Publieditorial

Concursos: quantas horas devo estudar para ser aprovado?

É muito comum entre os concurseiros definir o tempo correto de estudo, que seja suficiente para aprender melhor e ser aprovado nos Concursos Públicos. Neste artigo, o coach Thiago Cabral traz algumas dicas para esclarecer estas dúvidas

-
Publicado em 26/02/2019, às 12h28

Publieditorial

É muito comum entre os concurseiros definir o tempo correto de estudo, que seja suficiente para aprender melhor e ser aprovado nos Concursos Públicos. A seguir, dou algumas dicas para esclarecer estas dúvidas!


Afinal, quantas horas devo estudar?


A quantidade de horas que é preciso estudar para um Concurso Público é muito relativa. Vai depender de quanto está adaptado à rotina de estudos, do quanto está por dentro das disciplinas, da sua disponibilidade pessoal e da forma como aprende. Cada indivíduo terá necessidades diferentes. É importante considerar que você não vai deixar de viver só porque está estudando. Você não deixará de trabalhar, ter amigos, ser pai ou mãe e ter outros compromissos só porque está estudando.

A dica que dou é fazer uma análise do tempo disponível por dia ou por semana e conciliar as horas de estudo com a sua agenda pessoal, fazendo a gestão do tempo da melhor forma. O problema nem sempre é a falta de tempo, mas o modo como se organiza para ter mais tempo de qualidade.


Saber fazer provas de Concursos Públicos


Outro detalhe a ser considerado na hora de definir a quantidade de horas necessárias para estudar e ser aprovado tem a ver com a sua capacidade de fazer provas, algo que muitos ignoram na hora de gerir o seu tempo. Aprender mais sobre como funcionam as seletivas é essencial.


Você está competindo com você mesmo


Uma dica importante é mudar a ideia, caso tenha, de que está competindo com outras pessoas, que estudam “5 ou 10 horas por dia”, por exemplo. Isso geralmente é uma desculpa de quem não está comprometido com o processo de estudo. Não importa o quanto o outro candidato estuda: o que importa é o seu processo, as suas metas, as suas necessidades de aprendizagem. Não perca tempo focando nas outras pessoas e não se compare. Você é o seu maior concorrente.


Ciclo de Estudos – Uma forma de se organizar


E por falar em tempo de qualidade, o que importa também é como utiliza o seu tempo de estudo. Adotar uma estratégia é imprescindível para aproveitar o tempo e estudar mais e melhor. O Ciclo de Estudos, por exemplo, é uma ferramenta de gestão de estudo muito interessante e flexível – você sabe o que estudar em um período determinado, mas não tem horários fixos, podendo flexibilizar a sua rotina e ainda ter ótimos resultados. 


O Coaching para Concursos Públicos é outra saída para quem quer ter 100% de aproveitamento na sua preparação! Saiba mais sobre o Coaching para Concursos Públicos e outras dicas de estudo que podem levá-lo a sua aprovação!


Descanso é essencial


No seu plano de estudo precisa ter intervalos e horários de descanso. Ele é fundamental para a qualidade dos seus estudos e alcance de bons resultados. Não negligencie as horas de sono e nem os momentos de lazer, pois eles fazem parte da sua preparação.


Organizando a sua agenda de estudos


O planejamento é fundamental. Considerando as suas necessidades pessoais, compromissos rotineiros e a necessidade de estudo que possui, poderá estabelecer um plano de estudos flexível e equilibrado. 
Um abraço e bom estudos!!!


Thiago Cabral, Coach do Estratégia Concursos

Mais Lidas