MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Edital do IBGE deve sair nas próximas semanas

O concurso do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística será para a realização de pesquisas econômicas e sociodemográficas. As ofertas são temporárias e abrangem os níveis médio e superior

Camila Diodato e Cintia Amaro
Publicado em 02/06/2016, às 17h00

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News
Está mais próximo o lançamento do edital do concurso do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) que vai preencher 7.825 vagas temporárias para a realização de pesquisas econômicas e sociodemográficas. A expectativa inicial é de que o edital seja lançado até o dia 14 de junho.
Veja mais: IBGE divulga edital de concurso com 7.500 vagas
A assessoria de imprensa do órgão informou também que a data prevista de realização da prova objetiva (que terá 60 questões) é o dia 4 de setembro, mas que essa informação pode sofrer alteração de algumas semanas. 
Na semana passada, o instituto anunciou a assinatura do contrato de prestação de serviço com a banca organizadora do certame, a Fundação Cesgranrio
Como anunciado anteriormente pela assessoria de imprensa do IBGE, apesar do MPOG (Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão) não delimitar uma data para o lançamento do edital de processo seletivo, o órgão procura sempre trabalhar com um período de seis meses. Desta forma, a expectativa é de que o certame seja lançado dentro dos próximos meses, com prazo máximo até julho.

Oportunidades no IBGE

A maior parte das chances ficará para o cargo de agente de pesquisa e mapeamento; somente para esta função serão concedidas 7.500 ofertas. Os demais postos do concurso IBGE se destinarão aos empregos de agente de pesquisa por telefone (300 vagas) e supervisor de pesquisa por telefone (25).
Para concorrer às carreiras de agente de pesquisa de mapeamento e agente de pesquisa por telefone será preciso ter nível médio. Já a colocação de supervisor necessitará ensino superior completo.
A contratação dos profissionais será de até um ano, com possibilidade de prorrogação, desde que o prazo não exceda o limite de três anos. Os vencimentos iniciais ainda serão delimitados pelo instituto.

Prepare-se para o concurso do IBGE

Videoaulas para PrefeiturasProvas Anteriores pra PrefeiturasAPOSTILA CONCURSO IBGE - AGENTE DE PESQUISA E MAPEAMENTO
CURSO ONLINE  - CONHECIMENTOS SOBRE IBGECURSO ONLINE IBGE - MATEMÁTICACURSO ONLINE IBGE - PORTUGUÊSCURSO ONLINE IBGE - GEOGRAFIA

Último concurso IBGE


O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística lançou, em dezembro de 2013, um edital de processo seletivo simplificado também com 7.825 vagas temporárias. A banca organizadora foi a Fundação Cesgranrio.

Das oportunidades abertas, 7.600 foram para o cargo de agente de pesquisas e mapeamento. Tais chances ficaram espalhadas por todo o país.

Somente para a cidade do Rio de Janeiro havia 180 postos para agente de pesquisas por telefone, 27 para analista censitário de geoprocessamento e 18 para supervisor de pesquisas.

A seleção dos participantes ocorreu por meio da aplicação de provas objetivas com questões de múltipla escolha.

APOSTILA CONCURSOS IBGE - AGENTE CENSITÁRIO REGIONAL *APOSTILA CONCURSO IBGE - AGENTE CENSITÁRIO ADMINISTRATIVO *APOSTILA CONCURSO IBGE - AGENTE DE PESQUISA POR TELEFONE  *

*digite "cupomjc" nos links com asterisco e ganhe 10% de desconto


Atribuições dos cargos


O agente de pesquisas e mapeamento deve visitar domicílios e estabelecimentos para a coleta de dados para as pesquisas de natureza estatística; realizar entrevistas; dar suporte à realização dos levantamentos geográficos; coletar feições cartográficas e nomes geográficos; converter para o meio digital as informações dos formulários; participar de treinamentos ministrados por técnicos do IBGE; e elaborar relatórios.

As funções do agente de pesquisas por telefone são coletar informações via telefone e realizar a coleta utilizando roteiros e scripts planejados, assistidos por sistema computacional, visando captar e dirimir dúvidas quanto aos dados fornecidos.

O supervisor de pesquisas é responsável por auxiliar no planejamento e execução dos trabalhos de definição metodológica da pesquisa; realizar pesquisa piloto; ministrar treinamentos e distribuir as tarefas para os agentes de pesquisas por telefone; acompanhar e relatar à coordenação da pesquisa o desempenho dos agentes de pesquisas por telefone; auxiliar a coordenação na crítica de agregados e na análise e divulgação de resultados; levantar, organizar, sistematizar e avaliar informações; elaborar relatórios, gráficos e tabelas; analisar dados quantitativamente e qualitativamente; e desenvolver eventualmente atividades de campo. Este profissional poderá atuar nas áreas de estatística, administração, geral ou tecnologia de informação e comunicação.
Siga o JC Concursos no Google News

+ Resumo do Concurso IBGE

IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística
Vagas: 7825
Taxa de inscrição: Não definido
Cargos: Agente, Supervisor
Áreas de Atuação: Administrativa
Escolaridade: Ensino Médio, Ensino Superior
Faixa de salário:
Organizadora: Cesgranrio
Estados com Vagas: AC, AL, AP, AM, BA, CE, DF, ES, GO‍, MA, MT, MS, MG, PA, PB, PR, PE, PI, RJ, RN, RS, RO, RR, SC, SP, SE, TO

+ Agenda do Concurso

21/06/2016 Abertura das inscrições Adicionar no Google Agenda
19/07/2016 Encerramento das inscrições Adicionar no Google Agenda
04/09/2016 Prova Adicionar no Google Agenda
04/09/2017 Divulgação do Resultado Adicionar no Google Agenda

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.