Publicado: 08/02/2017 - 16:37 | Atualizado: 14/09/2017 - 15:12

Concurso IBGE: pedido será encaminhado em março

Oportunidades do concurso do IBGE serão para o Censo Agropecuário e estão distribuídas entre os níveis fundamental, médio e superior de ensino

Previsão de 82 mil vagas

Por JCConcursos - Camila Diodato e Cintia Amaro

Inicialmente previsto para ser encaminhado neste mês o pedido para realização do concurso do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para o Censo Agropecuário ficará para março, o motivo é que o órgão trabalha para finalizar o número de oportunidades.
Veja mais: IBGE recebe aval para abrir 26 mil vagas!
O órgão espera que o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG) conceda a autorização em breve, já que o certame está previsto no Orçamento federal sancionado pelo presidente da República.
Logo após o aval do Planejamento, o instituto poderá dar início efetivamente ao processo de abertura da seleção. Será depois desta etapa que contratará a banca organizadora e definirá o cronograma contendo as datas de lançamento do edital, do período de inscrições e da aplicação das provas. Vale ressaltar que o órgão espera divulgar o processo seletivo ainda no primeiro semestre.
O concurso do IBGE promete ser o maior deste ano, pois há a expectativa de nada menos que 82.050 vagas distribuídas entre cargos com exigência de níveis fundamental, médio e superior. Tais chances serão espalhadas por todo o país e os classificados serão convocados para atuar temporariamente no censo.
O lançamento desta seleção vem sendo discutido no Senado Federal. O motivo é que a sua abertura poderia ser uma “salvação” para o grande índice de desemprego no país, sem contar que o último censo agropecuário aconteceu em 2006 e este setor do mercado precisa ter os seus dados atualizados.
APOSTILA CONCURSO IBGE - RECENSEADOR

Oportunidades do concurso IBGE


As oportunidades do concurso IBGE serão para os cargos de analista censitário (250 vagas), analista censitário regional (486), agente censitário administrativo (700), agente censitário municipal (5.500), agente censitário supervisor (12.540), agente censitário de informática (174) e recenseador (62.400). 
Para concorrer aos postos de analistas será necessário possuir formação superior completa, enquanto as funções de agente exigirão ensino médio. A colocação de recenseador será destinada a quem possui nível fundamental.
Os salários iniciais não foram revelados e a expectativa é de que o concurso IBGE tenha oportunidades para todos os Estados brasileiros, mais o Distrito Federal.

Suspensão do concurso IBGE


Todas as oportunidades do IBGE tinham a previsão de serem lançadas em vários editais ao longo deste ano, mas, em abril, o Censo Agropecuário foi adiado. Em nota, a assessoria de imprensa do instituto divulgou: "o Censo Agropecuário está adiado, e uma nova data para sua realização está condicionada à liberação dos recursos necessários em tempo hábil à organização da operação".

Prepare-se para o concurso do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)

Videoaulas para IBGESimulados para IBGE

Último concurso para o Censo do IBGE


Em 2013, o IBGE lançou edital de concurso com 7.825 oportunidades temporárias. A seleção ficou sob a organização da Fundação Cesgranrio e contemplou ofertas para 546 municípios distribuídos entre os 26 Estados, mais o Distrito Federal.

Do total de oportunidades, 7.600 vagas foram para a colocação de agente de pesquisas e mapeamento, que exigiu nível médio. As demais chances se destinaram aos postos de agente de pesquisas por telefone (180), analista censitário de geoprocessamento (27) e supervisor de pesquisas (18) – a primeira função necessitou de ensino médio, já as duas últimas tiveram como requisito o diploma de graduação.

Todos os concorrentes passaram por testes objetivos com questões de múltipla escolha no início de 2014.

Vídeos IBGE

Saiba mais sobre os novos concursos do IBGE


Mais Lidas

Mais Recentes

Shopping