MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Sempre existe um motivo para continuar

"Nada é mais poderoso na realização dos nossos sonhos do que um bom motivo para realizá-los. Seja o desejo de independência, ou de trabalhar na profissão dos sonhos"

Daniel Sena
Publicado em 08/11/2016, às 11h44

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News
Nada é mais poderoso na realização dos nossos sonhos do que um bom motivo para realizá-los. Seja o desejo de independência, ou de trabalhar na profissão dos sonhos. Pode ser que seu sonho seja ter um casamento maravilhoso, ou mesmo dar uma vida melhor para sua família. Não importa qual seja, ter um bom motivo para acordar pela manhã com vontade de mudar o mundo é essencial para quem deseja realizar seus sonhos. Não tem como alguém permanecer firme em seu propósito sem vontade de realizá-lo. Isso explica porque tantas pessoas nos dias de hoje desistem de lutar pelo o que desejam. Querem fazer, sabem como conseguir, mas não têm vontade de lutar pelo que desejam. Você já se sentiu assim, desmotivado? Por que tantas pessoas tem perdido a vontade de lutar pelo que desejam?
Perdemos nossa vontade de lutar porque esquecemos de alimentar nossa motivação. Gostaria que você imaginasse a motivação como um leãozinho faminto que existe dentro de você. Se alimentá-lo todos os dias ele será sempre forte, guerreiro. Mas se você deixar de alimentá-lo, aos poucos se enfraquecerá e morrerá. A nossa motivação é assim. Ela é tão importante quanto a estratégia de estudo. Sempre digo aos meus alunos que sem motivação você pode até ter a estratégia perfeita, o melhor material do mundo, mas não permanecerá por muito tempo na luta, logo se enfraquecerá e morrerá. 
Mas qual a melhor forma de alimentar a nossa motivação? Precisamos renovar diariamente os motivos que nos levaram a escolher esse caminho. Se você resolveu estudar para concurso público, a pergunta que deve se fazer sempre é o que o levou a fazer essa escolha? Por que estuda para concurso? Relembrá-la diariamente é fundamental para alimentar sua motivação. Foi por causa da carreira que você sempre sonhou? Foi para ter uma remuneração melhor? Foi por causa da estabilidade? O que te levou a estudar para concurso
Enquanto você não alcançar seu objetivo, é fundamental que lembre todos os dias o que te fez iniciar esse caminho. 
No trabalho de desenvolvimento pessoal que faço, onde auxilio algumas pessoas nessa caminhada rumo à aprovação em concurso público, costumo sugerir uma ferramenta de coaching muito eficiente para alimentar os sonhos: o dream list ou lista dos sonhos.
A lista dos sonhos é um compilado de todos os desejos mais importantes que você tem e que a aprovação no concurso auxiliará a realizá-los. Você já fez sua lista dos sonhos? Muitos alunos têm sonhos mas eles estão apenas na mente. Nossa mente costuma esquecer disso, então gostaria de sugerir que escreva sua lista de sonhos. Você pode usar uma agenda, um caderno ou até mesmo uma folha. É muito importante que você os escreva em uma lista para que possa lê-los todas as vezes que se sentir desanimado. Escreva todos os seus sonhos. Enquanto escreve, vislumbre sua realização mentalmente. Veja como serão realizados depois da sua aprovação. Se quiser tornar essa lista mais poderosa, você pode complementá-la com imagens daquilo que deseja. Quanto mais bonita a imagem e mais fiel ao seu sonho, mais poderoso será o efeito que causará a sua motivação. 
Me lembro que por volta de 2003 eu estava com uma vida muito difícil. Financeiramente estava desequilibrado e isso acabava causando muitos problemas na relação com a minha família. Uma das coisas que mais me machucava era não poder levar meus filhos para lanchar em algum lugar. McDonald’s só no aniversário. Isso para mim era muito constrangedor e usei essa situação para me motivar a estudar para concurso mesmo trabalhando oito horas por dia, tendo que cuidar da família, vários problemas consumindo minha mente, faculdade e tudo mais que precisava fazer.
O meu principal motivo era proporcionar uma vida melhor para minha família. Todos os dias quando acordava olhava para eles e minha força para lutar se renovava. Todos os dias olhava para eles e simplesmente me transformava em um gigante. Nada era capaz de me deter. Eu tinha força para superar o cansaço, as preocupações, o medo e todas as barreiras que se levantassem. Só posso dizer para vocês que essa estratégia deu muito certo. Hoje eu consigo levar meus filhos para comer algo gostoso sem precisar esperar o aniversário e, todas as vezes que faço isso me recordo daquela época e percebo que tudo em nossa vida depende da nossa vontade. Sem vontade toda conquista fica mais difícil. Sem vontade todo desafio fica mais pesado. Sem vontade temos a impressão de que nunca vamos conseguir.
Então se em algum momento você se sentir assim, sem vontade, comece a pensar nos motivos que te levaram a escolher esse caminho. Se em algum momento suas pernas fraquejarem, imagine como será sua vida lá na frente. Alimente sua motivação diariamente. Alimente esse leão que existe dentro de você. Quanto mais alimentá-lo, mais forte ele será. Quanto mais alimentá-lo, mais determinação ele terá. Quanto mais alimentá-lo, mais longe ele chegará. E, acima de tudo, lembre-se que sempre existe um bom motivo para continuar.
Daniel Sena, coordenador do Focus Concursos, professor de direito constitucional e especialista em concursos públicos. Facebook: /ProfDanielSena. Twitter: @ProfDanielSena. YouTube: ProfDanielSena.
Siga o JC Concursos no Google News

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.