Tudo Sobre

Empregos Ministérios

MPF/DF pede vagas para deficientes em concurso

Órgão contesta a falta de reserva para o cargo de pedagogo. Mais de 24 mil estão inscritos no certame. Convocação para as provas do dia 25 de agosto já foi publicada



Sabrina Machado
Publicado em 31/07/2013, às 12h20

O Ministério Público Federal no Distrito Federal (MPF/DF) acionou a Justiça com objetivo de garantir a devida reserva de vagas para pessoas com deficiência no concurso para cargos de nível superior do Ministério da Fazenda e em todas as futuras seleções realizadas pela União. 
Por meio de uma ação civil proposta na segunda-feira (29), o órgão pede a suspensão imediata do certame e a reabertura do prazo para inscrições após correções no edital.
O concurso oferece 347 vagas para analista técnico-administrativo, arquiteto, contador, engenheiro e pedagogo – distribuídas em quinze estados e no Distrito Federal. A remuneração varia de R$ 3.977,42 a R$ 5.081,18. 
O órgão contesta a falta de vagas reservadas do cargo de pedagogo, pois todas as 19 oportunidades foram destinadas à ampla concorrência, sem reserva para as pessoas com deficiência.
De acordo com o MPF, a conduta é ilegal porque descumpre o percentual mínimo de 5% assegurado pela legislação. Segundo esse cálculo e considerando o critério de arredondamento para o primeiro número inteiro subsequente, também previsto em lei, pelo menos uma vaga de pedagogo deveria ser destinada a candidatos com deficiência.
Estatística
O Ministério da Fazenda divulgou o número de inscritos na seleção público. No total, 24.292 concursandos irão disputar as 347 oportunidades. A maior procura foi para o cargo de técnico-administrativo no Distrito Federal (4.218), seguido pelo Estado de São Paulo (3.067) – na mesma carreira.
Confira a estatística completa no arquivo anexado ao lado. 
Convocação
O edital de convocação já foi publicado no Diário Oficial da União. Os candidatos realizarão as avaliações no dia 25 de agosto. A prova objetiva 1 (conhecimentos básicos) será realizada de manhã por todos os concursandos. No período vespertino, serão aplicadas as provas objetivas 2 (conhecimentos específicos).

+ Resumo Empregos Ministérios

Ministérios
Vagas: 347
Taxa de inscrição: Não definido
Cargos: Não definido
Áreas de Atuação: Administrativa, Operacional
Escolaridade: Ensino Superior
Faixa de salário:
Organizadora: Esaf
Estados com Vagas: BA, CE, DF, ES, MA, MG, MS, MT, PA, PB, PE, PR, RJ, RN, RS, SP

+ Agenda

31/07/2014 Divulgação do Resultado Adicionar no Google Agenda

Comentários

Mais Lidas