Federais: análise prévia das exceções termina este mês

Governo vai decidir quais concursos podem ser autorizados; Polícia Federal, Receita Federal e INSS estão na lista.

Redação
Publicado em 18/04/2011, às 09h53

O Ministério do Planejamento Orçamento e Gestão (MPOG) deve concluir até o final deste mês a primeira fase da análise sobre os concursos públicos federais que poderão ser autorizados, ou seja, aqueles que ficarão de fora do corte no orçamento anunciado em fevereiro pelo governo. Na ocasião, a ministra Miriam Belchior anunciou que a liberação para realização de concursos seria analisada “caso a caso”, conforme a necessidade e urgência de cada órgão.

A matéria da página 10 traz todos os detalhes sobre esse levantamento e também a opinião de especialistas na área pública, que cobram da pasta mais agilidade na decisão de quais órgãos poderão lançar seus editais nos próximos meses. Entre os concursos que aguardam autorização estão os da Polícia Federal, para mais de 1.300 vagas; Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis); Ministério da Saúde; INSS entre outros.

Em âmbito Estadual, o Ministério Público de São Paulo recebeu o aval para realizar dois processos seletivos para 119 vagas para os cargos de auxiliar (nível fundamental) e oficial de promotoria (nível médio), destinadas à capital e Grande São Paulo, e às regionais do litoral e interior paulista. Na página 11 você confere os cargos que serão abertos e os salários oferecidos.

Já na Secretaria Municipal de Educação poderão ser criadas mais 1.716 vagas para futuras escolas da rede. O prefeito Gilberto Kassab enviou para votação na Câmara de Vereadores, um projeto de lei que autoriza as novas oportunidades; a maioria para professor de educação infantil e ensino fundamental I – saiba mais na página 9.

E por fim, o grande concurso nacional dos Correios pode já ter mais de 1,5 milhão de inscritos, segundo estimativa divulgada pelo ministro das Comunicações, Paulo Bernardo. O número final de concorrentes ainda não foi fechado. E como falta apenas um mês para o exame, marcado para o dia 15 de maio, o JC&E ajuda você a acelerar seus estudos com dicas específicas para as disciplinas de informática, matemática e português, na matéria especial da página 20.

Comentários

Mais Lidas