Tudo Sobre

Concurso Polícia Federal

Órgão pede concurso para 2 mil vagas

Pedido de concurso já está no Ministério do Planejamento.



Redação
Publicado em 07/10/2008, às 16h32

O pedido oficial de abertura de concurso para a carreira de policial federal já está no Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. Foram solicitadas 2 mil vagas, distribuídas entre os cargos de Delegado, Perito Criminal, Agente, Escrivão e para Papiloscopista de Polícia Federal.

A informação foi confirmada pela Coordenação de Recrutamento e Seleção do órgão, que não divulgou o número da vagas para cada cargo, porque depende da quantia que será autorizada pelo MPOG.

Mas a assessoria de comunicação do Ministério lembra que as vagas ainda precisam ser criadas. O projeto de lei nº 3953/2008, que cria esses cargos, foi enviado pelos ministérios da Justiça e do Planejamento ao Congresso Nacional no dia 29 de agosto.

Por enquanto, ele ainda está na Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público da Câmara dos Deputados, aguardando a designação de relator. É a primeira comissão que vai analisar a proposta. Depois o PL segue para as comissões de Finança e Tributação e de Constituição e Justiça, onde tem apreciação conclusiva. Ou seja, o projeto não precisa passar pelo plenário da Câmara. Aprovado na Câmara, o PL segue para apreciação do Senado.

O projeto de lei pede a criação de 650 cargos de Delegado, 150 de Perito Criminal, 750 de Agente, 400 de Escrivão e outros 50 cargos para Papiloscopista de Polícia Federal. Só com os cargos criados pelo Congresso o Ministério do Planejamento poderá autorizar o concurso. E ainda é necessária a previsão no Orçamento da União.

Como a última turma de policiais federais aprovada no concurso de 2004 deve concluir a formação até o fim do ano, novo concurso só deve ocorrer em 2009. O policial em início de carreira ganha em torno de R$ 7.500. O salário de delegados e peritos é em torno de R$ 13.000.



Akemi Nitahara/DF

+ Resumo do Concurso Polícia Federal

PF - Polícia Federal
Vagas: Não definido
Taxa de inscrição: Não definido
Cargos: Não definido
Áreas de Atuação: Segurança Pública
Escolaridade: Ensino Superior
Faixa de salário:
Organizadora: O próprio órgão

+ Agenda do Concurso

07/10/2009 Divulgação do Resultado Adicionar no Google Agenda

Comentários

Mais Lidas