MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | WEBSTORIES

Ministério da Gestão: "pautas dos servidores públicos serão prioridade", diz ministra

Responsável pelo novo Ministério da Gestão e da Inovação dos Serviços Públicos, Esther Dweck, confirma negociação para concursos

Ministério da Gestão: "pautas dos servidores públicos serão prioridade", diz ministra
Ministério da Gestão: ministra Esther Dweck; Edu Andrade: Ascom Ministério da Fazenda
Fernando Cezar Alves

Fernando Cezar Alves

fernando@jcconcursos.com.br

Publicado em 13/01/2023, às 10h35 - Atualizado às 14h09

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

A autorização de novos concursos públicos no governo Luiz Inácio Lula da Silva ficará sob a responsabilidade do Ministério da Gestão e da Inovação dos Serviços Públicos. Durante cerimônia de posse, na última semana, a ministra à frente da pasta, a economista Esther Dweck, anunciou que a pauta dos servidores públicos deverá ser prioridade.

A nova pasta foi criada com a atribuição de estabelecer as diretrizes, normas e procedimentos voltados à gestão pública, à política de gestão de pessoas e desenvolvimento de competências transversais e liderança para o quadro de servidores; e à transformação digital, governança e compartilhamento de dados, entre outras competências voltadas para uma maior eficiência do serviço público.

Na ocasião, a ministra reforçou que sua principal missão é ampliar a eficiência do governo, sem a criação de novos cargos. Porém, dentro deste contexto reforça a importância de valorizar o funcionalismo. Neste sentido, disse que, entre as prioridades, está recriar a mesa permanente de negociação com os servidores públicos. “Iremos retomar o debate sobre reestruturação de carreiras, remuneração e realização de concursos públicos”, disse a minsitra.  "Para atingirmos essa eficiência na gestão, o primeiro passo primordial é interromper o processo de desmonte do Estado brasileiro que ocorreu ao longo dos últimos anos”, reforçou. 

Além disso anunciou que foi criada, na estrutura do novo ministério, a Secretaria Extraordinária de Transformação do Estado para a ampliação da capacidade de atuação do governo, e que será criado o Escritório de Projetos e Inovação da Gestão, em parceria com a Enap e o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).

Além disso, a nova ministra também  defendeu a rediscussão da governança de empresas estatais para melhorar a execução de políticas públicas, condição que também pode impactar a realização de novas seleções para as empresas públicas.

Siga o JC Concursos no Google Newsconcursosconcursos federaisconcursos 2024provas anteriores

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.