Candidato à carreira de Técnico em Edificações deve ser dinâmico e gostar de cálculos
O Técnico em Edificações atua na área de construção civil, executando atividades específicas da subárea de Edificações, tais como: concepção de projetos, planejamento e orçamento de obras, supervisão da execução de diferentes etapas do processo construtivo.
Esse profissional também tem a tarefa de realizar o controle tecnológico de materiais e do solo, levantamentos topográficos e planialtimétricos, crítica e analiticamente, observando critérios de qualidade e as responsabilidades inerentes a sua atuação técnica e ética.
"O profissional em Edificações tem um campo de atuação bastante vasto, podendo responsabilizar-se por uma obra até 80 metros quadrados, construindo, calculando, projetando, supervisionando, enfim, ele poderá fazer tudo que diz respeito à construção, dentro desse limite, desde a parte ligada à fundação, passando pela alvenaria até a hidráulica e elétrica e acabamentos. O Técnico em Edificações é chamado de braço direito do Engenheiro", afirma Rozzane Ruiz, especialista na área.
O curso Técnico em Edificações é normalmente composto por três módulos de seis meses cada e as matérias, em sua maioria, são práticas. "Vão desde aulas em canteiros de obras, informática, desenhos em prancheta e em computador (CAD), laboratórios de materiais de construção, laboratórios de elétrica e hidráulica, estruturas de concreto, telhados, materiais de construção convencionais e tecnologias alternativas, topografia (prática e teórica)", relata Rozzane, que acrescenta: "o Técnico em Edificações deve ser dinâmico e gostar de cálculos. Caso pretenda se especializar em projetos, deverá ter facilidade para desenhos, projetos".
A especialista ressalta, ainda, que há bastante procura por esse profissional. "As escolas recebem muitas solicitações de empresas à procura de estudantes para oportunidades de estágio, durante e após a realização do curso, o que dá ao profissional a chance de conhecer os vários setores e atuar no que mais se adapta", conta.
Para Rozzane, o mercado de trabalho para o profissional em Edificações está cada vez mais amplo, segundo ela, devido à expansão imobiliária no país. "O crescimento de obras civis e a necessidade cada vez maior de moradias, principalmente nos grandes centros, facilita a inserção desse profissional no mercado", aponta.
"O ponto alto dessa carreira é a versatilidade. Inclusive, o Técnico pode trabalhar por conta própria em casa ou mesmo em sua própria empresa. Trata-se de um profissional polivalente. Como o mercado necessita cada vez mais de profissionais qualificados, ele tem sido bem aceito e procurado para o acompanhamento de obras e projetos", analisa a especialista.
OBS: Este texto foi atualizado em junho de 2019.
LEIA TAMBÉM
Mais de 5 mil cidades no Brasil!
+ Mais Lidas
JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.