O tempo passará, de um jeito ou de outro

Ao invés de se sentir ansioso com o dia de amanhã ou de ficar pensando a todo o momento nesse problema que está vivendo, eu gostaria de te sugerir três atitudes que o ajudarão a passar por qualquer problema que você tenha

Daniel Sena
Publicado em 12/05/2017, às 14h13

Hoje tive uma das experiências mais gratificantes da minha vida. Sabe aquela sensação de dever cumprido? Pois é, eu senti isso hoje mais uma vez. Mas não foi qualquer dever não, foi uma das missões mais gloriosas da minha vida. Hoje tive o prazer de entregar a carteira da Ordem dos Advogados do Brasil para minha filha, a primogênita. Depois de 21 anos, tive a honra de estar vivo para contemplar esse momento. Vocês não têm ideia do quanto estou emocionado. 
E o bacana de momentos como esse, é que os meus pensamentos se perderam na nossa história. Hoje pela manhã, olhava uma foto dela quando era mais nova, nem estava na faculdade e já ficava pensando em como seria a vida dela. Lembro-me de que ela nem sabia o que queria ser profissionalmente. De repente, em um piscar de olhos, ela está lá, formada em direito, recebendo hoje sua habilitação para advogar. O mais interessante dessa história é que o seu começo não foi nada normal. Quando ela nasceu eu tinha 16 anos de idade e aquele fato foi uma grande bomba em minha vida. Eu não tinha nem terminado o ensino médio e já estava vivendo uma experiência de gente grande. Foi um dos maiores desafios da minha vida. Ouvia as pessoas dizendo que como eu havia começado tudo errado, a minha vida seria muito mais difícil. E pior, diziam que tudo daria errado para ela também. Mas foi nessa época que tomei a decisão mais importante na minha vida. Eu faria dar certo apesar de ter começado tudo errado. E deu! Hoje quando olho para minha menina vejo o quanto deu certo. No dia em que vivi o problema, tive medo que tudo desabasse na nossa vida. Mas hoje, quando olho para trás, vejo que o tempo passou, e com ele, todas as soluções para nossos problemas vieram também.  
E é essa a grande mensagem que quero deixar para você que está vivendo um grande desafio em sua vida. Eu sei que a sua sensação é de que o mundo vai desabar. Sei também que tem hora que você pensa em jogar tudo para o alto. Mas antes de fazer qualquer coisa, ouça o que tenho para lhe dizer. 
O tempo passará, e de um jeito ou de outro todas as coisas se resolverão. Ao invés de se sentir ansioso com o dia de amanhã ou de ficar pensando a todo o momento nesse problema que está vivendo, eu gostaria de te sugerir três atitudes que o ajudarão a passar por qualquer problema que você tenha. 
Primeira atitude: não se desespere. É natural quando enfrentamos um grande desafio sentirmos um certo desespero. Sentimos medo de fracassar, ou de ser julgado como um derrotado. E é exatamente esse medo que nos deixa desesperados. Quando você se desespera, existe uma grande chance de piorar o problema ao invés de resolvê-lo. Então manter a calma é fundamental no momento de crise.
A segunda atitude é paciência. O tempo passará e com ele as soluções surgirão. A medida que nos distanciamos do momento traumático, conseguimos enxergar com mais clareza tudo que está acontecendo. E o mais incrível, é que depois de um tempo, você olhará para aquele problema e perceberá que ele não era tão grande como parecia. A terceira atitude poderosa para solução do seu problema é focar na solução. Por que a maioria das pessoas ficam presas em uma determinada situação problemática?  Porque ficam o tempo todo olhando para o problema ao invés de buscar uma solução. Quem gasta o seu tempo olhando para o problema não tem tempo para encontrar uma solução. Concentrar-se na busca de soluções é fundamental para você superar qualquer desafio que a vida lhe propor.  
E para você ter uma noção clara de como tudo isso funciona, eu quero deixar aqui um desafio. Se você estiver com um baita problema na vida, daqueles que estejam te consumindo e roubando a sua energia. Um problemão que dá vontade de desistir de tudo. Pare um momento agora e fique sozinho. Mas tem que ser agora. O maior responsável pela não realização de tarefas é o hábito de deixar tudo para depois. Faça o exercício agora. Fique sozinho e silencie sua mente. Respire fundo. Quando sua mente estiver bem calma, lembre-se de outro momento da sua vida, lá atrás, em que você enfrentou um grande problema. Perceba que naquele momento o problema parecia não ter solução. Lembre-se de como se sentia desesperado. Lembre-se de como se sentia com medo. Lembrou? Agora me responda com sinceridade: esse problema lá de trás foi resolvido? Existe uma grande chance de você responder que sim. Mas você só conseguiu perceber isso depois que o tempo passou. Veja como você foi paciente e como o tempo trouxe a solução. 
Da mesma forma que isso aconteceu lá atrás, acontecerá agora também. Se você se concentrar na solução, logo isso tudo ficará para a história e você perceberá que o seu problema gigante não era tão gigante assim. Então apenas acredite em mim e faça o exercício. Ele provará para você que a solução virá com o tempo, de um jeito ou do outro, ela sempre virá!
Daniel Sena é advogado, professor de direito constitucional, palestrante e coach para concurso público. Site: www.danielsena.com.br

Comentários

Mais Lidas