MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Perguntas frequentes

O "Guru dos Concursos", William Douglas, esclarece as principais dúvidas que costumam surgir na cabeça de quem decide prestar um concurso público

William Douglas
Publicado em 18/07/2017, às 10h20

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News
Em quase todo serviço de atendimento ao cliente, ao menos de grandes empresas, existe uma área com as perguntas mais frequentes feitas à empresa. O chamado FAQ foi criado para facilitar a vida do usuário do dado serviço disponibilizando a resposta para algumas questões mais corriqueiras. Em minhas colunas sempre procuro esclarecer as dúvidas de concurseiros que entram em contato, além de abordar alguns temas relevantes à preparação, como: concentração, foco e técnicas. Hoje, selecionei algumas das perguntas mais frequentes sobre concursos e falarei um pouco mais sobre elas.
Quais dicas dar para um candidato se preparar? E quais tipos de materiais usar para estudar?Existe um grande número de dicas para aprimorar o estudo para os concursos e, igualmente uma série de erros, tais como: falta de confiança, técnicas inadequadas de estudo, motivação inadequada (ou inexistente), falta de foco e de planejamento etc.
De maneira geral, uma dica importante é estudar com técnica. No entanto, mesmo as técnicas de estudo variam muito de pessoa para pessoa, afinal, aquilo que funcionou para o melhor aluno do cursinho, pode não ter o mesmo efeito para você. Cada um tem um estilo próprio e isso também se aplica à preparação para concursos. 
Nenhuma técnica está “escrita na pedra”. É sempre possível modificá-la para melhor atender às suas necessidades, isso é o que chamo de personalização. As características pessoais irão moldar as melhores estratégias e os resultados virão quanto mais intimidade tivermos com a técnica. Outras dicas são: assistir às aulas com afinco. Ler livros, códigos, doutrina, súmulas, enfim, todo o material que puder dar suporte ao estudo. Finalmente, fazer resumos para sempre retomar o conteúdo e não deixar nunca de fazer exercícios, que são ferramentas essenciais para a aprovação. E, por último, mas não menos importante, ter um bom quadro horário e respeitá-lo.
Em uma prova, quais questões fazer primeiro, e como se organizar para realização da prova?Uma coisa que é muito dita, e que ratifico, é que você não deve perder tempo nas questões que não sabe/não tem certeza das respostas. A prova deve ser feita levando em consideração o seu conhecimento aliado a uma divisão do tempo bastante rigorosa. É necessário prever tempo para marcação do cartão, para a leitura e interpretação das questões e textos e de revisar, preferencialmente duas vezes. 
Parece, a princípio, muita coisa, mas é algo que você desenvolve com o tempo e muita prática. Portanto, é necessário treinar fazer provas, seja com provas anteriores, simulados ou provas reais.
Para além do treino, para uma boa prova é necessário preparo emocional, tranquilidade, reduzir a ansiedade. No meu site existem checklists que recomendo a todos os Concurseiros. São instruções que, certamente, irão reduzir suas preocupações no dia da prova.
Quando o candidato deve fazer uma pausa para descanso? De muito pouco adianta estudar por horas a fio sem que este estudo seja produtivo, ou seja, sem qualidade. Para que o estudo renda sugiro, pelo menos, 10 a 15 minutos de descanso a cada hora ou hora e meia de estudo concentrado.
Uma vez por semana, recomendo suspender as atividades para efetivamente descansar. Chamo esse período de descanso de shabat. Respeitar o shabat semanal é um pressuposto para se sair bem na prova, manter a produtividade e reduzir o estresse de concurseiro.
Espero que a conversa de hoje tenha sido esclarecedora e que esse FAQ sirva para você mudar algumas atitudes e investir mais em sua preparação.
William Douglas é juiz federal, professor universitário, palestrante e autor de mais de 40 obras, dentre elas Como Passar em Provas e Concursos e As 25 Leis Bíblicas do Sucesso. Site: www.williamdouglas.com.br. Acompanhe-o nas redes sociais (@site_wd, @site_wd2 e William Douglas - Facebook).
Siga o JC Concursos no Google News

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.