MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Valdir Simão é o novo ministro do Planejamento

O novo integrante da equipe econômica do país substituirá Nelson Barbosa. Ex-ministro-chefe da CGU, ele terá como um dos seus deveres a liberação de concursos federais

Camila Diodato
Publicado em 21/12/2015, às 16h01

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News
Saiu no Diário Oficial da União, da edição de 21 de dezembro, a nomeação do novo ministro do Planejamento, Valdir Moysés Simão. O ex-ministro da pasta, Nelson Barbosa, assumiu, também nesta segunda-feira (21), o Ministério da Fazenda.
Ao longo de 2015, Valdir Simão foi ministro-chefe da Controladoria Geral da União (CGU). No lugar dele, Carlos Higino Ribeiro de Alencar assume interinamente como chefe da controladoria.
Natural de São Paulo e com 55 anos de idade, Simão é servidor da Receita Federal do Brasil (RFB) há 27 anos. Ele é graduado em direito pela Instituição Toledo de Ensino (São Paulo) e possui master em direção e gestão de sistemas de seguridade social pela Universidade de Alcalá (Espanha).
Valdir Simão iniciou sua carreira no funcionalismo público em 1987 como auditor-fiscal da Receita Federal. Entre 2007 e 2008, atuou como secretário-adjunto da RFB e foi assessor especial do Ministério da Previdência Social.
De agosto de 2005 a abril de 2007, ocupou o posto de presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Simão voltou a atuar na presidência do INSS no período 2008 a 2010. Em 2011, foi secretário da Fazenda do Distrito Federal e depois secretário executivo do Ministério do Turismo – local onde ficou até 2013.
Outro cargo ocupado por Simão foi o de secretário executivo da Casa Civil em 2014. Ele ficou no posto até ser convidado para ser o ministro-chefe da Controladoria-Geral da União em janeiro de 2015.

Sobre o Ministério do Planejamento


O Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG) é um órgão integrante do poder Executivo Federal que tem por missão planejar e coordenar as políticas de gestão da administração pública federal, para fortalecer as capacidades do Estado para promoção do desenvolvimento sustentável e do aprimoramento da entrega de resultados ao cidadão. Uma de suas atribuições é a liberação dos concursos públicos no âmbito do Executivo federal.
Diversos órgãos federais – como PRF, Abin, Receita Federal e MTE – estão com grande defasagem de pessoal e, por tal motivo, pretendem lançar editais de concurso. O único empecilho para a realização dos processos seletivos é a autorização do MPOG.
Apesar dos cortes orçamentários que preveem a suspensão temporária da liberação de aval para novos concursos, já foi anunciado que o Planejamento poderá liberar seleções em caráter de exceção. Outro detalhe importante é que, com a melhora na economia do país, Valdir Simão estará apto para conceder autorização para novos processos seletivos.
Siga o JC Concursos no Google News

+ Resumo do Concurso MPOG

MPOG
Vagas: Não definido
Taxa de inscrição: Não definido
Cargos: Não definido
Áreas de Atuação: Não definido
Escolaridade: Não definido
Faixa de salário:
Organizadora: O próprio órgão
Estados com Vagas: AC, AL, AP, AM, BA, CE, DF, ES, GO‍, MA, MT, MS, MG, PA, PB, PR, PE, PI, RJ, RN, RS, RO, RR, SC, SP, SE, TO

+ Agenda do Concurso

20/12/2016 Divulgação do Resultado Adicionar no Google Agenda

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.