A
Defensoria Pública do Estado do Paraná (DPE/
PR) continua com os preparativos do seu próximo
concurso para a carreira de
defensor público. Em setembro, o órgão havia delimitado a banca examinadora do certame e, em breve, deve definir mais alguns detalhes, como o cronograma.
Já está estabelecido que as provas terão questões sobre direito constitucional; direitos humanos; e direito da criança e do adolescente; direito penal; direito processual penal; execução penal; direito civil; processual civil; direitos difusos e coletivos; direito do consumidor; direito administrativo; princípios institucionais; filosofia; e sociologia jurídica.
O
concurso da Defensoria Pública do Paraná visará ao preenchimento de seis vagas imediatas. Fora isso, haverá formação de cadastro reserva (CR) de pessoal.
AULÃO CONCURSO DPE/PR Para concorrer ao cargo será necessário possuir formação
superior em direito; ter no mínimo dois anos de experiência profissional; estar em dia com as obrigações eleitorais e militares; entre outros requisitos. A remuneração inicial corresponderá a R$ 14.294,12.
O regime jurídico de quem ocupa a posição de defensor é o estatutário, ou seja, o de estabilidade empregatícia.
Último concurso da DPE/PR
Em 2014, a
Defensoria Pública do Paraná realizou
concurso com 129 oportunidades para a função de defensor. Na ocasião, a banca organizadora foi o Núcleo de Concursos da Universidade Federal do Paraná.
O processo seletivo constou de quatro etapas: prova objetiva, avaliação discursiva, exame oral e análise por ponto de títulos. A parte objetiva apresentou de questões sobre direito constitucional; direito administrativo; direito penal e criminologia; direito processual penal; direito civil; direitos difusos e coletivos e direito do consumidor; direito da criança e do adolescente; direitos humanos; princípios e atribuições institucionais da Defensoria Pública do Estado do Paraná; e filosofia do direito e sociologia jurídica.
Siga o JC Concursos no Google News