MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Quando você menos esperar...

Já teve a sensação de que o estudo não avança? De que sua hora nunca vai chegar? Meus parabéns, você é normal e sente a mesma coisa que os outros concurseiros já sentiram

Daniel Sena
Publicado em 06/06/2016, às 10h08

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News
Tenho acompanhado alunos de todo o Brasil nessa caminhada rumo a aprovação e uma das características mais comuns entre eles é a sensação de não estar se saindo do lugar. Sabe aquele sentimento de que o estudo não avança? Aquela sensação de que a sua hora nunca vai chegar?
Pois é, se você já se sentiu assim, meus parabéns, você é normal e sente a mesma coisa que os outros concurseiros já sentiram. Eu te entendo, pois diversas vezes já me senti assim também, mas com o tempo eu descobri uma coisa muito importante para tranquilizar o meu estado emocional: a aprovação é mero resultado natural de uma boa preparação.
Quando ficamos ansiosos pelo resultado paralisamos nossa atitude e isso é muito danoso para sua aprovação. Caso não tenha percebido ainda, o seu maior inimigo nesta caminhada é você mesmo. Ter equilíbrio emocional e vencer os seus próprios sentimentos sabotadores faz parte da luta pela aprovação. E a ansiedade pelo resultado é um dos maiores sabotadores, pois é ela que estimula as pessoas a desistirem dos seus sonhos quando eles demoram a acontecer.
O maior desafio desse caminho é sem dúvida a demora na aprovação porque à medida que você vai estudando, surge a necessidade de ver o resultado. Só que o resultado nem sempre vem no momento em que desejamos. O resultado como já disse é mera consequência natural. Ao invés de se preocupar com ele, o ideal é se preocupar com a preparação. Preocupe-se em estudar, assistir aulas, fazer exercícios que o tempo te trará a aprovação. Não temos controle sobre o resultado, mas temos total domínio sobre a preparação. 
Há uns dias eu tive a honra de encontrar vários alunos na formatura do curso de formação da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e eles estavam muito felizes. Era uma felicidade estonteante, pois não acreditavam que o dia do resultado chegaria. Olhei para vários deles e relembrei-os das inúmeras vezes que me procuravam dizendo que não aguentavam mais esperar, que não aguentavam mais estudar. O discurso foi unânime: “ainda bem que não parei de estudar”, disseram-me. 
Meu sonho era que todos os alunos tivessem essa percepção, de que um dia a vitória chega. Mas a evolução dos estudos não é tão perceptível. É engraçado como no estudo para concurso não se nota a evolução. Quando o camarada está pronto simplesmente ele passa. Assim mesmo, do dia para a noite. Em um dia ele não tem nada, no outro, faz uma prova e tem tudo. Você consegue perceber a dimensão disso?  A sua aprovação acontecerá quando você menos esperar. Acredite em mim!
Por mais que demore, por mais difícil que pareça, por mais que os sinais sejam contrários ao resultado que você almeja, apenas estude. Estude de forma correta, com os recursos adequados e tenha paciência. Paciência e perseverança. Paciência para esperar o resultado chegar e perseverança para não desistir enquanto o resultado não chega. Essas duas virtudes são poderosíssimas quando estamos diante da realização de um sonho tão grandioso. 
Como eu disse, quando você menos esperar o resultado virá e tudo fará sentido. Mas para fazer sentido, primeiro, você vai ter que suar a camisa. Não virá de graça. Aliás, as melhores coisas do mundo não vêm de graça, elas são conquistadas com muito sacrifício e no caminho rumo à aprovação em um concurso o preço a ser pago é o seu estudo. Então pague o preço porque vale a pena. Qualquer que seja o preço, sempre vale a pena. Porque depois que você conquistar esse objetivo, sua vida será bem melhor. Então, não desista! Fique firme até o fim! Pode não fazer muito sentido hoje, mas quando você chegar lá, tudo fará sentido. E quando você menos esperar estaremos juntos comemorando a sua conquista que será para sempre.
Daniel Sena, coordenador do Focus Concursos, professor de direito constitucional e especialista em concursos públicos. Facebook: /ProfDanielSena. Twitter: @ProfDanielSena. YouTube: ProfDanielSena.
Siga o JC Concursos no Google News

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.