Está cada vez mais próxima a realização do novo
concurso da Companhia Docas do Estado de São Paulo (
Codesp), que é responsável por administrar o Porto de Santos, no litoral sul paulista. Acontece que o edital pode já ser lançado em fevereiro.
Veja mais: Codesp publica edital para diversos cargosDe acordo com a assessoria de comunicação da companhia, a expectativa é de que o certame seja publicado no início do próximo mês, mas que ainda depende de alguns ajustes com relação aos cargos.
A empresa que ficará com a responsabilidade de elaborar, organizar e executar todas as etapas do concurso da Codesp é a Capimes (Coordenadoria de Apoio a Instituições Públicas da Universidade Municipal de São Caetano do Sul). No momento, tanto o órgão quanto a banca estão em fase de finalizar os termos do contrato.
Um dos itens revelados corresponde ao número de oportunidades que serão contempladas no
concurso. Ao todo, haverá 29 vagas imediatas e cadastro reserva de pessoal distribuídas em diversos cargos. Esta quantidade de oportunidades se refere aos postos vagos dentro do limite estabelecido pelo DEST, que é um departamento do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG) responsável pelas estatais.
A seleção contemplará chances com exigência de níveis
médio,
técnicoe
superior. Algumas das carreiras a serem contempladas no edital da
Codesp são as de técnico portuário, técnico em segurança do trabalho e eletricista, no caso dos ensinos médio e técnico. Para nível superior, devem ser abertas chances para especialista técnico portuário, advogado, contador, administrador, psicólogo, médico do trabalho, engenheiro elétrico, analista de sistemas, arquiteto, jornalista, economista, assistente social e engenheiro de segurança do trabalho. Tais funções foram discutidas nas últimas reuniões da companhia.
Os postos do
concurso da Codesp serão diversas áreas, sendo elas: engenharia; administração e finanças; operações logísticas; e relações com o mercado e a comunidade.
Último concurso da Codesp
Um
total de 88 vagas para auxiliar portuário foi disponibilizado no edital anterior da companhia, que foi lançado em agosto do ano passado. A banca organizadora foi a Cetro Concursos.
A função exigiu ensino fundamental completo e apresentou remuneração inicial de R$ 1.956,15, contando com os benefícios oferecidos.
O processo seletivo constou de provas objetivas com questões de múltipla escolha que envolveram 30 questões de língua portuguesa e 30 de matemática.
Seleção anterior para diversos cargos
A
Codesp promoveu, em 2010, um
concurso para o preenchimento de 150 chances, mais cadastro reserva de pessoal. A organização ficou sob a responsabilidade da Fundação Getúlio Vargas.
Para o nível médio, o edital tinha oportunidades para técnico de operações portuárias (5 vagas), técnico administrativo (40) e guarda portuário (12).
O curso técnico foi o requisito para as funções de técnico de segurança do trabalho (4), técnico em informática (2), técnico em meio ambiente (10), técnico em agrimensura (1), projetista (1) e técnico em edificações (1).
Candidatos graduados puderam concorrer aos empregos de jornalista (1), publicitário (1), tecnólogo ambiental (2), enfermeiro do trabalho (1), pedagogo (1), biólogo (2), oceanógrafo (1), médico do trabalho (2), psicólogo (1), administrador (4), advogado (10), analista de sistemas (6), analista de comércio exterior (1), contador (5), economista (2), químico (1), arquiteto (2), controlador de tráfego marítimo (12), engenheiro civil (2), engenheiro eletricista (1), engenheiro mecânico (1), engenheiro ambiental (1), engenheiro naval (1), engenheiro de segurança do trabalho (1), engenheiro sanitarista (1) e engenheiro de produção (1).
Siga o JC Concursos no Google News