O novo concurso da Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil ainda depende de mudanças que deverão ser feitas no plano de cargos e salários. Vagas para todos os níveis
Edital
Por JCConcursos - Fernando Cezar Alves
A realização de um aguardado novo concurso público para a Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap),no Distrito Federal, ainda depende da aprovação do novo plano de empregos, carreiras e remunerações, sem data confirmada para ocorrer. A seleção vem sendo anunciada desde maio de 2013, em decorrência da grande carência de servidores.
Embora a implantação do novo plano estivesse definida para ocorrer em janeiro de 2015, diversos pontos ainda estão em fase de discussão.
O acordo coletivo de trabalho da Novacap prevê a realização do concurso após a reestruturação das carreiras. A determinação está na cláusula 21 do acordo, que estabelece que, a partir de então "serão adotados todos os procedimentos visando a recomposição gradativa do quadro de empregos permanentes da companhia,por meio de concurso público".
Em maio de 2013 foram publicadas, em diário oficial, algumas alterações na proposta inicial prevista para o concurso. De acordo com o documento,entre outras, estão previstas pelo menos 2 vagas para o cargo de analista de sistemas, 9 para advogados e 27 para engenheiros, sendo 23 para engenheiro civil, 2 para engenheiro ambiental e 2 para engenheiro eletricista.
O último concurso da Novacap ocorreu em 1996.
A Novacap foi criada por lei em 19 de setembro de 1956, pelo então presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira, com a finalidade de gerenciar e coordenar a construção da nova capital do Brasil.Atualmente, funciona como empresa pública, tendo como sócios a União e o governo do Distrito Federal, respectivamente, com 48% e 52% das ações. É considerada o principal braço executor de obras do governo estadual,vinculada diretamente à Secretaria Estadual de Obras.
Atualizado: 29/11/2017 - 14:40
É grande a expectativa para que seja realizado em breve o novo concurso da Câmara dos Deputador com vagas para os cargos de técnico e analista. Iniciais de até R$ 20,3 mil
Por JCConcursos - Camila Diodato
Atualizado: 29/11/2017 - 10:40
Pedido de concurso do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) contempla os excedentes da seleção vigente e a realização de novo processo seletivo a partir de 2018
Por JCConcursos - Camila Diodato
Atualizado: 24/11/2017 - 09:19
São oferecidas vagas temporárias em diversas áreas de atuação nos editais da Aeronáutica. Carreiras são para profissionais no nível superior
Por JCConcursos - Camila Diodato
Atualizado: 23/11/2017 - 15:43
Decisão do Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região (TRT/10ª) pede que novo concurso do BB seja realizado em até dois anos
Por JCConcursos - Fernando Cezar Alves
Mesmo com o grande período de tempo sem realizar novo concurso público para escriturário e outros cargos de nível superior, sempre justificando a crise como impedimento para contratação de pessoal, de acordo com dados fornecidos pelo Sindicato dos Bancários e Financiários de São Paulo, Osasco e Região, a instituição fechou o primeiro trimestre de 2017 com um lucro líquido ajustado de R$2,5 bilhões, o que representa uma variação positiva de 95,6% em relação ao mesmo período de 2016. Já o lucro líquido contábil no período foi de R$ 2,4 bilhões, o que também corresponde a um crescimento de 3,6% em relação ao primeiro trimestre de 2016. Ainda assim, a instituição posterga a realização de novos concursos públicos.
Ainda segundo o sindicato, um dos motivos do bom desempenho se deve ao aumento de tarifas, que contaram com elevação de 10,5%. De acordo coma dirigente do sindicato e funcionária do Banco do Brasil Silvia Muto"é simbólico que um dos principais fatores que impactaram positivamente o lucro do BB seja o aumento de tarifas, o encarecimento dos serviços à população. Isso ocorre ao mesmo tempo em que reduz drasticamente o quadro de funcionários, sobrecarregando bancários e precarizando o atendimento. Ou seja, o banco está pagando mais caro por um serviço pior",diz.
Vale lembrar que no final de 2016, a instituição promoveu um programa de demissão voluntária, que contou com a adesão de 9.400 servidores. Com isto foi feita a realocação de 9.300 pessoas que tiveram seus postos extintos com a redução depostos de atendimento.
Embora ainda não exista uma previsão de quando um novo edital poderá ser publicado é importante lembrar que, na ocasião, o presidente da instituição, Paulo Rogério Caffarelli, disse que as seleções deveriam voltar a ocorrer após todo este processo, tendo em vista que, segundo ele, a instituição conta com uma média de 2 mil saídas de funcionários por ano, o que garante a necessidade de igual número de pessoal todos os anos.
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Com o aumento dos canais digitais, o banco pretende criar 255unidades de atendimento digital, entre escritórios e agências digitais,com o objetivo de aumentar de 1,3 milhão para 4 milhões de pessoas atendidas por estas unidades até o final de 2017.
Atualmente, o BB conta com 109.159 funcionários, ainda sem considerar os 9.400 que devem ser afastados nos próximos meses.
De acordo com informações divulgadas pela Sindicato dos Bancários e Financiários de São Paulo, Osasco e Região, somente no primeiro semestre deste ano, em comparação ao mesmo período de 2015, já havia ocorrido uma redução de 2.710 postos de trabalho no Banco do Brasil.
Ainda de acordo com o sindicato, muitos servidores já haviam deixado a instituição por meio do Plano de Aposentadoria Incentivada (PAI)realizado em 2015, o que fez com que a instituição perdesse servidores com muito tempo de experiência, sem que houvesse reposições, aumentando a sobrecarga de trabalho em diversos setores, principalmente nas agências.
De acordo com portaria divulgada em 23 de setembro de 2015, pelo Departamento de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (Dest) do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG), o quadro de pessoal do Banco do Brasil fica determinado em 115.495servidores. Com o total de 109.159 atuais, o banco já conta com uma carência de pelo menos 6.336 funcionários.O Estado de São Paulo é um dos que mais está sofrendo com a necessidade de pessoal, uma vez que não conta com concurso em validade para escriturários desde 8 de maio de 2016, quando encerrado o prazo da seleção anterior,de 2013. Com isto, a instituição já não possui condições de suprir eventuais necessidades que forem surgindo, nem como promover a manutenção de seu quadro.
Além de São Paulo, o concurso de 2013 também inclui as regiões de Alagoas, Bahia, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso do Sul, parte de Minas Gerais, Pará e Tocantins.
Além disso, existe uma seleção com prioridade, para preenchimento de vagas em seis Estados, cuja validade do certame anterior encerrou em setembro de 2015. Neste caso, abrange os estados de Espírito Santo,Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e parte do Amazonas.
Vale lembrar que, desde 2015, em decorrência de um processo judicial na 20ª Vara do Trabalho, em Brasília, os concursos do BB devem indicar o número de vagas a serem preenchidas durante o prazo de validade, não sendo mais somente para formar cadastro reserva, como era praticado.
Além disso, o acordo com o MPT que determina que os editais tragam a oferta de vagas, também permite que o BB mantenha um cadastro de pessoal, para necessidades excedentes ao número indicado no certame, o que pode elevar muito o total de contratações.Atualizado: 23/11/2017 - 12:55
Oportunidades solicitadas ao Ministério do Planejamento são para as carreiras de auditor-fiscal e analista tributário. Iniciais do concurso da Receita serão de até R$ 16,2 mil
Por JCConcursos - Camila Diodato
Atualizado: 23/11/2017 - 12:25
Solicitação para a abertura do concurso da Previc é para os cargos de especialista, analista, técnico, administrador e atuário. Oportunidades nos níveis médio e superior de ensino
Por JCConcursos - Camila Diodato
Atualizado: 22/11/2017 - 14:36
Embora a AGU tenha confirmado aval do ministério para o preenchimento de 100 oportunidades, o processo ainda tramita internamente no órgão
Por JCConcursos - Fernando Cezar Alves
O pedido de autorização do novo concurso público da Advocacia Geral da União (AGU) sofreu nada menos do que 13 avanços, em setores internos do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MPDG) na última semana. O processo, que estava parado desde 10 de agosto, no último dia 14 de novembro foi encaminhado para a Divisão de Concursos e Coordenação Geral de Despesas de Pessoal. Além disso, na última segunda, 20 de novembro, o processo tramitou por mais dez setores e desde a última terça, 21 de novembro, está em análise na Divisão de Concursos Públicos. A intensidade de movimentações nos últimos dias pode representar que o certame está cada vez mais próximo de ser efetivamente autorizado.
Mais informações sobre este projeto podem ser obtidas aqui
O último concurso da AGU para cargos da área de apoio operacional ocorreu em 2014, quando foram oferecidas 100 oportunidades, para preenchimento para a sede, em Brasília, bem como para a Secretaria de Portos da Presidência da República (SEP/PR), pelo regime jurídico únicos dos servidores civis da união, autarquias e fundações públicas federais.
Para o quadro de nível superior da AGU foram oferecidas oportunidades para os cargos de analista de sistemas (10 postos), analista técnico administrativo (34), bibliotecário com registro profissional (3) e técnico em comunicação social (3). Para quem possui formação técnica, a oferta foi de dez vagas para a carreira de técnico em contabilidade.
Já na Secretaria dos Portos, para nível médio foram dez vagas para agente administrativo e sete para técnico em contabilidade. Para nível superior, a oferta foi para os cargos de administrador (4), analista técnico administrativo (15), contador (2) e economista (2).
A banca organizadora do concurso, na ocasião, foi o Idecan.
Antes disso, a seleção anterior para a área técnica ocorreu em 2006, quando foram registrados 25 mil inscritos para a oferta de 336 vagas, somente para candidatos de nível superior, para os cargos de administrador, contador, economista e engenheiro. Neste caso, a banca organizadora foi o Núcleo de Computação Eletrônica da Universidade do Rio de Janeiro (NCE/UFRJ).
Cabe à Advocacia Geral da União representar a União, judicial e extrajudicialmente, cabendo-lhe, nos termos da lei complementar que dispuser sobre sua organização e funcionamento, as atividades de consultoria e assessoramento jurídico do Poder Executivo. Em termos de representação judicial, sua atividade é exercida em defesa dos interesses dos referidos entes nas ações judiciais em que a União figura como autora, ré ou, ainda, terceira interessada. A representação extrajudicial é exercida perante entidades não vinculadas à justiça, como órgãos administrativos da própria união, estados ou municípios.
Atualizado: 21/11/2017 - 12:25
Proposta, que vem tramitando no Congresso Nacional desde 2003, agora depende apenas de um parecer final
Por JCConcursos - Fernando Cezar Alves
Segue na ordem do dia, para ser votada no plenário do Senado Federal, a Proposta de Emenda à Constituição 17/2012, que determina a obrigatoriedade de existência da carreira de procurador em todos os municípios, para preenchimento por meio de concurso público. O projeto já está pronto para votação no plenário desde 15 de maio, mas até o momento não foi avaliado pelos senadores.
Caso aprovado, o artigo 132 da Constituição Federal passará a ter a seguinte redação: “Os procuradores dos estados, municípios e Distrito Federal, organizados em carreira, no qual o ingresso dependerá de concurso público de provas e títulos, com a participação da Ordem dos Advogados do Brasil em todas as suas fases, exercerão a representação judicial e a consultoria jurídica das respectivas unidades federadas”.
De acordo com a proposta original, apresentada na Câmara dos Deputados, em 2003, “nada justifica excluir os municípios da exigência constitucional de organizarem suas carreiras de procurador. Nada mais justifica a possibilidade de ausência de controle de legalidade ou um controle deficiente, decorrente da falta de mão de obra especializada ou de entrega de tal controle a pessoas estranhas ao quadro efetivo da administração municipal”.
Ainda de acordo com a justificativa do projeto, a ausência de pareceres proferidos por procuradores concursados leva à descredibilidade da administração pública frente aos órgãos externos de controle, tribunais de contas e Ministério Público.
O projeto também determina que em casos de municípios com menor potencial econômico deverão instituir a carreira, porém, de forma proporcional às suas possibilidades.
Atualizado: 21/11/2017 - 09:31
Ofertas no concurso do Conselho Federal de Corretores de Imóveis são para serviços de recepção, serviços operacionais, auxiliar administrativo e assistente de TI
Por JCConcursos - Patricia Lavezzo
Atualizado: 14/11/2017 - 13:16
Oferta no concurso do TST (Tribunal Superior do Trabalho) é de 52 vagas para níveis médio e superior, com remunerações de até R$ 10,4 mil
Por JCConcursos - Patricia Lavezzo
Atualizado: 13/11/2017 - 12:15
Proposta visa criar 1.000 postos na AGU para o cargo de técnico, com exigência de ensino médio, e 2.000 para analista, de nível superior
Por JCConcursos - Fernando Cezar Alves
O deputado Covatti Filho (PP/RS) foi designado, no último dia 8 de novembro, pela Comissão de Finanças e Tributação da Câmara dos Deputados, como relator do projeto de lei 6788/2017, do Poder Executivo, que reestrutura as carreiras de tecnologia da informação e cargos de suporte de atividades tributárias e aduaneiras da Receita Federal e reestrutura o quadro de pessoal da Advocacia Geral da União (AGU). A proposta cria 3.000 vagas na AGU, sendo 2.000 para o cargo de analista técnico de apoio à atividade jurídica e 1.000 para a carreira de técnico de apoio à atividade jurídica.
Agora, cabe ao relator dar um parecer para que a comissão possa votar a proposta que, caso aprovada, ainda deve passar pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania, antes de ser votada definitivamente no plenário da casa.
Em 10 de abril, a Associação dos Servidores da Advocacia Geral da União (Asagu) encaminhou um ofício para a Coordenação de Comissões Permanentes (CCP) da Câmara, solicitando a aprovação do projeto.
De acordo com o ofício enviado pelo presidente da Associação, Dantos Freitas Azevedo, existem diversas razões que tornam necessária a ampliação do quadro de pessoal da AGU. A primeira é que o quadro de pessoal é composto de 1.500 servidores, o que representa apenas 38% do total da área administrativa do órgão. Os 62% restantes, aproximadamente 2.700 servidores, são cedidos de outros órgãos ou empresas públicas. Além disso, segundo o pedido, até o final de 2018, 44% dos servidores técnicos administrativos estarão em condições de se aposentar. Explica, ainda, que sem a criação de uma carreira na área administrativa, a AGU continuará utilizando pessoal requisitado, que geram um custo mensal de R$ 4 milhões, sem que sejam servidores do órgão. “Se esse considerável valor mensal fosse convertido para a criação de novos cargos, considerando a remuneração inicial a partir de janeiro de 2017, teríamos a substituição por 567 servidores de nível superior ou 848 de nível médio ou, ainda, 1.095 de nível auxiliar”,explica.
Ressalta, ainda, que o Tribunal de Contas da União (TCU) já se manifestou, em relatório de levantamento das funções essenciais à justiça,sobre a necessidade de criação de uma estrutura de apoio administrativo na AGU e que a criação dos cargos de técnico e analista seria condicionada à extinção de cargos vagos, sem impacto financeiro.
Para concorrer ao cargo de técnico será necessário possuir apenas ensino médio e para analista, curso de nível superior, que poderá ser em qualquer área ou em áreas específicas, dependendo da área de atuação para qual o respectivo concurso for realizado.
A remuneração básica dos técnicos será de R$ 1.749,57, podendo chegar a R$ 4.669,35 com as gratificações. No caso dos analistas, inicial de R$ 2.220, podendo chegar a R$ 6.985,34 com os complementos.
Além da remuneração básica, os aprovados no concurso contarão com gratificação de desempenho e gratificação específica de apoio técnico administrativo. Os servidores contarão com até 20 pontos de avaliação de desempenho individual e até 80 pontos para avaliação de desempenho institucional. A soma das avaliações individuais e institucionais serão multiplicados pelo valor do ponto, para então definir o total que será acrescido à remuneração básica do servidor. A jornada de trabalho, para os dois cargos, será de 40 horas semanais.
Para os técnicos, a carreira contará com quatro classes, com cinco padrões na primeira, seis nas duas seguintes e três na última. A progressão salarial será a seguinte: classe A-I – R$ 1.749,57; A-II – R$ 1.767,06; A-III – R$ 1.784,74; A-IV – R$ 1.802,58; A-V – R$ 1.820,61; B-I – R$ 1.848,91; B-II – R$ 1.866,40; B-III – R$ 1.885,06; B-IV – R$ 1.903,91; B-V – R$ 1.922,95; e B-VI – R$ 1.942,19; C-I – R$ 1.971,32; C-II – R$ 1.991,03; C-III – R$ 2.010,95; C-IV - R$ 2.031,06; C-V – R$ 2.051,37; C-VI – R$ 2.071,88; Especial-I – R$ 2.102,96; Especial-II – R$ 2.123,99 e Especial-III – R$ 2.145,23.
Para os analistas: AI – R$ 2.220,09; AII – R$ 2.282,26; AIII – R$ 2.346,16; AIV – R$ 2.411,86; AV- R$ 2.479,39; BI – R$ 2.553,77; BII – R$ 2.625,27; BIII – R$ 2.698,78; BIV – R$ 2.774,35; BV – R$ 2.852,03; BVI – R$ 2.931,89; CI – R$ 3.019,85; CII – R$ 3.104,40; CIII – R$ 3.191,32; CIV – R$ 3.280,67; CV – R$ 3.372,54; CVI – R$ 3.466,96; Especial I – R$ 3.570,97; Especial II – R$ 3.670,95; e Especial – R$ 3.773,74.
De acordo com a proposta, a criação das vagas se tornará viável, por não acarretar aumento de despesas para o governo, uma vez que as remunerações corresponderão aos de atuais cargos auxiliares, que serão extintos.
Atualizado: 10/11/2017 - 11:51
Ao todo serão oferecidas 96 oportunidades. Critérios de avaliação e taxas previstas já foram antecipados. Provas deverão ocorrer em fevereiro
Por JCConcursos - Fernando Cezar Alves
Atualizado: 09/11/2017 - 10:33
Ao todo serão oferecidas 300 vagas, sendo 280 para oficial, que pede nível superior, e 20 para agente, de nível médio. Iniciais chegam a R$ 15,4 mil
Por JCConcursos - Fernando Cezar Alves
Atualizado: 07/11/2017 - 10:57
Solicitação encaminhada ao Ministério do Planejamento é para diversos cargos, como os de agente administrativo, administrador, contador, economista, entre outros, com iniciais até R$ 5,2 mil
Por JCConcursos - Camila Diodato
Atualizado: 06/11/2017 - 15:28
Pedido de concurso do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) encaminhado ao Ministério do Planejamento é para carreiras com exigência de níveis médio e superior de ensino
Por JCConcursos - Camila Diodato
Atualizado: 01/11/2017 - 15:39
Editais dos novos concursos públicos da Marinha devem somar milhares de vagas em todas as regiões do país. Níveis fundamental, médio, técnico e superior de ensino
Por JCConcursos - Camila Diodato
Atualizado: 01/11/2017 - 09:15
Com salários de até R$ 4,9 mil, oportunidades no novo concurso dos Correios estão distribuídas entre vários cargos de níveis médio/técnico e superior
Por JCConcursos - Da Redação
Atualizado: 30/10/2017 - 11:57
Do total de postos, três serão para preenchimento imediato e 106 cadastros, para diversos cargos de níveis médio e superior, com remunerações iniciais de até R$ 9,4 mil
Por JCConcursos - Fernando Cezar Alves
Para nível superior, as oportunidades são para advogado (2 + 8 cadastros), analista de tecnologia da informação (10 CR), bibliotecária (5 CR) e jornalista (5 CR).
De acordo com o edital de licitação, assim que iniciadas, as inscrições poderão ser feitas por um período de 20 dias, somente pela internet.Atualizado: 24/10/2017 - 14:51
A solicitação de concurso do Banco Central conta com oportunidades para as carreiras de técnico, analista e procurador. Níveis médio e superior
Por JCConcursos - Camila Diodato
Atualizado: 18/10/2017 - 11:55
Seleção contará com oferta de 314 oportunidades técnicos e especialistas, com remunerações iniciais de até R$ 3 mil
Por JCConcursos - Fernando Cezar Alves
A Secretaria de Estado do Trabalho, de Desenvolvimento Social, Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos do Distrito Federal (Sedestmidh/DF), antiga Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social e Transferência de Renda, divulgou, por meio de publicação em diário oficial, nesta quarta-feira, 18 de outubro, mudanças na comissão responsável pelo seu novo concurso público, constituída em 27 de junho. Vale lembrar que, em 5 de junho, a Secretaria Estadual de Planejamento e Gestão (Seplag), já havia liberado o início ao processo de escolha da banca organizadora do certame, que deve ser confirmada em breve.
A seleção vem sendo anunciada desde 2014, quando autorizada pelo então governador Agnelo Queiroz. Na ocasião, a autorização foi de 200 vagas, sendo 100 para o cargo de especialista em assistência social e 100 para técnico em assistência social. Porém, agora o concurso deverá ocorrer com uma oferta maior de vagas, uma vez que a portaria divulgada pela Seplag/DF especifica a oferta de 314 vagas iniciais, além de formar cadastro reserva de pessoal. Porém, o órgão não confirmou a distribuição das vagas iniciais para os dois cargos.
Para concorrer a técnico é necessário possuir ensino médio e para especialista, nível superior específico
As remunerações iniciais são de R$ 2.271 para técnico e R$ 3.101,45 para analistas, ambos com jornada de trabalho de 30 horas semanais.
Com a nova publicação, a presidente da comissão do concurso deixa de ser a servidora Isabel Christina Raulino Miranda, sendo substituída por Louise de Silva e Lima Xavier, que já fazia parte do grupo. Passa a fazer parte da comissão a servidora Junia Christina Silva Amancio, juntamente com os membros já convocados em junho: Thales Mendes Ferreira, Patricia Gorette Balduino de Souza, Cibele Franco Monteiro e Thais Mandarino de Albuquerque
A necessidade de pessoal é tanta que, em março de 2016, o Conselho de Assistência Social do Distrito Federal divulgou, por meio de publicação em diário oficial, a resolução 02, de 29 de fevereiro de 2016, que especifica deliberações constantes na XI Conferência de Assistência Social do Distrito Federal. Entre as determinações discutidas está a “realização de concurso público, em caráter de urgência, para todos os cargos da carreira pública de assistência social, com nomeação imediata, contendo curso de formação obrigatório como etapa do concurso”. Outro ponto cobrado durante o evento foi a reestruturação das carreiras, com critérios de ascensão, atribuições, estrutura, salários e valorização dos servidores.
Em julho de 2014, o órgão chegou a elaborar o edital de lictação para escolha da banca organizadora. Porém, o processo foi suspenso, para que fosse estudada a necessidade de incluir vagas para outras secretarias. Durante esse processo, as atividades acabaram sendo suspensas, em decorrência do momento de contenção de gastos pelo qual o governo tem passado.
O último concurso da Sedest/DF ocorreu em 2009, para o cargo de assistente intermediário em serviços sociais, com oferta de 106 vagas e exigência de ensino médio. A organizadora, na ocasião, foi a Fundação Universa.
A Sedest corresponde a um órgão estratégico da administração do governo, responsável pela execução de políticas em assistência social,transferência de renda e de segurança alimentar e nutricional, da gestão do sistema único de assistência social e do sistema nacional de segurança alimentar e nutricional do Distrito Federal,além de programas e projetos de inclusão social e produtiva, do campo e ação das políticas sob sua gestão.
A atuação da Sedest compreende reformulação de diretrizes e políticas governamentais voltadas à garantia e promoção de direitos, proteção social, enfrentamento da pobreza e extrema pobreza, à redução das desigualdades sociais e ao provimento das condições para superação das vulnerabilidades e riscos sociais.