Após o governador do Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja, anunciar, em 5 de setembro, durante evento em comemoração dos 182 anos da corporação, que autorizará a realização de novo
concurso público para a
Polícia Militar do Estado (PM/MS) para o preenchimento de 500 vagas, mais um passo para o certame ocorreu na última terça-feira, dia 12. Acontece que foi divulgada, por meio de publicação em diário oficial, a comissão organizadora que será responsável pelo certame.
De acordo com o governador, o concurso será autorizado ainda neste semestre, para nomeação dos aprovados no decorrer de 2018. “Vamos autorizar já o concurso de 2017 para que a gente possa seguir esse regramento e dar uma estabilidade”, disse, em relação ao pedido da Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) de realizar concursos públicos anuais para soldados e bombeiros. A comissão, constituída no dia 12, será presidida pelo servidor Édio Souza Viegas e conta, ainda, com o tenente coronel Marcelo Olassar Ramires Dias, o tenente coronel Divino Lopes de Faria e as servidoras Léa Maria de Souza Ribeiro e Terezinha Arantes Bernardes
Atualmente, o quadro de militares no estado é de 5,9 mil homens e mulheres, o que equivale a uma média de um policial para cada 459 habitantes, tendo em vista que o Mato Grosso do Sul possui 2,7 milhões de habitantes, de acordo com estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
De acordo com a lei complementar 203, de 5 de outubro de 2015, assinada pelo próprio governador, o efetivo ideal é de 9.458 servidores na corporação, o que equivale a uma carência de 42% no quadro, o que tem motivado questionamentos por parte do
Ministério Público (MP/MS).
A intenção, de acordo com o governador, é seguir um planejamento apresentado pela Sejusp para que sejam realizados concursos anualmente durante os próximos 12 anos.
Último Concurso
A PM/MS não realiza concurso público desde 2013, quando foram oferecidas 694 vagas de oficiais e soldados no Corpo de Bombeiros e na Polícia Militar.
Na ocasião, para concorrer foi necessário possuir ensino médio, idade de 18 a 24 anos, exceto para militares, com limite de 34 anos; altura mínima de 1,65m para homens e 1,60m para mulheres. Do total de vagas, foram 524 para soldados, sendo 419 para homens e 105 para mulheres, em 105 municípios.
Para o Corpo de Bombeiros foram 150 postos de soldado, sendo 135 para homens e 15 para mulheres, além de 20 oportunidades para oficiais, sendo 16 para homens e quatro para mulheres.
Siga o JC Concursos no Google News