativos e normativos; atuar em planos, programas, projetos e convênios; atuar na gestão de contratos quando formalmente designado; realizar estudos, pesquisas e levantamentos de dados; participar de reuniões, comissões, grupos e equipes de trabalho; participar do planejamento estratégico institucional e dos planos da sua unidade de atuação; observar e zelar pela segurança institucional no âmbito de sua área de atuação; atender o público interno e externo por telefone, correio eletrônico ou presencialmente; prestar informações sobre a localização e tramitação de processos e documentos; orientar quanto à aplicação das normas internas ou de sua área de atuação; contribuir para a melhoria contínua dos processos e rotinas de trabalho; orientar e supervisionar estagiários e aprendizes; inserir dados e utilizar os sistemas de informação corporativos; observar e zelar pelo cumprimento dos prazos; realizar tarefas de expediente; realizar atividades relativas à instrução, tramitação e movimentação de processos, procedimentos e documentos; manter e controlar o arquivo setorial; e executar demais atividades necessárias ao desempenho do cargo ou outras que eventualmente venham a ser determinadas pela autoridade competente, sempre respeitando, quando for o caso, os limites impostos pelos órgãos de classe

  Para os técnicos, na área de administração: Auxiliar na prática de atos em processos judiciais e na instrução e acompanhamento de processos administrativos e procedimentos extrajudiciais; desempenhar atividades de apoio técnico-administrativo; atuar na elaboração, execução e avaliação de planos, programas e projetos; realizar atividades, estudos, pesquisas e levantamentos de dados inerentes às atividades de suporte administrativo do órgão, dentre elas, as relacionadas a orçamento, finanças e controle interno; atuar na fiscalização, instrução e acompanhamento de contratos e convênios; atuar nas atividades de compras e de contratação de bens e serviços; registrar e controlar dados e informações cadastrais; emitir certidões, declarações e atestados; expedir e/ou anexar documentos e correspondências oficiais; elaborar atas, estatísticas setoriais e minutas de expedientes e de atos; organizar eventos, ações e atividades institucionais; preparar malotes; publicar documentos oficiais; realizar atividades de gestão de bens materiais e patrimoniais; realizar diligências; realizar serviços técnicos e especializados; manter atualizado o conteúdo de páginas virtuais na internet e na intranet; e analisar a conformidade documental.   Para analista: Assessorar, dentro ou fora do ambiente da sede de trabalho, os membros e as chefias em processos judiciais e administrativos e em procedimentos extrajudiciais; atuar em processos judiciais e administrativos e em procedimentos extrajudiciais; assessorar os membros e as chefias em eventos oficiais, audiências e diligências; realizar avaliações e vistorias; realizar perícias quando formalmente designado pelo órgão competente; acompanhar o desenvolvimento de trabalhos periciais; realizar estudos, pesquisas e levantamentos de dados; elaborar e analisar informações, certidões, declarações, laudos, pareceres, relatórios e documentos congêneres; elaborar minutas de atos administrativos e normativos; propor planos, projetos, programas, diretrizes e políticas de atuação; atuar em planos, programas, projetos e convênios; atuar na gestão de contratos quando formalmente designado; participar de reuniões, comissões, grupos e equipes de trabalho; participar do planejamento estratégico institucional e dos planos da sua unidade de atuação; observar e zelar pela segurança institucional no âmbito de sua área de atuação; atender o público interno e externo por telefone, correio eletrônico ou presencialmente; prestar informações sobre a localização e tramitação de processos e documentos; orientar quanto à aplicação das normas internas ou da sua área de atuação; contribuir para a melhoria contínua dos processos e rotinas de trabalho; orientar e supervisionar estagiários e aprendizes; inserir dados e utilizar os sistemas de informação corporativos; observar e zelar pelo cumprimento dos prazos; realizar tarefas de expediente; realizar atividades relativas à instrução, tramitação e movimentação de processos, procedimentos e documentos; manter e controlar o arquivo setorial; e executar demais atividades necessárias ao desempenho do cargo ou outras que eventualmente venham a ser determinadas pela autoridade competente, sempre respeitando, quando for o caso, os limites impostos pelos órgãos de classe.   Para analista, na área de direito: Assessorar os membros e chefias na coordenação e supervisão das atividades de processos judiciais e administrativos e de procedimentos extrajudiciais; planejar e executar tarefas relativas à análise jurídica de atos, documentos, processos judiciais e administrativos e de procedimentos extrajudiciais, produzindo os atos e documentos pertinentes; elaborar minutas de petições, denúncias, recursos, acordos judiciais ou extrajudiciais, termos de ajustamento de conduta, decisões, despachos, pareceres, notas técnicas, notificações, votos e atos congêneres, bem como manifestações jurídicas para subsidiar decisão administrativa; receber, analisar, acompanhar e dar andamento a processos e a outros documentos; auxiliar na instrução de processos, procedimentos e inquéritos civis e analisar inquéritos policiais; controlar prazos prescricionais; proceder à oitiva de vítimas, testemunhas e quaisquer outras pessoas que possam, direta ou indiretamente, colaborar com a instrução processual, reduzindo a termo suas declarações; realizar análise prévia e triagem de representações, denúncias, processos e procedimentos; realizar pesquisa, seleção, indexação e estudo de legislação, doutrina e jurisprudência; acompanhar a atualização legislativa; observar os prazos processuais e de conclusão de investigações; conferir atos e andamentos processuais; providenciar o cumprimento de decisões e despachos; atuar na manualização de processos e na elaboração de instrumentos normativos; e acompanhar a tramitação de processos judiciais e administrativos e de procedimentos extrajudiciais Último concurso do MPU


No concurso de 2013,  a seleção contou com 263 vagas para níveis médio e superior. As oportunidades foram para os cargos de técnico do MPU, técnico na área técnico administrativa especialidade tecnologia da informação e comunicação, técnico na área de saúde – enfermagem e técnico na área de saúde – saúde bucal.

No caso de analista, as opções foram para analista do MPU, analista na área técnico-administrativa – especialidade arquivologia, analista na área técnico administrativa – biblioteconomia, analista na área técnico administrativa – comunicação social, analista na área técnico administrativa – educação, analista na área técnico administrativa – estatística, analista na área técnico especializado – finanças e controle, analista na área técnico especializado – gestão pública, analista técnico especializado - planejamento e orçamento, analista na área de clínica médica, analista área de medicina – psiquiatria, analista na área de perícia – antropologia, analista na área de perícia – arquitetura, analista na área de perícia -contabilidade,analista na área de perícia – economia, analista na área de perícia – engenharia agronômica, analista na área de perícia – engenharia ambiental, analista na área de perícia – engenharia civil, analista na área de perícia – engenharia de segurança do trabalho, analista na área de perícia – engenharia elétrica, analista na área de perícia - engenharia florestal, analista na área de perícia – engenharia mecânica, analista na área de perícia – engenharia sanitária, analista na área de perícia – geografia, analista na área de perícia – medicina, analista na área de perícia medicina do trabalho, analista na área de perícia – oceanografia, analista na área de saúde – enfermagem, analista na área de saúde – odontologia, analista na área de saúde – psicologia, analista na área de saúde – serviço social, analista na área de tecnologia da informação e comunicação – desenvolvimento de sistemas e analista na área de tecnologia da informação e comunicação – suporte e infraestrutura.

Na ocasião, o concurso do MPU contou com oportunidades para o Distrito Federal e Eestados de Pernambuco, São Paulo, Amazonas, Rondônia, Maranhão, Pará, Rio Grande do Sul, Acre, Bahia, Espírito Santo, Minas Gerais,Paraná, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rondônia, Alagoas, Maranhão, Mato Grosso, Paraíba e Tocantins.

A banca foi o Cespe/UnB.

 


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Atualizado: 01/08/2018 - 09:26

Concurso IPHAN: PROVAS serão aplicadas em 26 de agosto

Com ofertas distribuídas entre todo o Brasil, concurso do Iphan preencherá postos em cargos auxiliar, técnico e analista. Salários chegam a R$ 5,4 mil

Níveis médio e superior

Por JCConcursos - Samuel Peressin

Destinado a preencher 411 vagas distribuídas em todo o Brasil, além de formar cadastro reserva, o novo concurso do Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) terá as provas objetiva e discursiva aplicadas em 26 de agosto. 


O processo seletivo oferece 131 postos para auxiliar institucional (R$ 3.877,97), 176 para técnico (R$ 5.493,29) e 104 para analista (R$ 5.493,29). A primeira posição requer ensino médio completo, enquanto as demais cobram formação superior. Os valores já incluem o auxílio-alimentação de R$ 458.

APOSTILAS CONCURSO IPHAN 2018 - CARGOS DE NÍVEIS MÉDIO E SUPERIOR
CURSO ONLINE CONCURSO IPHAN 2018 - TÉCNICO E ANALISTA

As oportunidades estão distribuídas entre a sede do órgão, em Brasília, e superintendências/escritórios técnicos em todos os Estados brasileiros. Para São Paulo, foram disponibilizados 18 postos.  

As inscrições para o concurso do Iphan foram recebidas até 16 de julho, por meio do site http://www.cespe.unb.br/concursos. As taxas custaram R$ 84 (nível médio) e R$ 117 (superior). 

 

Concurso Iphan: distribuição das vagas por área de formação


Parte das chances para auxiliar institucional é destinada a candidatos que possuem, além de segundo grau, formação técnica em conservação e restauração de bens culturais móveis; edificações; e agronomia ou jardinagem.  

 

As oportunidades para técnico no concurso do Iphan atendem profissionais formados em ciências sociais ou antropologia; arqueologia; arquitetura e urbanismo; arquivologia; biblioteconomia; ciências biológicas; engenharia agronômica; engenharia civil; história; e educação, pedagogia ou ciências humanas. 

 


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Para ajudar na preparação dos que realmente desejam passar nesse concurso, transmitiremos ao vivo e gratuitamente a partir de 18 de junho, o Curso Intensivo IPHAN. O conteúdo engloba desde português a história. São várias matérias de relevância com conteúdo de qualidade. Confira.

 

Já para analista, as opções são voltadas a participantes com graduação em qualquer área; comunicação social, jornalismo ou relações públicas; engenharia cartográfica, geografia ou geociências; e relações internacionais.

Sobre as provas do concurso do Iphan 2018


O processo seletivo envolverá provas objetiva e discursiva para todos os cargos, com aplicação nas capitais dos 26 Estados, além do Distrito Federal.

 

A primeira avaliação trará 120 questões de múltipla escolha, enquanto a segunda cobrará a elaboração de um texto dissertativo com até 30 linhas abordando tema da atualidade. 

 

O conteúdo programático inclui conhecimentos básicos (língua portuguesa, fundamentos da preservação do patrimônio cultura, noções de gestão/administração pública e atualidades) e específicos.

 

Haverá também análise de títulos para funções de nível superior, em período a ser definido. Os candidatos convocados poderão apresentar diplomas de especialização, mestrado e doutorado, bem como documentos que comprovem experiência profissional nos setores público e privado. 


De acordo com o edital, o concurso do Iphan terá validade de dois anos, prorrogável por mais dois, a critério da instituição. 

 

Atribuições do auxiliar institucional no concurso do Iphan

 

Desenvolver atividades de nível intermediário de suporte às áreas administrativa e finalística, que compreendam a execução de atividades rotineiras de cunho administrativo e logístico; dar suporte às atividades que compõem o ciclo de gestão documental; dar suporte à análise, diagnóstico e intervenção em bens culturais móveis; dar apoio às atividades técnicas relativas à elaboração e análise de projetos e orçamentos e fiscalização de obras; dar suporte às atividades de fiscalização; realizar atividades de conservação e manutenção dos jardins históricos sob a gestão do Iphan; e outras atividades compatíveis com as atribuições profissionais e competências institucionais.

 

Concurso Iphan 2018: atribuições do técnico

 

Desenvolver atividades de nível superior, de complexidade e responsabilidade elevadas, que compreendam elaborar estudos, análises, pareceres, laudos, notas, relatórios e avaliações técnicas para instrução e acompanhamento de processos relativos à salvaguarda e à preservação do patrimônio cultural; avaliar o impacto ao patrimônio cultural em projetos e empreendimentos, inclusive no âmbito do licenciamento ambiental; realizar vistorias, levantamentos e avaliações de campo; acompanhar e se manifestar em processos relacionados a políticas intersetoriais e temáticas transversais ao patrimônio cultural; desenvolver e participar das atividades de articulação e mobilização social necessárias às ações institucionais; integrar conselhos representativos, comissões, grupos e equipes de trabalho de interesse da administração; elaborar e analisar orçamentos; acompanhar e fiscalizar intervenções e(ou) serviços; realizar intervenções conservativas e(ou) restaurativas de bens culturais e acervos sob a gestão do Iphan; elaborar termos de referência, projetos e editais; fiscalizar contratos, convênios e instrumentos congêneres e outras atividades compatíveis com as atribuições profissionais e competências institucionais.

 

Atribuições do analista no concurso do Iphan


Desenvolver atividades de nível superior, de complexidade e responsabilidade elevadas que compreendam o assessoramento especializado voltado para a gestão dos processos relativos à salvaguarda e à preservação do patrimônio cultural; acompanhar e se manifestar em processos relacionados a políticas intersetoriais e temáticas transversais ao patrimônio cultural; desenvolver e participar das atividades de articulação e mobilização social necessárias às ações institucionais; participar em conselhos representativos, comissões, grupos e equipes de trabalho de interesse da administração; elaborar e analisar orçamentos; executar atividades de gestão administrativa, orçamentária e financeira; acompanhar e fiscalizar projetos e(ou) serviços; elaborar termos de referência, projetos e editais; fiscalizar contratos, convênios e instrumentos congêneres; e outras atividades compatíveis com as atribuições profissionais e competências institucionais.

 

Conteúdo programático parcial para o concurso do Iphan

 

Língua portuguesa - 1 Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados. 2 Reconhecimento de tipos e gêneros textuais. 3 Domínio da ortografia oficial. 4 Domínio dos mecanismos de coesão textual. 4.1 Emprego de elementos de referenciação, substituição e repetição, de conectores e de outros elementos de sequenciação textual. 4.2 Emprego de tempos e modos verbais. 5 Domínio da estrutura morfossintática do período. 5.1 Emprego das classes de palavras. 5.2 Relações de coordenação entre orações e entre termos da oração. 5.3 Relações de subordinação entre orações e entre termos da oração. 5.4 Emprego dos sinais de pontuação. 5.5 Concordância verbal e nominal. 5.6 Regência verbal e nominal. 5.7 Emprego do sinal indicativo de crase. 5.8 Colocação dos pronomes átonos. 6 Reescrita de frases e parágrafos do texto. 6.1 Significação das palavras. 6.2 Substituição de palavras ou de trechos de texto. 6.3 Reorganização da estrutura de orações e de períodos do texto. 6.4 Reescrita de textos de diferentes gêneros e níveis de formalidade.

 

Fundamentos da preservação do patrimônio cultura - Noções sobre história política, econômica e social do Brasil. 1.1 Noções sobre história e institucionalização do patrimônio cultural no Brasil e no mundo, com ênfase na trajetória do IPHAN. 2 Marcos internacionais da preservação: Convenção relativa à Proteção do Patrimônio Mundial, Cultural e Natural (1972); Convenção para a Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial (2003). 3 Legislação brasileira sobre preservação de bens culturais. 3.1 Constituição Federal (artigos 20, 23, 24, 30, 215 e 216). 3.2 Decreto-Lei nº 25/1937, e suas alterações. 3.3 Lei nº 3.924/1961. 3.4 Lei nº 11.483/2007, e suas alterações (art. 9º). 3.5 Decreto nº 3.551/2000. 3.6 Decreto nº 9.238/2017. 4 Legislação aplicada ao patrimônio cultural. 4.1 Portaria IPHAN nº 187/2010; Portaria IPHAN nº 420/2010; Portaria IPHAN nº 127/2009; Portaria IPHAN nº 137/2016.

 

Noções de gestão e administração pública - 2.1 Princípios e normas referentes à administração direta e indireta. 2.2 Lei nº 8.666/1993, e suas alterações (Licitações e contratos administrativos). 3 Legislação administrativa. 3.1 Lei nº 8.112/1990, e suas alterações. 3.2 Lei nº 9.784/1999, e suas alterações (Processo Administrativo). 3.3 Lei nº 12.527/2011 (Lei de acesso à informação). 3.4 Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal, instituído pelo Decreto nº 1.171/1994, e suas alterações. 4 Gestão de pessoas no setor público. 4 Gestão de processos. 4.1 Conceitos da abordagem por processos. 4.2 Técnicas de mapeamento, análise e melhoria de processos.

 

Atualidades - (somente para a prova discursiva): 1 Tópicos atuais e relevantes de diversas áreas, tais como: política, economia, sociedade, educação, cultura, desenvolvimento sustentável e meio ambiente, relacionados ao patrimônio cultural.

 

Confira o conteúdo programático completo para o concurso do Iphan 2018

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Atualizado: 30/07/2018 - 15:38

Colégio Pedro II RJ inscreve para concurso com 37 vagas

Todas as oportunidades do concurso do Colégio Pedro II são destinadas ao cargo de professor do ensino básico, técnico e tecnológico. Inscrições serão recebidas até 6 de agosto

Educação

Por JCConcursos - Patricia Lavezzo

Encontram-se abertas as inscrições do concurso público do Colégio Pedro II, no Estado do Rio de Janeiro. A seleção visa o provimento de 37 cargos efetivos de professor do ensino básico, técnico e tecnológico.

As ofertas estão distribuídas entre as especialidades de anos iniciais do ensino fundamental (16 vagas), artes visuais (1), educação física (3), educação infantil (2), matemática (4), português (4), geografia (2), biologia/ciências (1), química (1), administração (1), dança (1) e teatro (1). 

Interessados em concorrer a uma das vagas devem possuir diploma de conclusão de curso de nível superior. As remunerações iniciais oferecidas partem de R$ 4.463,93 e chegam a R$ 9.600,92, já inclusa a retribuição por titulação. 

Como benefícios, o Colégio Pedro II oferece para os seus servidores R$458 de auxílio-alimentação; auxílio-transporte; R$ 321 de auxílio-creche por dependente com até cinco anos; e assistência à saúde.

 

Etapas do concurso do Colégio Pedro II RJ

 

Para participar basta preencher o formulário de inscrição no endereço eletrônico http://dhui.cp2.g12.br e efetuar o pagamento da taxa, no valor de R$ 160. O prazo para registro das candidaturas se encerrará no dia 6 de agosto. 

O concurso do Colégio Pedro II será constituído das seguintes etapas: prova escrita com questões objetivas e discursivas, de caráter eliminatório e classificatório; prova de desempenho didático (aula), eliminatória e classificatória; e análise de títulos, unicamente classificatória.

A parte objetiva da prova escrita será composta por 25 questões de múltipla escolha, sendo 20 de conhecimentos específicos e cinco de legislação. Já a parte discursiva contará com quatro questões que avaliarão o uso adequado da norma padrão da língua portuguesa, a coesão, a coerência e o domínio técnico da disciplina à qual concorre.

Com cinco horas de duração, a prova escrita será aplicada no dia 23 de setembro, em locais e horários a serem confirmados oportunamente no edital de convocação.

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Atualizado: 23/07/2018 - 12:59

BACEN pretende abrir CONCURSO com 220 oportunidades

A solicitação de concurso do Banco Central conta com 220 vagas para as carreiras de analista e procurador

Até R$ 17,7 mil

Por JCConcursos - Camila Diodato

O Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MPDG) ainda analisa o novo pedido de concurso do Bacen (Central do Brasil, também conhecido BC ou BCB), encaminhado no dia 30 de maio. No total, o órgão solicitou 220 oportunidades para o seu quadro de pessoal - número bem inferior ao requerimento anterior, que era de 990 vagas.

Das oportunidades pleiteadas pelo Bacen, 200 são para a carreira de analista e 20 para procurador; desta vez não foi contemplado o cargo de técnico. A solicitação anterior era de 800 postos para analista, 150 para técnico e 40 para procurador.

Aumenta cada vez mais a expectativa para que seja realizado em breve o novo concurso do Banco Central devido à sua grande defasagem de pessoal. Atualmente, existem mais de 2.000 postos vagos, sem contar com as futuras aposentadorias, ou seja, cerca de 36% do quadro de pessoal do Bacen não está preenchido. O déficit total é de 2.356 servidores, sendo 1.944 analistas, 289 técnicos e 123 procuradores - vale ressaltar que o número pode sofrer alterações a qualquer momento.

Em entrevista anterior ao JC, o presidente do Sindicato Nacional dos Funcionários do Banco Central (Sinal), Dario Piffer, chegou a comentar que o BC não consegue atender a toda demanda e que “essa situação traz problemas de toda a ordem, sendo uma das áreas mais prejudicadas a da fiscalização; por conta disso, o Banco Central prioriza somente as demandas consideradas mais importantes".

 

Sobre os cargos do concurso do Bacen

 

A função de técnico, não contemplada mais no pedido, se destina aos profissionais que concluíram o ensino médio em instituição reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC) e oferece salário inicial de R$ 6.463,44.

Já os postos de analista de procurador aceitam candidatos com formação superior em diversas áreas de atuação - neste caso, os vencimentos correspondem a R$ 16.286,90 e a R$ 17.788,33, respectivamente.

Vale ressaltar que as remunerações já incluem o valor do benefício-alimentação, que equivale a R$ 458 mensais.

APOSTILAS BANCO CENTRAL - TÉCNICO DE SUPORTE ADMINISTRATIVO

CURSO ONLINE BANCO CENTRAL - PROCURADOR

 

Último concurso para técnico e analista do Bacen

 

Em 2013, o Banco Central promoveu seleção com 500 vagas destinadas aos cargos de técnico e analista. Na ocasião, a banca organizadora foi o Cespe/UnB e a remuneração inicial oscilou entre R$ 5.158,23 e R$ 14.289,24.

A carreira de técnico apresentou 100 oportunidades e estava dividida entre as áreas de suporte técnico-administrativo e segurança institucional. Para concorrer a este emprego o candidato precisou ter ensino médio completo.

Destinado a profissionais de nível superior, o cargo de analista (400) estava distribuído em seis áreas de conhecimentos: análise e desenvolvimento de sistemas, suporte à infraestrutura de tecnologia da informação, política econômica e monetária, contabilidade e finanças, infraestrutura e logística, e gestão e análise processual.

O processo seletivo constou de prova objetiva, teste discursivo e análise de títulos – este último apenas para analista. Depois, houve um programa de capacitação para os candidatos aprovados.

Para este concurso, os profissionais foram lotados em Brasília (DF), Belém (PA), São Paulo (SP), Salvador (BA) e Porto Alegre (RS).

 

Seleção anterior para procurador do Bacen

 

O Banco Central publicou em agosto de 2013 um edital com 15 oportunidades para a função de procurador. Do total de ofertas, 14 foram para Brasília e uma para Belém.

Também sob a organização do Cespe/UnB, o processo seletivo avaliou os concursandos por meio de teste objetivo, inscrição definitiva, provas discursivas, exame oral e análise de títulos.

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Atualizado: 19/07/2018 - 10:54

Câmara de Barra Mansa RJ abre concurso com 30 vagas

Oportunidades são para cargos de todos os níveis de escolaridade, com remunerações que chegam a R$ 2,4 mil. Inscrições serão recebidas até 17 de agosto

Vários cargos

Por JCConcursos - Patricia Lavezzo

Já estão abertas as inscrições do concurso público da Câmara Municipal de Barra Mansa, situada no Estado do Rio de Janeiro. A seleção visa o preenchimento de 30 vagas, sendo 16 imediatas e 14 para formação de cadastro reserva (CR) de futuras oportunidades. 

Candidatos que concluíram o ensino fundamental podem se inscrever para as funções de auxiliar de serviços gerais (1 CR) e vigia (1 CR). O salário inicial é de R$ 1.084,16. 

Quem tem o ensino médio pode concorrer para os cargos de operador de som, câmera e radiofusão (1 vaga), telefonista (1), auxiliar administrativo (2), auxiliar de secretaria (1 CR), auxiliar de protocolo (1 CR), recepcionista (1 CR), motorista categoria “C” (1 CR) e operador de som (1 CR). O primeiro posto ainda exige curso técnico na área. Os vencimentos variam de R$ 1.355,20 a R$ 1.829,52. 

APOSTILA CONCURSO CÂMARA DE BARRA MANSA/RJ 2018 - DIVERSOS CARGOS

Para nível superior, as chances são para as carreiras de analista de compras, licitação e contratos (2), analista de tesouraria (1), analista de recursos humanos (1), analista de informática (1), auxiliar de assessoria de imprensa (1CR), contabilista de controle interno (1), contador (1), procurador (1), oficial de arquivo (1), oficial de atas (1 CR), oficial de patrimônio (1), oficial de almoxarifado (1), oficial administrativo (1 CR), oficial de livros (1 CR), secretário de atas (1), supervisor de secretaria (1 CR), supervisor de tesouraria (1 CR) e supervisor de departamento de recursos humanos (1 CR). A remuneração é de R$ 2.469,86. 

 

Etapas do concurso da Câmara de Barra Mansa RJ

 

O Instituto Nacional de Concurso Público - INCP é o responsável pela execução do processo de seleção. As inscrições serão recebidas até o dia 17 de agosto, através da página eletrônica www.incpconcursos.org.br. Os valores da taxa de participação são de R$ 20 para ensino fundamental, R$ 40 para nível médio/técnico e R$ 50 para formação superior. 

O concurso da Câmara de Barra Mansa será constituído das seguintes avaliações: prova objetiva para os candidatos; prova de redação para os cargos de oficial administrativo, oficial de atas, oficial de livros, auxiliar de assessoria de imprensa, secretario de atas e supervisor de secretaria; prova discursiva para procurador; prova prática para motorista; e análise de títulos para contabilista do controle interno; procurador; supervisor de secretaria, oficial administrativo, oficial de arquivo, contador; supervisor de tesouraria, analista de tesouraria, supervisor do departamento de recursos humanos, analista de recursos humanos, analista de compras licitação e contratos, analista de informática e secretário de atas.

As provas objetiva, discursiva e de redação serão aplicadas no município de Barra Mansa/RJ no dia 21 de outubro, no período da manhã para os empregos que exigem o ensino médio/técnico e à tarde para níveis fundamental e superior.

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Atualizado: 13/07/2018 - 12:14

Resende RJ realiza concurso para 215 vagas

O concurso conta com oportunidades para diversos cargos, com remunerações iniciais de até R$ 2,5 mil

Todos os níveis

Por JCConcursos - Fernando Cezar Alves

A partir de segunda-feira, 16 de julho, a prefeitura de Resende, no Rio de Janeiro, receberá inscrições em seu concurso público, que conta com uma oferta de 215 vagas, distribuídas por diversos cargos. Do total de oportunidades, cinco são para carreiras com exigência de ensino fundamental, 147 para ensino médio e 63 para nível superior, com remunerações iniciais que variam de R$ 954 a R$ 2.564,17, com jornadas de trabalho de 110 a 220 horas mensais. O atendimento vai até 8 de agosto.

 

Ensino Fundamental
Quem possui ensino fundamental completo pode concorrer para o cargo de auxiliar odontológico, que também pede curso de atendente de consultório dentário para ingresso e conta com inicial de R$ 954 para jornada de 220 horas.

 

Ensino Médio
No caso de ensino médio, as opções são para fiscal de urbanismo (2, com formação técnica, R$ 954, 220 horas), cuidador de crianças, adolescentes e idosos (21, R$ 954, 220 horas), monitor de creche em educação infantil (64, com curso normal, R$ 954, 220horas), técnico de enfermagem (55, com registro no conselho, R$ 954, 220 horas), técnico de segurança do trabalho (1, com curso técnico, R$ 954, 220 horas) e técnico em raio X (4, com curso técnico, R$ 954, 220horas).

 

Nível Superior
Por fim, para nível superior: enfermeiro (5, com registro no conselho, R$ 2.564,17, 220 horas), enfermeiro (21, R$ 1.282,07, 110horas), fonoaudiólogo (2, com registro no conselho, R$ 1.282,07, 110 horas), fisioterapia (15, com registro no conselho, R$ 1.282,07, 110 horas), fisioterapeuta com especialização em neurologia (1, com registro no conselho, R$ 1.282,07, 110 horas), médico anestesista (1, com registro no conselho, R$ 1.282,07, 110 horas), médico anestesista plantão 24 horas (1, com registro no conselho, R$ 1.282,07, 110 horas), médico clínico geral (1, R$ 1.282,07, com registro no conselho, 110 horas), médico clínico geral plantão de 24 horas (7, R$ 1.282,07, com registro no conselho, 110 horas), médico clínico geral PSF (4, com registro no conselho, R$ 2.564,17, 220 horas),  médico gastroenterologista (1, com registro no conselho, R$ 1.282,07, 110 horas), médico infectologista hospitalar (1, com registro no conselho, R$ 1.282,07, 110 horas),  médico ortopedista (1, com registro no conselho, R$ 1.282,07, 110 horas), médico urologista (1, com registro no conselho, R$ 1.282,07, 110 horas) e musicoterapeuta (1, R$ 1.282,07, 110 horas).

APOSTILA CONCURSO PREFEITURA DE RESENDE/RJ - DIVERSOS CARGOS

As inscrições podem ser feitas pela internet, na página eletrônica da organizadora, a Consulpam, que é www.consulpam.com.br.


Quem não possui computador pode comparecer, das 9 às 17 horas, no Centro Administrativo da prefeitura, na Rua Augusto Xavier de Lima.


As taxas são de R$ 12 para cargos com exigência de ensino fundamental, R$ 16 para ensino médio e R$ 20 para nível superior.


A aplicação  das provas está marcada para ocorrer em 16 de setembro.


As contratações poderão ser feitas durante o prazo de validade do concurso, que será de dois anos, podendo ser prorrogado uma vez, pelo mesmo período.       

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Atualizado: 10/07/2018 - 14:35

Vassouras RJ inscreve para 115 vagas temporárias

Oportunidades são para quem possui ensino médio na modalidade normal ou nível superior, com remunerações iniciais de até R$ 1,7 mil

Área de educação

Por JCConcursos - Fernando Cezar Alves

A Prefeitura de Vassouras, no Rio de Janeiro, recebe inscrições em seu processo seletivo para o preenchimento de 115 vagas, em caráter temporário, para vagas na área de educação. As oportunidades são para quem possui ensino médio na modalidade normal ou nível superior, com remunerações iniciais que variam de R$ 1.206,62 a R$ 1.792,88, com jornada de trabalho de 20 a 40 horas semanais. As inscrições poderão ser feitas até o próximo dia 20 de julho, pessoalmente, e 22, pela internet.


Quem possui magistério de nível médio na modalidade normal ou pedagogia nos anos iniciais ou normal superior poderá concorrer aos cargos de professor de educação infantil nos anos iniciais do ensino fundamental e mediador educacional. No primeiro caso são 81 vagas, com remuneração inicial de R$ 1.596,28, para 25 horas semanais. Para mediador são 30 postos, com inicial de R$ 1.206,62, para 40 horas.


Para quem possui formação superior na respectiva área são oferecidas quatro vagas, sendo duas para professor de 6º a 9º anos de história e duas para professor de 6º a 9º anos de português, ambos com inicial de R$ 1.792,88, para 20 horas.


Pessoalmente, as inscrições podem ser feitas das 9h30 às 12 horas e das 13horas às 16h30, no auditório do centro da cidadania, na Av. Otávio Gomes, 395.

O candidato deve estar munido de documento de identidade original com foto e CPF. Como documento de identidade serão considerados: carteira de idade, carteira de órgão ou conselho de classe, carteira de trabalho, certificado de reservista, carteira de motorista com foto ou passaporte.


Pela internet, o atendimento será pela página eletrônica da banca organizadora, o Ibam, que é www.ibam-concursos.org.br.


As taxas serão de R$ 40 para mediador e R$ 60 para os demais cargos.


Pela internet, quem deixar a inscrição para o último dia poderá efetuar o pagamento da taxa até 23 de julho.


A aplicação das provas está marcada para ocorrer em 12 de agosto.


As contratações serão feitas durante o prazo de validade do processo seletivo, que será de um ano, podendo ser prorrogado uma vez, pelo mesmo período.  
 

 

 

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Atualizado: 04/07/2018 - 09:44

Concurso TRT RJ 2018: saiu RESULTADO da prova objetiva

Com oferta de 16 vagas imediatas, concurso do TRT RJ apresenta salários de até R$ 15,1 mil. Cargos de técnico e analista exigem níveis médio e superior, respectivamente

Preliminar

Por JCConcursos - Samuel Peressin

Os participantes do concurso do TRT RJ (Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região) já podem consultar aqui o resultado preliminar da prova objetiva, aplicada em 10 de junho. Organizada pelo Instituto AOCP, a seleção preencherá 16 vagas imediatas e também formará cadastro reserva (CR). 

 

Com exigência de ensino médio estão em disputa funções de técnico judiciário nas seguintes áreas: administrativa (10 postos), segurança (1) e enfermagem (1), função que também requer formação técnica. Os vencimentos vão de R$ 7.592,53 a R$ 8.650,18.

 

APOSTILA CONCURSO TRT/RJ 2018 - TÉCNICO E ANALISTA JUDICIÁRIOS

CURSO CONCURSO TRT/RJ 2018 -  TÉCNICO E ANALISTA JUDICIÁRIOS

 

As oportunidades para analista no concurso do TRT RJ admitiram inscrições de profissionais com curso superior e estão distribuídas entre sete áreas: administrativa (1), judiciária (2), oficial de justiça avaliador federal (1), engenharia civil (CR), engenharia elétrica (CR), engenharia mecânica (CR) e psicologia (CR), com ganhos que partem de R$ 11.890,83 e alcançam R$ 15.164,03.

 

Concurso TRT RJ 2018: inscrições e provas  

 

As inscrições para o concurso do TRT RJ foram recebidas até 24 de abril, por meio do site www.institutoaocp.org.br. As taxas custaram R$ 60 para técnico e R$ 100 para analista.  

APOSTILAS CONCURSOS TRT/RJ 2018 - TÉCNICO E ANALISTA

Além das provas objetiva e discursiva para todos os cargos, o processo seletivo terá teste tísico para técnico judiciário - especialidade segurança, em data a ser definida.

 

A avaliação objetiva do concurso do TRT RJ cobrou a resolução de 60 questões de múltipla escolha. O conteúdo programático previa língua portuguesa, legislação, informática, noções sobre direitos das pessoas com deficiência e conhecimentos específicos.

 

Os exames válidos pela primeira fase foram aplicados em Barra Mansa, Duque de Caxias, Macaé, Niterói, Nova Iguaçu, Rio de Janeiro, São Gonçalo e Volta Redonda. A opção por um dos municípios ocorreu no ato da inscrição.

 

De acordo com o edital, o concurso do TRT do Rio de Janeiro terá validade de dois anos, prorrogável por mais dois, a critério do órgão.

 

Último concurso do TRT RJ


concurso anterior do tribunal ocorreu em 2014, quando foram oferecidas 77 oportunidades, sendo 74 para o cargo de analista judiciário –área apoio especializado – especialidade tecnologia da informação, uma para analista judiciário – área apoio especializado especialidade medicina –psiquiatria e duas para técnico judiciário – área apoio especializado –especialidade tecnologia da informação. A banca organizadora, na ocasião, foi a Fundação Carlos Chagas.

 

Prepare-se para o concurso do Tribunal Regional do Trabalho 2018

 

PROVA ANTERIOR DO TRT/RJ

 

 

Atribuições do técnico - área administrativa no concurso do TRT RJ 2018

 

Prestar apoio técnico e administrativo pertinente às atribuições das unidades organizacionais; executar tarefas de apoio à atividade judiciária; arquivar documentos; efetuar tarefas relacionadas à movimentação e à guarda de processos e documentos; atender ao público interno e externo; classificar e autuar processos; realizar estudos, pesquisas e rotinas administrativas; redigir, digitar e conferir expedientes diversos e executar outras atividades de mesma natureza e grau de complexidade.

 

Concurso TRT Rio de Janeiro: atribuições do técnico - área segurança

 

Atuar na segurança dos magistrados, das autoridades, dos servidores e das instalações do Tribunal; realizar investigações preliminares; conduzir veículos automotores; vistoriar veículos e registrar sua movimentação; prestar primeiros socorros às vítimas de sinistros e outras situações de risco; fiscalizar as atividades de controle de entrada e saída de materiais, equipamentos e volumes das dependências do Tribunal; executar ações de prevenção e combate a incêndio e outros sinistros; redigir, digitar e conferir expedientes diversos e executar outras atividades de mesma natureza e grau de complexidade.

 

Conteúdo programático parcial para o concurso do TRT 1ª Região

 

Língua portuguesa – Compreensão e interpretação de texto. Tipologia e gêneros textuais. Correspondência oficial (conforme Manual de Redação da Presidência da República): aspectos gerais da redação oficial; finalidade dos expedientes oficiais; adequação da linguagem ao tipo de documento; adequação do formato do texto ao gênero. Figuras de linguagem. Significação de palavras e expressões. Relações de sinonímia e de antonímia. Ortografia. Acentuação gráfica. Uso da crase. Morfologia: classes de palavras variáveis e invariáveis e seus empregos no texto. Locuções verbais (perífrases verbais). Funções do “que” e do “se”. Elementos de comunicação e funções da linguagem. Domínio dos mecanismos de coesão textual: emprego de elementos de referenciação, substituição e repetição, de conectores e de outros elementos de sequenciação textual; emprego de tempos e modos verbais. Domínio dos mecanismos de coerência textual. Reescrita de frases e parágrafos do texto: significação das palavras; substituição de palavras ou de trechos de texto; reorganização da estrutura de orações e de períodos do texto; reescrita de textos de diferentes gêneros e níveis de formalidade. Sintaxe: relações sintático-semânticas estabelecidas na oração e entre orações, períodos ou parágrafos (período simples e período composto por coordenação e subordinação). Concordância verbal e nominal. Regência verbal e nominal. Colocação pronominal. Emprego dos sinais de pontuação e sua função no texto. Função textual dos vocábulos. Variação linguística.

 

Legislação – Código de Ética do TRT – 1ª Região – RJ (conforme Anexo da Resolução Administrativa 35/2013). Regimento Interno Consolidado do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região.

 

Noções sobre direitos das pessoas com deficiência – Resolução 230/2016 (Conselho Nacional de Justiça); Orienta a adequação das atividades dos Órgãos do Poder Judiciário e de seus serviços auxiliares às determinações exaradas pela Convenção Internacional sobre os direitos das pessoas com deficiência. Inclusão, direitos e garantias legais das pessoas com deficiência (Lei nº 13.146/2015; Lei nº 11.126/2005). Normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida (Lei nº 10.098/2000 e Decreto 5.296/2004). Prioridade de atendimento às pessoas portadoras de deficiência (Lei nº 10.048/2000 e Decreto 5.296/2004). Normas de apoio às pessoas portadoras de deficiência e sua integração social (Lei nº 7.853/1989 e Decreto 3.298/1999).

 

Informática –  Conceitos e fundamentos básicos. Conhecimento e utilização dos principais softwares utilitários (compactadores de arquivos, chat, clientes de e-mails, reprodutores de vídeo, visualizadores de imagem, antivírus). Identificação e manipulação de arquivos. Backup de arquivos. Conceitos básicos de Hardware (Placa mãe, memórias, processadores (CPU) e disco de armazenamento HDs, CDs e DVDs). Periféricos de computadores. Ambientes operacionais: utilização dos sistemas operacionais Windows XP Profissional e Windows 7. Utilização dos editores de texto (Microsoft Word) Utilização dos editores de planilhas (Microsoft Excel). Utilização do Microsoft PowerPoint. Utilização e configuração de e-mail no Microsoft Outlook. Conceitos de tecnologias relacionadas à Internet e Intranet, busca e pesquisa na Web, mecanismos de busca na Web. Navegadores de internet: Internet Explorer, Mozilla Firefox, Google Chrome. Segurança na internet; vírus de computadores; Spyware; Malware; Phishing. Transferência de arquivos pela internet.

 

Confira o conteúdo programático completo do concurso do TRT RJ 2018

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Atualizado: 02/07/2018 - 10:42

AGU já começa a definir BANCA do concurso para 100 vagas

A autorização determina que o edital do concurso da AGU seja publicado dentro de seis meses, ou seja, até 14 de dezembro de 2018

 Diversos cargos

Por JCConcursos - Fernando Cezar Alves

A Advocacia-Geral da União (AGU)  já iniciou os preparativos para a realização do seu novo concurso público 2018, autorizado pelo Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MPGD) em 14 de junho. De acordo com informações obtidas junto ao órgão, já estão sendo tomadas as providências para a escolha da banca responsável pela seleção, que deve ser anunciada em breve. Além disso, também já foi iniciado o processo de definição de como as 100 vagas que serão oferecidas serão distribuídas pelos diversos estados. De acordo com a autorização do certame, a publicação do edital de abertura de inscrições deve ocorrer até 14 de dezembro.

O aval é para os cargos de administrador (48 vagas), analista técnico administrativo (10), arquivista (2), bibliotecário (1), contador (1), técnico em assuntos educacionais (2) e tecnico em comunicação social (5).

Para todos estes cargos é necessário possuir formação de nível superior para o ingresso, com remuneração inicial de R$ 6.200, considerando vencimentos básicos e gratificações.

 

•CURSOS PARA O CONCURSO AGU 2018

“A realização deste concurso é um passo importante no processo de fortalecimento do quadro de servidores da AGU. Todos nós sabemos que as vitórias obtidas pela nossa instituição somente serão possíveis graças, também, à incansável dedicação diária de nossos servidores”, disse, quando do envio do pedido do concurso, a advogada-geral da União, ministra Grace Mendonça.

Novas vagas

  Vale ressaltar que tramita na Câmara dos Deputados o projeto de lei 6788/17, que cria mais 3.000 vagas no órgão, sendo 2.000 para o cargo de analista técnico de apoio à atividade jurídica e 1.000 para técnico de apoio à atividade jurídica.   Para técnico, para concorrer será exigido apenas ensino médio, com inicial de R$ 4.669,35, com gratificações. Para analistas, nível superior, com inicial de R$ 6.985,34.  

Mais informações sobre este projeto podem ser obtidas aqui

 

Concurso Anterior

O último concurso da AGU para cargos da área de apoio operacional ocorreu em 2014, quando foram oferecidas 100 oportunidades, para preenchimento para a sede, em Brasília, bem como para a Secretaria de Portos da Presidência da República (SEP/PR), pelo regime jurídico únicos dos servidores civis da união, autarquias e fundações públicas federais.

Para o quadro de nível superior da AGU foram oferecidas oportunidades para os cargos de analista de sistemas (10 postos), analista técnico administrativo (34), bibliotecário com registro profissional (3) e técnico em comunicação social (3). Para quem possui formação técnica, a oferta foi de dez vagas para a carreira de técnico em contabilidade.

Já na Secretaria dos Portos, para nível médio foram dez vagas para agente administrativo e sete para técnico em contabilidade. Para nível superior, a oferta foi para os cargos de administrador (4), analista técnico administrativo (15), contador (2) e economista (2).

A banca organizadora do concurso, na ocasião, foi o Idecan.

Antes disso, a seleção anterior para a área técnica ocorreu em 2006, quando foram registrados 25 mil inscritos para a oferta de 336 vagas, somente para candidatos de nível superior, para os cargos de administrador, contador, economista e engenheiro. Neste caso, a banca organizadora foi o Núcleo de Computação Eletrônica da Universidade do Rio de Janeiro (NCE/UFRJ).

 

Sobre a AGU

Cabe à Advocacia Geral da União representar a União, judicial e extrajudicialmente, cabendo-lhe, nos termos da lei complementar que dispuser sobre sua organização e funcionamento, as atividades de consultoria e assessoramento jurídico do Poder Executivo. Em termos de representação judicial, sua atividade é exercida em defesa dos interesses dos referidos entes nas ações judiciais em que a União figura como autora, ré ou, ainda, terceira interessada. A representação extrajudicial é exercida perante entidades não vinculadas à justiça, como órgãos administrativos da própria união, estados ou municípios.

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Atualizado: 29/06/2018 - 09:11

Concurso PETROBRAS: SAIU resultado final para 648 vagas

Mais de 110 mil candidatos disputaram postos de níveis médio e superior, com salários de até R$ 10,7 mil. Prova do concurso da Petrobras foi aplicada em 8 de abril

Diversos Estados

Por JCConcursos - Douglas Terenciano

A Fundação Cesgranrio divulgou o resultado final do concurso da Petrobras destinado a preencher 648 vagas (108 imediatas e 540 para cadastro reserva). A classificação pode ser conferida aqui

 

Os 110.092 inscritos realizaram a prova objetiva em 8 de abril, com aplicação em 27 cidades de diversos Estados, além do Distrito Federal. As candidaturas para o processo seletivo foram recebidas até 5 de março.

 

O número inicial de vagas em disputa no certame era de 666, mas foi reduzido com a exclusão do cargo de técnico de segurança júnior, conforme retificação do edital divulgada em 21 de fevereiro.  

APOSTILA CONCURSO PETROBRAS 2018 - TÉCNICO DE LOGÍSTICA DE TRANSPORTE
APOSTILA CONCURSO PETROBRAS 2018 - TÉCNICO DE ADMINISTRAÇÃO E CONTROLE JUNIOR 
CURSO CONCURSO PETROBRAS 2018 - DIVERSOS CARGOS
 

A seleção ofereceu oportunidades para candidatos dos níveis médio e superior nos Estados de São Paulo, Minas Gerais, Sergipe, Amazonas, Paraná, Rio Grande do Sul, Bahia e Rio de Janeiro, além do polo Nacional. A organizadora é a Fundação Cesgranrio.

 

Vagas – Concurso Petrobras 2018
 

Quem possui ensino médio pôde se candidatar aos cargos técnico de administração e controle júnior, técnico de comercialização e logística júnior, técnico de exploração de petróleo júnior – geologia, técnico de inspeção de equipamentos e instalações júnior, técnico de logística de transporte júnior – controle, técnico de logística de transporte júnior – operação, técnico de manutenção júnior – instrumentação, técnico de suprimento de bens e serviços júnior – administração, técnico de suprimento de bens e serviços júnior – mecânica e técnico químico de petróleo júnior. Os salários chegam a R$ 4.513,13.

 

Já para os candidatos com ensino superior completo, as opções foram para as carreiras de enfermeiro do trabalho júnior, engenheiro de equipamentos júnior – elétrica, engenheiro de equipamentos júnior – eletrônica, engenheiro de equipamentos júnior – inspeção, engenheiro de equipamentos júnior – mecânica, engenheiro de meio ambiente júnior, engenheiro de petróleo júnior, engenheiro de processamento júnior, engenheiro de segurança júnior, engenheiro naval júnior, geofísico júnior – física, geofísico júnior – geologia, geólogo júnior e médico do trabalho júnior. O salário básico é de R$ 6.350,99, com garantia de remuneração mínima de R$ 10.726,45.
 

Mais detalhes sobre as provas - Concurso Petrobras 2018
 

As provas objetivas do concurso público da Petrobras foram aplicadas nas cidades de Aracaju/SE, Belém/PA, Belo Horizonte/MG, Brasília/DF, Campinas/SP, Campo Grande/MS, Curitiba/PR, Florianópolis/SC, Fortaleza/CE, Goiânia/GO, João Pessoa/PB, Macaé/RJ, Maceió/AL, Manaus/AM, Mauá/SP, Natal/RN, Porto Alegre/RS, Recife/PE, Rio de Janeiro/RJ, Salvador/BA, Santos/SP, São José dos Campos/SP, São Luís/MA, São Mateus/ES, São Mateus do Sul/PR, São Paulo/SP e Vitória/ES.

 

As avaliações tiveram duração quatro horas para os cargos de nível médio e de quatro horas e meia para os cargos de nível superior. A seleção será válida por um ano, prazo que pode ser prorrogado pelo mesmo período. As contratações são no regime da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

 


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Apostila PETROBRAS 2018 em PDF 

Apostila completa e de acordo com edital para o cargo de Técnico(a) de Administração e Controle Júnior. Aproveite!

 

Conteúdo programático - Cargos nível médio

 

Língua portuguesa - Interpretação textual. Pontuação: emprego da vírgula. Emprego do acento indicativo de crase. Ortografia (escrita correta das palavras e acentuação gráfica - em conformidade com o novo acordo ortográfico). Colocação pronominal dos pronomes oblíquos átonos (próclise, mesóclise e ênclise). Uso dos pronomes relativos. Concordância verbal e nominal. Regência verbal. Uso das palavras: porque, por que, porquê e porquê; que; se; há e a. Classes das palavras e suas funções sintáticas.

Matemática - Teoria dos Conjuntos. Conjuntos Numéricos. Relações entre conjuntos. Funções exponenciais, logarítmicas e trigonométricas. Equações de 1º grau. Equações Polinomiais reduzidas ao 2º grau. Equações exponenciais, logarítmicas e trigonométricas. Análise Combinatória: permutação, arranjo, combinação. Eventos independentes. Progressão Aritmética. Progressão Geométrica. Matrizes. Determinantes. Sistemas Lineares. Trigonometria. Geometria Plana. Geometria Espacial. Geometria Analítica: equação da reta, parábola e círculo. Matemática Financeira: capital, juros simples, juros compostos, montante.

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Atualizado: 27/06/2018 - 08:59

Concurso MARINHA: ÚLTIMO dia de inscrição para 146 vagas

Novo concurso da Marinha selecionará médicos (123 postos), dentistas (12), enfermeiros (3), farmacêuticos (4), fonoaudiólogos (2) e nutricionistas (2)

Área da saúde

Por JCConcursos - Samuel Peressin

Terminam nesta quarta-feira (27) as inscrições para os dois editais divulgados pela Marinha com oferta de 146 vagas no concurso para admissão ao quadro de profissionais da área da saúde

 

O processo seletivo apresenta oportunidades para médicos (123 postos), dentistas (12), enfermeiros (3), farmacêuticos (4), fonoaudiólogos (2) e nutricionistas (2).

 

Os candidatos devem possuir curso superior e registro profissional. A idade limite para participação é 35 anos (até 1º de janeiro de 2019).

 

As inscrições para o concurso da Marinha têm taxa de R$ 120 e devem ser efetuadas mediante o preenchimento de formulário disponível no site www.ingressonamarinha.mar.mil.br.

 

No caso das chances para dentistas, elas estão distribuídas entre seis áreas: cirurgia e traumatologia buco-maxilo-facial (2), dentística (2), ortodontia (2), patologia bucal e estomatologia (2), prótese dentária (2) e radiologia (2).

 

Já para médicos, há ofertas nas seguintes especialidades: alergologia (2), cancerologia (1), cardiologia (8), clínica médica (11), dermatologia (2), endocrinologia/metabologia (4), gastroenterologia (3), geriatria (4), hematologia (2), infectologia (1), medicina intensiva (3), neurologia (4), anatomia patológica (2), pneumologia (4), proctologia (1), reumatologia (2), ciruriga cardíaca (1), cirurgia geral (8), cirurgia torácica (2), cirurgia vascular (3), oftalmologia (3), otorrinolaringologia (2), neurocirurgia (3), anestesiologia (5), ginecologia e obstetrícia (12), pediatria (11), psiquiatria (7), radiologia (6), radioterapia (1), medicina nuclear (1) e ortopedia e traumatologia (4). 

 

Do total de oportunidades em disputa no concurso da Marinha, 123 são para atuação em âmbito nacional. Outras 23 vagas (todas da área médica) destinam-se aos Distritos Navais sediados em Salvador/BA, Natal/RN, Belém/PA, Rio Grande/RS, Ladário/MS e Brasília/DF.

 

 

Sobre as provas do concurso da Marinha para profissionais da saúde

 

 

A seleção inclui seis etapas. Na primeira delas, em data a ser definida, os candidatos farão prova escrita de conhecimentos profissionais e redação.

 

As outras fases do certame envolvem inspeção de saúde, teste físico, análise de títulos, avaliação psicológica e verificação de documentos, entre outubro e novembro. O início do curso está previsto para 11 de março de 2019.

 

As atividades ocorrerão no Rio de Janeiro/RJ, Vila Velha/ES, Salvador/BA, Natal/RN, Olinda/PE, Fortaleza/CE, Belém/PA, Santana/AP, Parnaíba/PI, Santarém/PA, São Luís/MA, Rio Grande/RS, Porto Alegre/RS, Florianópolis/SC, Ladário/SC, Brasília/DF, São Paulo/SP e Manaus/AM.

 

 

Concurso Marinha 2018: como funciona o curso de formação

 

 

Os aprovados realizarão curso de formação no Centro de Instrução Almirante Wandenkolk (Ciaw), na cidade do Rio de Janeiro, com duração média de 19 semanas.

 

Durante a fase de preparação, os recrutas terão direito a uniforme, alimentação e assistências médico-odontológica, psicológica, social e religiosa, além de remuneração de R$ 6.993.

 

Após a conclusão do treinamento, o ingresso no Corpo de Saúde da Marinha (CSM) ocorre no posto de primeiro tenente, que atualmente conta com salário de R$ 7.796, de acordo com a tabela de vencimentos das Forças Armadas.

 

Antes de completar cinco anos da nomeação, os militares serão avaliados pela Comissão de Promoções de Oficiais, que decidirá sobre a permanência dos profissionais em caráter definitivo na Marinha.
 

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Atualizado: 25/06/2018 - 10:52

Câmara de Carmo RJ realiza concurso com cinco vagas

Chances no concurso da Câmara de Carmo são para recepcionista, auxiliar de administração e técnico em contabilidade. Inscrições vão até 6 de julho

Três cargos

Por JCConcursos - Samuel Peressin

A Câmara de Carmo, município localizado no interior do Rio de Janeiro, abriu concurso público destinado a preencher cinco vagas imediatas. 

 

O cargo de recepcionista (1 posto e salário de R$ 974,29) admite profissionais com diploma de ensino fundamental.

 

Com nível médio é possível disputar a carreira de auxiliar de administração (3 - R$ 1.124).

 

Além de segundo grau, a função de técnico em contabilidade (1 - R$ 1.605,72) requer formação técnica.

 

 

Concurso Câmara Carmo: inscrições e prova

 

 

Disponíveis até 6 de julho, as inscrições devem ser efetuadas pelo site www.incpconcursos.org.br. As taxas custam R$ 50 (recepcionista) e R$ 60 (demais colocações).

 

Marcada para 19 de agosto, a prova objetiva trará 40 questões de múltipla escolha para serem solucionadas em, no máximo, três horas. 

 

De acordo com o edital, o concurso da Câmara de Carmo terá validade de dois anos, prorrogável por mais dois, a critério do Legislativo.

 

 

Atribuições do recepcionista no concurso da Câmara de Carmo 2018

 

 

Executar atividades de apoio aos serviços administrativos, parlamentares e legislativos, compreendendo o recebimento de ligações, recepção e transmissão de mensagens de correspondências.

 

 

Concurso Câmara Carmo: atribuições do auxiliar de administração

 

 

Realizar tarefas administrativas auxiliares, sob a supervisão da chefia imediata, classificando, registrando e arquivando documentos e outros papéis; providenciando os livros e as pastas necessárias; operar equipamentos de reprodução e transmissão de documentos em geral; digitar todos os trabalhos recomendados. Executar tarefas administrativas auxiliares nas áreas de protocolo, arquivo, orçamento e finanças, pessoal, material e patrimônio, organização e método, coleta, classificação e registro de dados.
 

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Atualizado: 13/06/2018 - 11:54

Concurso UFF RJ: abertas inscrições para 50 ofertas

As vagas do concurso da Universidade Federal Fluminense (UFF/RJ) são destinadas a carreira do magistério superior. Prazo se encerrará em 12 de julho

Ganhos de até R$ 9,5 mil

Por JCConcursos - Patricia Lavezzo

Já estão abertas as inscrições dos dois editais de concurso público da Universidade Federal Fluminense (UFF), localizada no Estado do Rio de Janeiro. A seleção visa o provimento de 50 vagas para a carreira do magistério superior.

Interessados em concorrer a uma das ofertas devem possuir nível superior, especialização, mestrado e/ou doutorado. A distribuição das vagas, unidades de ensino, área de conhecimento e demais requisitos devem ser conferidas no edital, que encontra-se anexado à notícia. 

As remunerações iniciais oferecidas pela UFF RJ partem de R$ 2.236,30 e chegam a R$ 9.585,67, já inclusa a retribuição por titulação. 

A participação deverá ser garantida até o dia 12 de julho, através do endereço eletrônico https://app.uff.br/cpd.  O pedido de inscrição ainda será submetido à análise e a julgamento pelo departamento de ensino responsável pelo concurso. As taxas variam de R$ 60 a R$ 245. 

O concurso da UFF RJ será constituído das seguintes etapas: prova de conteúdo, eliminatória; avaliação do curriculum vitae, classificatória; e prova didática, classificatória.

A prova de conteúdo poderá ser escrita ou escrita e prática, de acordo com a determinação do departamento de ensino pertinente. A prova didática terá como objetivo aferir a capacidade do candidato em relação aos procedimentos didáticos, ao domínio e conhecimento do assunto abordado e às condições para o desempenho de atividades docentes.

As informações sobre os dias, horários e locais das avaliações constarão no cronograma, a ser entregue pela comissão organizadora. 

 

Mais informações sobre o concurso da UFF RJ

 

O candidato será notificado pelo departamento de ensino responsável pelo concurso de data, hora e local em que será instalada a comissão examinadora do certame, com antecedência mínima de cinco dias. 

No ato de instalação da comissão examinadora, é obrigatória a presença do candidato, que deverá apresentar documento de identidade original com foto, diplomas originais para conferência, cópia simples (frente e verso) dos diplomas exigidos e cinco vias do currículo lattes, sendo eliminado o candidato que não comparecer ou não apresentar a documentação solicitada.

Uma vez instalada, a comissão examinadora entregará aos candidatos inscritos cópia do cronograma.

O prazo de validade do concurso da UFF RJ é de dois anos, podendo ser prorrogado por uma única vez por igual período, com prazo inicial a partir da publicação do edital de homologação no Diário Oficial da União.

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Atualizado: 13/06/2018 - 10:37

Maricá RJ divulga processo seletivo com 1.024 vagas

As chances na seleção da Prefeitura Municipal de Maricá são para candidatos de níveis médio, técnico e superior. Inscrições serão recebidas entre os dias 18 e 22 de junho

Saúde

Por JCConcursos - Patricia Lavezzo

No Estado do Rio de Janeiro, a Prefeitura Municipal de Maricá divulgou um novo edital de processo seletivo simplificado que visa o preenchimento de 1.024 vagas temporárias para cargos da área da saúde. Os contratos de trabalho terão duração de 12 meses, prorrogáveis por igual período.

De acordo com o edital, os candidatos aprovados fora do número de vagas ofertadas formarão cadastro reserva e poderão ser futuramente convocados, durante o prazo de validade do certame (de 12 meses, prorrogável por igual período, de acordo com o interesse da administração).

Interessados em concorrer a uma das vagas deverão se inscrever no endereço eletrônico da prefeitura: www.marica.rj.gov.br/formulariosaudeurgenciaemergencia. A ficha cadastral estará disponível no site entre os dias 18 e 22 de junho. 

O processo seletivo da Prefeitura de Maricá será constituído apenas de avaliação curricular, de caráter eliminatório e classificatório. Ela tem por objetivo identificar, dentre os candidatos regularmente inscritos, aqueles cujo perfil demonstre aptidão e adequação necessárias ao desempenho das atividades exigidas para as funções. 

A entrega da documentação (comprovação curricular) acontecerá entre os dias 26 e 29 de junho, enquanto que a publicação da classificação final e homologação está prevista para ocorrer no dia 3 de julho. 

 

Vagas do processo seletivo da Prefeitura de Maricá RJ

 

Aqueles que têm ensino médio e/ou curso técnico podem concorrer para as funções de condutor socorrista (21 vagas), condutor coordenador de base (1), auxiliar de farmácia (14), auxiliar de consultório dentário (7), técnico de enfermagem (339), técnico de imobilização ortopédica (3), técnico de radiologia (18) e técnico de laboratório (61). 

Nível superior é requisito para os cargos de condutor de motolância (3), engenheiro coordenador (1), biólogo (3), assistente social (16), fisioterapeuta (15), psicólogo (8), farmacêutico (25), nutricionista (1), dentista (16), oftalmologista (2), ortopedista (28), enfermeiro (168), biomédico (1) e médico nas especialidades de coordenador (1), auditor (1), ginecologia (7), ginecologia/obstetrícia (22), anestesiologia (15), cirurgia cabeça e pescoço (2), cirurgia geral (28), clínica médica (65), direção médica (5), parecerista (14), pediatra (66), proctologista (2), ultrassonografista (7), vascular (2), socorrista (35) e hematologista (1). 

Os salários iniciais oferecidos pela Prefeitura de Maricá partem de R$ 1.325,31 e chegam a R$ 16.000.

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