MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Fuso horário poderá deixar de prejudicar candidatos

Projeto prevê padronização na aplicação das provas de concursos de órgãos federais. Com nova lei, avaliações deverão acontecer nos estados abrangidos entre 8h e 22h e não de acordo com horário de Brasília

Redação
Publicado em 26/07/2011, às 15h50

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Um projeto de lei, que está em tramitação no Senado, prevê a padronização no horário de aplicação das provas de concursos públicos de órgãos federais, nos estados onde os fusos horários são diferentes do horário oficial de Brasília.

A pauta, apresentada neste mês pelo senador Benedito Lira (PP-AL), prevê que as avaliações devem ser realizadas no período entre 8h e 22h, sempre de acordo com a hora vigente no local de realização. Segundo o texto, também será obrigatória a aplicação simultânea das provas, em todas as localidades abrangidas.

Segundo o senador, atualmente os processos seletivos acontecem de forma unificada em todo o país, sempre levando em conta o horário oficial de Brasília e deixando de fora as condições de realização dos candidatos nos estados afetados. O fato causa “prejuízo aos que habitam zonas rurais ou regiões distantes dos locais de realização das provas, devido à precariedade (ou mesmo indisponibilidade) dos serviços de transporte público durante a madrugada”, explica Lira.

Hoje, um concurso marcado para acontecer às 8h - no horário oficial de Brasília - acontece simultaneamente em todas as regiões. Com isso, alguns participantes realizam a prova às 7h ou até às 6h, o que é prejudicial àqueles que moram “sob a incidência de fuso horário diverso ou não abrangidos pelo horário de verão”, define o texto.

Edital e documentos de inscrição

O projeto também estabelece que o edital do concurso e o documento de inscrição devem conter os horários corretos de início de término das avaliações, sempre de acordo com o horário local, o que não acontece atualmente. A maior parte dos documentos tomam como base a hora oficial de Brasília. “Isso pode evitar enganos por parte dos candidatos quanto à hora efetiva da prova”, explica.

O Projeto de Lei, que recebe o número 413/11, está agora no aguardo da apresentação de emendas, na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado. As informações são da Agência Senado.

O texto do projeto, na íntegra, pode ser conferido clicando aqui.

George Corrêa

Veja também:

Artigo William Douglas: Candidato bancado pelos pais

Palestras: Confira a agenda de palestras e eventos gratuitos

Siga o JC Concursos no Google News

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.