MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Dilma quer reserva de 20% para negros em concursos

Presidente encaminhou ao Congresso projeto em regime de urgência constitucional. Prazo para votação na Câmara e no Senado é de 45 dias cada

Sabrina Machado
Publicado em 06/11/2013, às 15h52

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News
Na terça-feira (5), a presidente Dilma Rousseff assinou mensagem ao Congresso Nacional encaminhando, em regime de urgência constitucional, o projeto de lei que “reserva aos negros 20% das vagas oferecidas nos concursos públicos para provimento de cargos efetivos e empregos públicos no âmbito da administração pública federal, das autarquias, das fundações públicas, das empresas públicas e das sociedades de economia mista controladas pela União”. 
Esse despacho presidencial foi publicado no Diário Oficial da União desta quarta-feira (6). De acordo com Dilma, a medida visa iniciar a mudança na composição racial dos servidores da administração pública federal. 
Além disso, a presidente espera que a iniciativa do governo federal sirva de modelo para outros setores. “Esperamos também incentivar medidas similares a essas. Tenho certeza de que além dos demais Poderes e dos demais entes da federação, nós também poderemos influenciar empresas e organizações privadas”, disse Dilma.
O regime de urgência constitucional garante maior celeridade na tramitação do projeto, porque estabelece prazo de votação de 45 dias para a Câmara e mais 45 para o Senado para o texto ser votado. Se a votação não for concluída nesse período, o projeto passará a trancar a pauta da Casa em que estiver tramitando e nenhuma outra proposta legislativa poderá ser votada em plenário. 
Em alguns Estados da federação já existe a política de cotas em seleções públicas. No Rio de Janeiro, por exemplo, a lei estadual 6.027/2011 reserva 20% das vagas dos concursos públicos do poder executivo do Estado para candidatos negros e índios. 
*Com informações da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República
Siga o JC Concursos no Google News

+ Resumo do Concurso Governo

Governo
Vagas: Não definido
Taxa de inscrição: Não definido
Cargos: Não definido
Áreas de Atuação: Não definido
Escolaridade: Não definido
Faixa de salário:
Organizadora: O próprio órgão
Estados com Vagas: AC, AL, AP, AM, BA, CE, DF, ES, GO‍, MA, MT, MS, MG, PA, PB, PR, PE, PI, RJ, RN, RS, RO, RR, SC, SP, SE, TO

+ Agenda do Concurso

06/11/2014 Divulgação do Resultado Adicionar no Google Agenda

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.