Tudo Sobre

Concurso CNJ

Processos questionam regras para concursos de juiz

Mais de 100 processos foram apresentados buscando garantir a aplicação ou questionar pontos da Resolução nº 75



Redação
Publicado em 13/11/2012, às 15h20

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) realizou um levantamento no qual constatou que mais de 100 processos já foram apresentados buscando garantir a aplicação ou questionar pontos da Resolução nº 75, que estabelece as regras dos concursos para juiz em todo o Brasil.

O conselheiro José Lucio Munhoz, responsável pelo grupo que vem estudando a Resolução, afirma que sua edição, realizada em maio de 2009, apresenta um grande avanço ao estabelecer regras gerais para os concursos da magistratura, no entanto, ele reconhece que ainda há pontos a serem aperfeiçoados. O grupo de trabalho foi criado justamente para isto: propor alterações que deixem as normas mais claras, reduzindo a quantidade de questionamentos.

Entre os principais pontos levantados nos processos estão: a ampliação do quantitativo de candidatos a serem classificados a prestar a segunda prova escrita, o enquadramento de diversos cargos e funções no conceito de atividade jurídica, a obrigatoriedade da realização de curso de formação inicial e a legalidade da previsão do exame psicotécnico.

A perspectiva do conselheiro José Lucio Munhoz é de que até abril as propostas possam ser analisadas pelo plenário do CNJ.

Leandro Cesaroni
* com informações da Agência CNJ de Notícias

+ Resumo do Concurso CNJ

CNJ
Vagas: Não definido
Taxa de inscrição: Não definido
Cargos: Não definido
Áreas de Atuação: Não definido
Escolaridade: Não definido
Faixa de salário:
Organizadora: IESAP
Estados com Vagas: AC, AL, AM, AP, BA, CE, DF, ES, GO, MA, MG, MS, MT, PA, PB, PE, PI, PR, RJ, RN, RO, RR, RS, SC, SE, SP, TO

+ Agenda do Concurso

13/11/2013 Divulgação do Resultado Adicionar no Google Agenda

Comentários

Mais Lidas