MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Congresso Nacional aprova LDO e Orçamento para 2016

Documento da lei orçamentária prevê que concursos públicos em caráter de exceção poderão ser autorizados ao longo do próximo ano

Camila Diodato
Publicado em 18/12/2015, às 12h57

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News
Nesta dia 17 de dezembro (quinta-feira), em sessão do Congresso Nacional, deputados e senadores aprovaram dois documentos importantes para o encaminhamento do país no ano de 2016. O primeiro foi a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e o outro a Lei Orçamentária Anual (LOA). Agora os textos seguem para a sanção presidencial.
A princípio, o Orçamento 2016 previa o preenchimento de 40.389 vagas em cargos efetivos e comissionados. Do total de oportunidades, 224 para o Legislativo; 12.584 para o Judiciário; 1.782 para o Ministério Público da União e Conselho Nacional do Ministério Público; 193 para Defensoria Pública da União; e 25.606 para o Executivo. 
Devido aos cortes orçamentários, no caso do LOA para o próximo ano, foi apresentado que as chances que deveriam ser preenchidas ao longo do ano seriam temporariamente suspensas. Mas, de acordo com o documento, concursos em caráter de exceção podem ser autorizados mesmo com o ajuste fiscal.
Vale ressaltar que, mesmo com a suspensão temporária, os processos seletivos podem voltar a ser liberados  normalmente se a economia do país melhorar.

Orçamento 2016 e autorização de concursos públicos


Das oportunidades apresentadas no LOA 2016, apenas as do Poder Executivo dependem da autorização do ministro do Planejamento, Nelson Barbosa, para que sejam realizados novos concursos. Ou seja, somente estas serão diretamente afetadas, pois os demais Poderes têm sua própria autonomia.

Concursos federais que ainda dependem de autorização


Entre as seleções que ainda dependem de autorização do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG) estão: Ministério da Fazenda (MF), Receita Federal do Brasil (RFB), Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), Fundação Nacional da Saúde (Funasa), Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Ministério do Meio Ambiente (MMA), Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), Ministério da Saúde (MS), Polícia Rodoviária Federal (PRF) e Superintendência de Seguros Privados (Susep).
Siga o JC Concursos no Google News

+ Resumo do Concurso Governo Federal

Governo Federal
Vagas: Não definido
Taxa de inscrição: Não definido
Cargos: Não definido
Áreas de Atuação: Não definido
Escolaridade: Não definido
Faixa de salário:
Organizadora: O próprio órgão
Estados com Vagas: AC, AL, AP, AM, BA, CE, DF, ES, GO‍, MA, MT, MS, MG, PA, PB, PR, PE, PI, RJ, RN, RS, RO, RR, SC, SP, SE, TO

+ Agenda do Concurso

17/12/2016 Divulgação do Resultado Adicionar no Google Agenda

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.