MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

MPF divulga critérios para concurso de procurador

Embora o número de vagas ainda não esteja definido, o documento já adianta conteúdo programático para novo certame

Fernando Cezar Alves
Publicado em 25/08/2016, às 11h43

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

O Ministério Público Federal (MPF) divulgou, na última quarta-feira, 24 de julho, a resolução 169, que estabelece as normas para realização de novo concurso público para o cargo de procurador. Embora o número de vagas ainda não esteja definido, bem como alguma previsão de quando o edital poderá efetivamente ser publicado, quem pretende ingressar na área já possui condições de antecipar a preparação, com base nas determinações do documento, que inclui o conteúdo programático que será cobrado.

Para concorrer ao cargo é necessário possuir curso de nível superior em direito, além de três anos de atividade forense. A remuneração inicial da categoria atualmente é de R$ 25.260.

De acordo com a resolução, o número de vagas no certame deverá corresponder ao total de oportunidades em aberto quando da publicação do edital. Além disso, determina que o prazo de inscrições deverá ser de 30 dias, contados da data de publicação.

Provas

O concurso contará com cinco provas, sendo uma objetiva de abrangência geral, quatro exames subjetivos relacionados a cada grupo de disciplinas, avaliação oral e análise de títulos.

A seleção contará com quatro grupos de disciplinas. A primeira inclui temas sobre direito  constitucional e metodologia jurídica, proteção internacional dos direitos humanos e direito eleitoral. No segundo, direito administrativo e direito ambiental, direito tributário e direito financeiro, direito internacional público e direito internacional privado. No terceiro grupo, direito econômico e direito do consumidor, direito civil e direito processual civil. Por fim, no quarto e último, direito penal e direito processual penal.

A avaliação objetiva contará com 120 questões

Siga o JC Concursos no Google News

+ Resumo do Concurso MPF

MPF - Ministério Público Federal
Vagas: Não definido
Taxa de inscrição: Não definido
Cargos: Procurador Juridico
Áreas de Atuação: Judiciária / Jurídica
Escolaridade: Ensino Superior
Faixa de salário: De R$ 25260,00
Organizadora: O próprio órgão
Estados com Vagas: AC, AL, AP, AM, BA, CE, DF, ES, GO‍, MA, MT, MS, MG, PA, PB, PR, PE, PI, RJ, RN, RS, RO, RR, SC, SP, SE, TO

+ Agenda do Concurso

25/08/2017 Divulgação do Resultado Adicionar no Google Agenda

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.