No último dia 12 de junho, a Câmara Municipal de
Linhares, no Estado do Espírito Santo, aplicou as provas objetivas do
concurso que visa ao preenchimento de 30 vagas.
Tudo ocorreria tranquilamente se não fosse por uma questão que caiu na avaliação, que causou a revolta dos candidatos e gerou polêmica na internet.
Os participantes questionaram a pergunta 2 de um dos testes, pois uma de suas alternativas dizia o seguinte: “autor faz uma crítica social através da qual pretende mostrar que os ‘profissionais da dor’ são honestos ao contrário dos funcionários de gabinete, que ganham sem trabalho”.
Esta poderia ter sido uma pergunta que passaria despercebida se não fosse por um detalhe, ela foi aplicada exatamente para quem concorria a um cargo de gabinete, que é o de agente de imprensa e comunicação social, de nível superior.
As
provas objetivas do concurso da Câmara de Linhares foram feitas pela Fundação Professor Carlos Alberto Bittencourt, mais conhecida como
Funcab. A banca também aplicou questões para cargos de níveis fundamental e médio, sendo que estes não houve problemas.
Confira a questão completa do concurso da Câmara de Linhares
Questão 2 - Sobre o texto, é correto afirmar que a (o):
A) problema apontado pelo autor repousa no descaso destinado aos miseráveis das ruas.
B) certeza de que é impossível a aproximação entre o operário e o poeta.
C) autor faz uma crítica social através da qual pretende mostrar que os “profissionais da dor” são honestos ao contrário dos funcionários de gabinete, que ganham sem trabalhar.
D) rua é o cenário citadino e também personagem da história pois permite a reprodução fiel das pessoas que andam e trabalham nas ruas.
E) foco argumentativo do narrador deve ser encarado como uma reivindicação por justiça por justiça social e político.
Pelo gabarito, a resposta correta é a letra D. Mas mesmo assim, era desnecessário colocar o que foi mostrado na alternativa C. A avaliação completa pode ser conferida
aqui.
Siga o JC Concursos no Google News