MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

A cada ano mais mulheres buscam concursos públicos

Pesquisa recente realizada pela Associação Nacional de Proteção aos Concursos (Anpac) demonstrou o aumento significativo de mulheres que ingressam em cargos públicos

Jaime Kwei
Publicado em 24/07/2015, às 12h43

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News
Não é surpresa para ninguém que as mulheres vêm conquistando cada vez mais espaço em todas as áreas do mercado de trabalho. Foi-se o tempo em que a figura feminina era associada aos cuidados do lar, do marido e dos filhos. 
Na iniciativa pública, a realidade também é outra. Pesquisa recente realizada pela Associação Nacional de Proteção aos Concursos (Anpac) demonstrou o aumento significativo de mulheres que ingressam em cargos públicos, inclusive em cargos que outrora eram procurados apenas por homens, como na área da segurança pública. Hoje, 35% a 40% das inscrições são compostas por mulheres. No entanto, as áreas mais procuradas por elas são as dos tribunais, tanto no nível médio quanto no superior.
 Confira outros pontos levantados pela pesquisa:- Nas carreiras jurídicas, 60% das inscrições são de mulheres;- A área fiscal, onde tradicionalmente a predominância era dos homens, atualmente se equipara em ambos os sexos;- A faixa etária das candidatas fica entre 25 e 40 anos;- As primeiras colocações em concursos para juiz são do sexo feminino;- Entre os principais motivos que levam as mulheres a optar pela carreira pública estão a ascensão profissional, a vocação, o reconhecimento e a independência econômica.
Os concursos são democráticos e não exercem qualquer tipo de preconceito ou descriminação. As chances são iguais para todos. A aprovação depende apenas da força de vontade e determinação de cada um.
Jaime Kwei, diretor da Central de Concursos.
Siga o JC Concursos no Google News

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.